• Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
2 Agosto, 2016 1832 Views

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

… os visitantes com a Gala Social que serve montra à “excelência” do trabalho social desenvolvido no concelho.

Com realização obrigatória em cada ano, a Gala Social acontece em jeito de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede social e as 20 IPSS que a integram. Trata-se da economia social que no concelho assume uma importância crescente seja pelo apoio que presta a mais de dois mil utentes nas valências de infância e 3ª idade e deficiência, seja pelos postos de trabalho que assegura. José Francisco Rolo, vioce-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu à Rádio Boa Nova que esta economia social assegura 600 postos de trabalho qualificados e é responsável pela distinção de município “familiarmente mais responsável”.

Este é um setor que faz um “trabalho importante” e que, por isso, não podia deixar de ter um dia reservado na EXPOH. Aconteceu, por isso, a Gala Social que é o “reconhecimento público” a uma rede social de “excelência”.

Em Oliveira do Hospital, Social é também apoio a pessoas portadoras de deficiência que é assegurado por duas instituições qualificadas, a ARCIAL e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, capacitadas com estruturas e técnicos qualificados. Condições para José Francisco Rolo insistir com a existência de um “mini cluster” nesta área no concelho de Oliveira do Hospital. O responsável espera, contudo, mais inovação e investigação com vista a uma maior e mais eficaz recuperação e valorização de pessoas. Lembra que o quadro comunitário “dá-nos alcance para isso”

Determinante tem sido também o papel do banco de recursos sociais que, nos últimos anos, assistiu a um aumento dos pedidos de ajuda, mas que “estabilizou”, sendo hoje pouco mais de 100 famílias as beneficiárias da ajuda alimentar, vestuário e outros bens.

À rede social do concelho juntam-se agora as empresas solidárias que quando chamadas a ajudar, não negam o auxílio aos mais desfavorecidos. São já 21 e foram reconhecidas na noite de Gala Social.

image_pdfimage_print
Previous Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931
Next Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH

Artigos Relacionados

Destaque

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Educação

Juventude valorizada em encontro distrital realizado em Oliveira do Hospital

A Juventude teve papel de destaque, no último fim de semana em Oliveira do Hospital, onde decorreu o encontro distrital de associações juvenis.

Sociedade

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Última Hora

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Informação

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2018, o Município de Oliveira do Hospital promove, uma vez mais, o concurso “A Maior

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Última Hora

Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

A Câmara Municipal de Seia promove, no fim-de-semana do Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo.

Informação

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Informação

Quatro arguidos entre os que pediram apoios para a reconstrução em Pedrógão Grande

O Ministério Público informou hoje que, “até agora, foram constituídos quatro arguidos” no âmbito do “inquérito onde se investigam as irregularidades relacionadas …

Sociedade

Está apresentado o Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição.

Foi o Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela que recebeu a apresentação oficial do Troféu Rally Regional Centro (TRRC) 2017,que conta já na sua sexta edição. No exterior do Município

Informação

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Informação

Oliveira de Azeméis: Incêndio destruiu duas fábricas de calçado

Um incêndio destruiu duas fábricas de calçado na zona industrial de Cucujães, Oliveira de Azeméis, na manhã desta sexta-feira.

Última Hora

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…

Informação

Congresso Internacional do Termalismo realiza-se em Nelas

O congresso internacional “O Termalismo e Desenvolvimento Regional” vai decorrer, de 2 a 4 de junho,  no Edifício Multiusos de Nelas e Termas da Felgueira.

Região

“Fábrica do Natal” em Arganil de 16 a 19 de dezembro

Os incêndios florestais do passado mês de Outubro afetaram vários Municípios da Região de Coimbra. Além dos prejuízos a vários níveis, perderam-se alegria e confiança no futuro.

Região

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…

Região

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Informação

Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal

Hoje, dia 19 de setembro, tem início o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017 que se realizam no próximo dia 1 de outubro. A campanha termina

Nacional

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Informação

Feira do Porco e do Enchido deu “um sinal de esperança” ao concelho e à região

A freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, teve ontem bons motivos para sorrir. A Feira do Porco e do Enchido resultou em mais um sucesso, atraindo uma

Informação

Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar esta sexta-feira, 13 de maio, o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) com uma campanha simbólica que pretende sensibilizar os oliveirenses

Última Hora

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a

Sociedade

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Desporto

AD Nogueirense entra a perder no Campeonato de Portugal Prio

O Nogueirense perdeu por 3-1 frente ao Lusitano FCV em jogo referente à primeira jornada do Campeonato de Portugal Prio. Uma primeira parte onde a equipa visitante mostrou que vinha