Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O secretário de Estado da Administração Interna, Sérgio Gomes, garantiu aos bombeiros de Oliveira do Hospital que vai resolver o problema da viatura ardida em  4 de maio de 2016, num incêndio “fora de época” ocorrido em Alvôco de Várzeas.

A participar na comemoração do 95º aniversário da corporação oliveirense, o governante disse não poder aceitar que o governo “venda a imagem” de que a proteção civil funciona 365 dias por ano e depois na hora de pagar as despesas de reparação de uma viatura ardida diga que “não” por a situação ter ocorrido fora da época crítica de fogos florestais. “Essa sim, vai ser paga” assegurou o responsável, contando com o apoio da autarquia e da autoridade nacional de proteção civil.

bombeiros escolinhaSérgio Gomes foi assim ao encontro do que tinha sido afirmado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, a felicitar a corporação pelos 95 anos, disse estar a par dos desafios que há para fazer, em particular a reposição da viatura ardida. A destacar o sentido de “entreajuda” já manifestado pelo governante, Alexandrino disse acreditar ser possível colocar a viatura ao serviço numa “parceria entre a Secretaria de Estado, a Autoridade Nacional  e a Câmara Municipal sem que a corporação gaste um tostão”.


Autarca e governante reagiam assim à preocupação da direção da Associação Humanitária e comando da corporação de Oliveira do Hospital. Emídio Camacho, comandante, lamentou a falta de resposta para a resolução do problema, com risco de ficar comprometida a formação de equipas de combate a incêndios florestais. Referiu que no ano passado, o corpo de bombeiros registou 99 saídas para incêndios e arderam 34 hectares de floresta no concelho.

Num balanço entre proveitos e perdas desde o último aniversário dos bombeiros, também o presidente da direção, Arménio Tavares, registou a “perda” ocorrida no ano passado e até agora “sem qualquer comparticipação”.

Na festa dos bombeiros de Oliveira do Hospital, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra destacou a dignidade das comemorações. Entre as preocupações, António Simões, chamou a atenção para a dívida de dois milhões do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para com os bombeiros do distrito e apelou ao secretário de Estado para interceder junto do colega das Finanças para que mantenha a isenção do IVA no fardamento.

Presente na cerimónia, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, sublinhou a “excelência” do corpo de bombeiros oliveirense que “é um orgulho para o distrito e para opaís”.

bombeiro ano

bombeiros Borges

bombeiros empresas

 

O 95º aniversário dos bombeiros ficou ainda marcado pelas habituais distinções e condecorações, assim como o agradecimento a empresas e beneméritos. Destaque também para atribuição do prémio Manuel Gouveia Serra, por parte do município, ao bombeiro João António Guilherme Alves e, do crachá de ouro a António José Mendes Borges.

Também os projetos da fanfarra e escolinha de bombeiros foram apreciados por constituírem uma “porta aberta” de jovens ao corpo de bombeiros.

Previous Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra
Next Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

Artigos Relacionados

Cultura

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Última Hora

Corpo de homem foi encontrado a boiar nas marinhas de sal de Aveiro

Os bombeiros e a Polícia Marítima retiraram um cadáver que foi encontrado a boiar nas marinhas de sal na localidade de Desterro das Leivas, em Aveiro.

Informação

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Informação

Médico da seleção nacional de Hóquei Patins, que se sagrou campeã mundial, é de Nogueira do Cravo

Portugal festeja o título de campeão do Mundo em Hóquei Patins. No concelho de Oliveira do Hospital, o sentimento de orgulho centra-se, de modo particular, …

Cultura

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Destaque

Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, conta com 42 anos de atividade e há 39 anos que promove o Festival de Folclore da Beira Serra.

Sociedade

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Educação

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Última Hora

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

Região

Presidente da CCDRC absolvida de difamação

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, foi, esta manhã, absolvida…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.