• Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
2 Agosto, 2016 2000 Views

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

… os visitantes com a Gala Social que serve montra à “excelência” do trabalho social desenvolvido no concelho.

Com realização obrigatória em cada ano, a Gala Social acontece em jeito de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede social e as 20 IPSS que a integram. Trata-se da economia social que no concelho assume uma importância crescente seja pelo apoio que presta a mais de dois mil utentes nas valências de infância e 3ª idade e deficiência, seja pelos postos de trabalho que assegura. José Francisco Rolo, vioce-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu à Rádio Boa Nova que esta economia social assegura 600 postos de trabalho qualificados e é responsável pela distinção de município “familiarmente mais responsável”.

Este é um setor que faz um “trabalho importante” e que, por isso, não podia deixar de ter um dia reservado na EXPOH. Aconteceu, por isso, a Gala Social que é o “reconhecimento público” a uma rede social de “excelência”.

Em Oliveira do Hospital, Social é também apoio a pessoas portadoras de deficiência que é assegurado por duas instituições qualificadas, a ARCIAL e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, capacitadas com estruturas e técnicos qualificados. Condições para José Francisco Rolo insistir com a existência de um “mini cluster” nesta área no concelho de Oliveira do Hospital. O responsável espera, contudo, mais inovação e investigação com vista a uma maior e mais eficaz recuperação e valorização de pessoas. Lembra que o quadro comunitário “dá-nos alcance para isso”

Determinante tem sido também o papel do banco de recursos sociais que, nos últimos anos, assistiu a um aumento dos pedidos de ajuda, mas que “estabilizou”, sendo hoje pouco mais de 100 famílias as beneficiárias da ajuda alimentar, vestuário e outros bens.

À rede social do concelho juntam-se agora as empresas solidárias que quando chamadas a ajudar, não negam o auxílio aos mais desfavorecidos. São já 21 e foram reconhecidas na noite de Gala Social.

Previous Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931
Next Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH

Artigos Relacionados

Última Hora

Jovem detido por tráfico de estupefacientes na Covilhã

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Belmonte, no dia 18 de agosto, deteve um indivíduo de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de

Programas

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.  

Última Hora

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Clube BTT e GNR sensibilizam cicloturistas e automobilistas em Seia

No próximo domingo, dia 22 de maio, o Clube BTT de Seia vai promover na entrada da cidade (Ponte de Santiago), entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de

Última Hora

Biblioteca Municipal de Nelas promove “Oficina do Óscar”

A Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, amanhã, 18 de maio, a “Oficina do Óscar”- Projeto P.A.I.S., com diversas atividades.

Sociedade

Quatro feridos ligeiros em colisão frontal na EN 17, entre Oliveira do Hospital e Tábua

Uma colisão frontal na EN17, envolvendo duas viaturas ligeiras, resultou esta tarde em quatro feridos ligeiros. O acidente ocorreu cerca das 16h15,…

Nacional

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se na próxima sexta feira, 27 de maio, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Rádio Boa Nova destinada à eleição dos corpos sociais.

Última Hora

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Destaque

Emanuel e outros artistas solidários com vítimas na receção ao caloiro da ESTGOH

Emanuel é cabeça de cartaz da receção ao caloiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH)…

Última Hora

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Informação

Caule comemora Dia Mundial da Árvore

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemora hoje, 21 de março,  o Dia Mundial da Árvore com demonstração de controlo de invasoras lenhosas – mimosas –  e plantação