GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho

GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana realiza de 10 a 14 de junho, em todo o Território Nacional, a operação “Turismo Seguro” com um conjunto ações de sensibilização, …

… dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR refere que “esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo”.

Ao mesmo tempo, a GNR pretende “reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal”.

Nas ações de sensibilização, aconselham no passeio a pé: não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado; nunca juntar os códigos e os cartões de crédito, não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda, usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas, usar as mochilas no peito e evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

Na residência de férias, a GNR aconselha: caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto; ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas; durante a noite, não dormir de janelas abertas; nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão e no  caso em que a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel, a GNR aconselha: nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel; ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados; após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente) e caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

Na Praia, a GNR recomenda: levar o mínimo indispensável para a praia, não ostentar objetos de valor, evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água; se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Previous Nelas promove “Férias em Ação- Verão 2019” de 25 de junho a 16 de agosto
Next Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

Artigos Relacionados

Região

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi, hoje, encontrada morta dentro de um poço em São Paio, Gouveia.

Última Hora

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Informação

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,

Última Hora

Colisão no IC6 provocou um ferido ligeiro

Uma colisão, ocorrida esta manhã, entre uma viatura pesada e um ligeiro causou ferimentos leves no condutor da viatura ligeira,…

Informação

Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital

Mais de 1400 pessoas, a maioria crianças deram hoje vida a mais um Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) alusivo ao tema “Património Cultural”.

Última Hora

Sporting: Fernando Tavares Pereira quer um clube “estável” e “unido”

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário da região centro, que apresentou ontem a sua candidatura ao Sporting, afirmou que quer um clube estável e “unido” e que respeite todos os sportinguistas,

Região

Irmãos espancaram jovem em Coimbra

Um jovem de 24 anos foi, ontem de manhã, brutalmente agredido com pontapés na cabeça por dois homens, em Coimbra,…

Última Hora

Região Centro recebe 264 novos médicos

A região Centro recebe, de um total de 264 novos médicos, 200 para a área hospitalar, 62 em Medicina Geral e Familiar e dois na área da Saúde Pública, anunciou

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Região

Mil e quinhentos seniores participaram em convívio concelhio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior,…

Última Hora

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do