Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

… com sintomas de gastroenterite. Coordenador do Centro de Saúde diz que se tratam de “situações mais ou menos ligeiras”.

Durante a noite, pelo menos 30 crianças acorreram ao serviço de urgências no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz e, já na manhã de hoje, igual número de pessoas, a maioria crianças”, foi assistido no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Álvaro Luís, Coordenador do Centro de Saúde adiantou à Rádio Boa Nova que, ao início da manhã, foi alertado para “vário casos de vómito e diarreia”. Pese embora o elevado número de situações, o responsável assegura que se trata de “situações mais ou menos ligeiras” que não obrigaram a qualquer tipo de tratamento diferenciado ou transferência.

Em causa, como explicou, estará uma gastroenterite que “decorre de virose”, estando afastado o cenário de intoxicação alimentar ou problema causado pela água  da rede pública. “Também não se trata de situação bacteriana”, referiu o responsável.

Álvaro Luís adianta que a virose não está confinada a uma área específica do concelho, afetando pessoas de todo o concelho, e de modo particular as crianças e jovens pelo facto de se encontrarem mais próximas no espaço escolar.

Diante deste surto, a recomendação passa sobretudo pelo “arejamento” dos espaços. No caso de sintomas de vómito e diarreia, se não houver febre, Álvaro Luís aconselha a hidratação com bebidas açucaradas e dieta alimentar com interrupção de gestão de leite e seus derivados. No caso de agravamento dos sintomas, o responsável aconselha a ida à urgência, o contacto com o centro de saúde ou com a linha de saúde 24.

Previous Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal
Next Solidariedade marca  X Feira de S. Martinho na EB Cordinha

Artigos Relacionados

Destaque

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Destaque

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Informação

Maria Edite Abrantes é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Edite Abrantes , coordenadora do programa LAB-i-Duca.

Informação

Município de Arganil apresentou ferramenta digital

A Câmara Municipal de Arganil prepara-se para implementar o E-Paper, a aplicação informática de modernização administrativa aplicada ao processo de Licenciamento de Obras Particulares.

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota contas de 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne, hoje, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre do Município. Entre outras matérias, os deputados apreciam e votam… …

Sociedade

Onze meios aéreos combatem fogo na Figueira da Foz

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito

Última Hora

Calor coloca nove distritos em aviso vermelho

Nove distritos do país vão estar em aviso vermelho, o mais grave, a partir de quinta-feira, devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

António Costa desloca-se hoje a Nelas para assinar contrato de investimento na Luso Finsa

O Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino,…

Última Hora

Coimbra: Traficante de droga apanhado com navalhas e um bastão

A PSP deteve, na segunda-feira, no Largo das Ameias, em Coimbra, um homem de 48 anos suspeito dos crimes de tráfico de droga e posse de armas proibidas.

Informação

“Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Os trabalhos de retirada das placas de fibrocimento na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) estão suspensos devido a “dificuldades “ da empresa CIP – Construções

Última Hora

Câmara Municipal mantém apoio de 50 mil Euros a cada uma das corporações de bombeiros

O executivo municipal de Oliveira do Hospital decidiu, por unanimidade, manter em 50 mil Euros o subsídio a atribuir a cada corporação de bombeiros do concelho.

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, os alunos do concelho de Oliveira do Hospital a elaborarem o “Postal de Natal Digital”, sendo que a proposta