Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios

Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios

image_pdfimage_print

No próximo dia 15 de dezembro, vai realizar-se a terceira edição da Gala da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), em Condeixa-a-Nova.

Este evento, que acontece de três em três anos, no final dos mandatos dos seus corpos sociais, tem como propósito valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas confrarias ao longo de três anos de trabalho.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, além de se reconhecer o exercício de boas práticas na valorização e dignificação da Gastronomia Portuguesa, também se reconhece o esforço das confrarias naquilo que é a força do voluntariado que as suporta. Simultaneamente, é um momento de celebração do trabalho desenvolvido entre as Confrarias e a FPCG e que serve para agradecer o trabalho efetuado por todos os confrades durante esse período.

A Gala, que terá lugar na Pousada de Condeixa, será marcada por três momentos diversos e contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, e do presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, entre outras individualidades.

O evento iniciará com a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais para o triénio 2019-2021. Recorde-se que os novos dirigentes foram eleitos a 30 de novembro, mantendo-se como presidente do Conselho Diretivo a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, liderada por Olga Cavaleiro.

Após a tomada de posse, a Federação procederá à entrega da insígnia “Optimus Conviva” a Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“A Optimus Conviva é a mais alta distinção atribuída pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Decidimos atribuí-la ao Dr. Pedro Machado como forma de reconhecimento coletivo a um amigo muito próximo das confrarias e que tem conseguido, com o seu empenho, colocar a gastronomia portuguesa em palcos maiores, reconhecendo, sempre, o grande esforço que é feito pelas confrarias em prol do desenvolvimento local. Próximo do que singulariza o movimento das confrarias, através da instituição a que preside, o Dr. Pedro Machado tem procurado dar à FPCG suporte institucional e financeiro, levando-nos através dela a espaços fora do país”, explica Olga Cavaleiro.

O momento final do evento consistirá na atribuição do Prémio Boas Práticas para a Valorização da Gastronomia à confraria gastronómica que, nos últimos três anos, mais se destacou em prol da gastronomia tradicional portuguesa. “As confrarias gastronómicas são hoje muito mais do que associações que divulgam os seus produtos.

São entidades multifacetadas, que defendem e promovem a gastronomia enquanto produto turístico e elemento de desenvolvimento do território, que valorizam a atividade agrícola e que incentivam a componente educacional. Este prémio é um estímulo para as confrarias”, sublinha Olga Cavaleiro.

Previous Oliveira do Hospital: “Largo Encantado” conta com inúmeras atividades para as crianças
Next Mercadinho de Natal “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Fátima por 2-0, em jogo antecipado da 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Politica

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O socialista foi único candidato à liderança da estrutura.

Região

Região: Colisão provocou a morte a mulher septuagenária

Uma mulher com cerca de 70 anos morreu, hoje de manhã, numa colisão rodoviária na Estrada Municipal 557, em Cachouça, Idanha-a-Nova.

Última Hora

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…

Cultura

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.

Sociedade

Adeptoliva quer escola profissional “virada para a comunidade”

A Adeptoliva integrou 25 novos sócios na sua Assembleia Geral. São empresas e outras entidades, cujo contributo, permite “melhorar o desempenho” da Eptoliva que, no próximo dia 11 de novembro,

Informação

Região: Militar da GNR acusado de abusar sexualmente de mulher no posto

Um militar da GNR do posto de Celorico da Beira, na Guarda, foi acusado de abusar sexualmente de uma mulher no posto.

Região

Confraria do Queijo Serra da Estrela presta homenagem a Manuel Leal Freire no 28º capítulo     

  A Confraria do Queijo Serra da Estrela vai homenagear o seu Grão Mestre, Manuel Leal Freire, por ocasião do 28º Capítulo, que se realiza no dia 11 de março…

Última Hora

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Última Hora

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Região

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Informação

10 detenções, 802 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a