GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

image_pdfimage_print

A GNR anunciou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que a Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou no dia 19 de março, …

… buscas em nove distritos – Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Porto, no decorrer de uma investigação de fraude fiscal, que culminou na detenção de quatro pessoas, três homens e uma mulher.

“Durante mais de um ano foi investigado um grupo de indivíduos que, através da criação sucessiva de empresas de prestação de serviços de exploração florestal em nome de “testas de ferro” e falsas declarações tributárias, logrou obter lucros, por falta de pagamento dos impostos devidos, em sede IVA e de Impostos Sobre os Rendimentos, que se estimam de montante superior a 5 milhões de euros, num esquema que durava há vários anos”, informa a GNR.

As diligências de investigação culminaram no cumprimento de quatro mandados de detenção, bem como 34 mandados de buscas, 15 domiciliárias e 19 não domiciliárias. Na operação designada “Ouro Verde” foram apreendidas 28 viaturas, 15 200 litros de combustível (gasóleo colorido), 6 890 euros em numerário, 15 carimbos identificativos de diversas empresas, diversa documentação contabilística e bancária, 19 telemóveis, oito computadores, dois discos rígidos, quatro cartões de crédito, uma arma de fogo, 53 doses de cannabis e 18 doses de haxixe.

Durante as ações foram ainda verificadas 12 contraordenações ao Código dos Impostos Especiais Sobre o Consumo, por violação dos pressupostos do benefício fiscal atribuído ao gasóleo colorido e marcado, constatando-se a utilização deste produto em equipamentos e atividades diversas daquelas, para que tinha sido autorizado aquele beneficio.

Sobre um dos detidos recaía um mandado de detenção e condução a estabelecimento prisional para cumprimento de cinco anos de prisão efetiva, recolhendo a estabelecimento prisional. Os outros três detidos, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre 38 e 49 anos, aos quais, após terem sido submetidos a primeiro interrogatório judicial, foram constituídos arguidos e aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência.

Desta ação resultou ainda a constituição de 14 arguidos, cinco homens e seis mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 49 anos, e ainda três empresas.

Os detidos estão indiciados da prática dos crimes de fraude fiscal, associação criminosa, abuso de confiança, burla tributária, falsificação de documentos e insolvência dolosa.

Nesta operação foram empenhados um total de 116 militares da Guarda Nacional Republicana que contaram com a colaboração de 39 elementos da Autoridade Tributária.

Previous Dia 15: “A corda em vez de alargar ainda aperta no pescoço” queixam-se os agricultores
Next Turismo do Centro assinou acordo com projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

Artigos Relacionados

Última Hora

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Informação

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Região

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Região

PJ  deteve um homem suspeito dos crimes de pornografia de menores e  tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um programador informático, com 43 anos de idade, …

Última Hora

Covilhã: PJ deteve suspeitos de tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, na sequência de diligências de recolha de informação, e após informações de congéneres estrangeiras,…

Destaque

Oliveira do Hospital apresentou projetos ao Orçamento Participativo Portugal 2018

Vários grupos de trabalho contribuíram, ontem, com ideias e propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018, no âmbito de um encontro promovido…

Última Hora

Operação “Ignição Zero” sinaliza infrações e sensibiliza oliveirenses para ações de limpeza junto às habitações.

O concelho de Oliveira do Hospital está hoje a ser palco de uma grande operação de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos junto às habitações em zonas próximas

Sociedade

Avaria provoca falhas no abastecimento de água na cidade de Oliveira do Hospital

Uma avaria numa válvula do sistema de abastecimento de água está hoje, desde o início da tarde, a provocar falhas no abastecimento à cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Informação

12ª Maratona BTT Lazer espera por 400 participantes e assegura plantação de 400 carvalhos

A Associação Cultural e Recreativa Catraiense, em Oliveira do Hospital, prepara os últimos trilhos para a 12ª Maratona BTT Lazer marcada para o dia 11 de março.

Região

Café Nicola em Coimbra consumido pelas chamas

O conhecido café Nicola, em Coimbra, foi alvo um incêndio, cerca das 7 horas desta manhã, que deflagrou na cozinha.

Região

GNR intensifica patrulhamento em áreas florestais e agrícolas até 31 de janeiro de 2019

A Guarda Nacional Republicana realiza, a partir de hoje e até ao dia 31 de janeiro de 2019, a segunda fase da operação “Campo Seguro” em todo o território nacional,