GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR
5 Junho, 2019 429 Views

GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR

image_pdfimage_print

A GNR prevê iniciar no mês de julho um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas em 11 dos 14 concelhos do distrito da Guarda.

O projeto denominado ‘eGuard’ resultou da assinatura de um protocolo, em junho de 2017, entre o Comando Territorial da GNR da Guarda e os municípios de Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira.

Segundo o major João Marques, chefe da secção de operações de treino e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o projeto de teleassistência a pessoas especialmente vulneráveis deverá estar “em pleno funcionamento”, no início do mês de julho, com cerca de 200 utentes.

“Estamos neste momento a desenvolver a última fase do projeto, que tem a ver com algumas ações de formação, não só [dirigidas] aos técnicos das Câmaras [Municipais] mas também aos militares da Guarda que irão operar no portal de monitorização”, explicou à agência Lusa.

De acordo com o responsável, que apresentou o ‘eGuard’ numa sessão realizada na terça-feira à noite, no café concerto do Teatro Municipal da Guarda, o programa surgiu para proporcionar uma maior inclusão, minimizar o isolamento dos idosos e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e também para “contribuir para um maior garante de segurança desta margem da população tão vulnerável”.

O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), permite comunicar de forma bidirecional, permite definir um perímetro de segurança e alerta em caso de imobilidade.

O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR da Guarda e nos dispositivos móveis das patrulhas que estão no terreno.

Na sessão, o coronel Cunha Rasteiro, comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, disse que o projeto ‘eGuard’ arranca com o envolvimento daquela instituição e de 11 autarquias da região, mas “a qualquer momento podem ser incluídas outras parcerias”, como por exemplo a Unidade Local de Saúde ou os serviços distritais da Segurança Social.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, referiu que no concelho estão identificados 80 idosos para este programa, a quem se pretende “dar mais qualidade de vida e mais bem-estar”.

Segundo o autarca, o município assumirá o custo de dez euros mensais com cada um dos dispositivos que irá atribuir aos utilizadores do sistema ‘eGuard’, tal como acontece com os restantes municípios envolvidos.

No caso do concelho de Pinhel, a vice-presidente da autarquia, Daniela Capelo, indicou que estão “sinalizados 13 idosos” para o programa de teleassistência.

O projeto envolve ainda, além da GNR e das Câmaras Municipais, a Associação Para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Guarda, que “promove o desenvolvimento da região utilizando as tecnologias da informação e do conhecimento”, segundo o seu presidente José Gomes.

lusa.pt

Previous Dia de nuvens, aguaceiros e descida das temperaturas
Next Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)

Artigos Relacionados

Região

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Sociedade

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Última Hora

Empresas: ERA Imobiliária chegou a Oliveira do Hospital

A Imobiliária ERA abriu, ontem, as suas portas na cidade de Oliveira do Hospital, com o objetivo de “atrair talento” e proporcionar “bons negócios” na compra e venda de casas.

Última Hora

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Intervenção na rede de abastecimento de água condiciona trânsito em Arganil

A instalação de novas condutas da rede pública de abastecimento de água em Arganil vai obrigar ao condicionamento do trânsito a partir do dia 19 de Fevereiro.

Educação

Aluno da Eptoliva venceu final do Concurso de Ideias de Negócio com projeto “Quicly Heal”

O projeto Quicly Heal, do aluno Bruno Paulino, da EPTOliva de Tábua, orientado pela professora Honorata Pereira, venceu ontem à tarde, a final da 4.ª edição do Concurso…

Informação

“Dou Mais Tempo à Vida” angariou mais de 40 mil Euros em Oliveira do Hospital

O projeto “Dou Mais Tempo à vida” dinamizado no concelho de Oliveira do Hospital, entre 14 de abril e 30 de junho, …

Cultura

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Última Hora

PJ deteve oito suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia e outras localidades de Coimbra e Viseu

Cinco homens e três mulheres foram detidos através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária, …

Última Hora

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Região

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal A 1ª jornada joga-se amanhã e a equipa de Nogueira do Cravo vai até ao Águias de Moradal

Última Hora

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.