Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

… com sintomas de gastroenterite. Coordenador do Centro de Saúde diz que se tratam de “situações mais ou menos ligeiras”.

Durante a noite, pelo menos 30 crianças acorreram ao serviço de urgências no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz e, já na manhã de hoje, igual número de pessoas, a maioria crianças”, foi assistido no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Álvaro Luís, Coordenador do Centro de Saúde adiantou à Rádio Boa Nova que, ao início da manhã, foi alertado para “vário casos de vómito e diarreia”. Pese embora o elevado número de situações, o responsável assegura que se trata de “situações mais ou menos ligeiras” que não obrigaram a qualquer tipo de tratamento diferenciado ou transferência.

Em causa, como explicou, estará uma gastroenterite que “decorre de virose”, estando afastado o cenário de intoxicação alimentar ou problema causado pela água  da rede pública. “Também não se trata de situação bacteriana”, referiu o responsável.

Álvaro Luís adianta que a virose não está confinada a uma área específica do concelho, afetando pessoas de todo o concelho, e de modo particular as crianças e jovens pelo facto de se encontrarem mais próximas no espaço escolar.

Diante deste surto, a recomendação passa sobretudo pelo “arejamento” dos espaços. No caso de sintomas de vómito e diarreia, se não houver febre, Álvaro Luís aconselha a hidratação com bebidas açucaradas e dieta alimentar com interrupção de gestão de leite e seus derivados. No caso de agravamento dos sintomas, o responsável aconselha a ida à urgência, o contacto com o centro de saúde ou com a linha de saúde 24.

Previous Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal
Next Solidariedade marca  X Feira de S. Martinho na EB Cordinha

Artigos Relacionados

Última Hora

Inscrições para o Festival Municipal da Canção decorrem até dia 20 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 20 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 11 de novembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma

Última Hora

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reúne com o Ministro da Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, vai reunir, esta sexta-feira, ao início da tarde, com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Informação

Agrupamento de Escolas conta com 1500 figurantes em mais um desfile de Carnaval

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 1 de março, o Desfile de Carnaval 2019, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Informação

Calendário desportivo de fim de semana

Este fim de semana joga-se a 24ª jornada, série C, do Campeonato de Portugal. O Nogueirense joga amanhã, enquanto que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) …

Última Hora

Homem detido por burla informática pelo método “Cardsharing”

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve em flagrante delito, …

Nacional

Quase 20 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de uma dezena de concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português

Última Hora

Viseu: Fogo-de-artifício marcou arranque da Feira de S. Mateus

Um espetáculo de fogo-de-artifício marcou, ontem à noite, a abertura da Feira de S. Mateus, em Viseu.

Informação

Acidentes aumentaram: No distrito de Coimbra há registo de 5 177 acidentes e 25 mortos este ano

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Destaque

“Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva

A União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira recebeu, no sábado, um trator com equipamento de limpa bermas que é resultado da solidariedade de

Última Hora

Férias Ativas nas Bibliotecas encerraram na praia fluvial de Alvoco das Várzeas

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais culminaram com um mega encontro, onde se reuniram muitos dos participantes neste programa ocupacional…

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

O Município de Oliveira do Hospital recebe no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, um importante debate sobre a floresta portuguesa.