Funeral de Mário Soares realizou-se esta tarde

Funeral de Mário Soares realizou-se esta tarde

Terminou o funeral de Estado de Mário Soares, no cemitério dos Prazeres, onde vão ficar depositados os restos mortais do estadista.

As homenagens fúnebres começaram, esta terça-feira, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com uma cerimónia de homenagem, que começou poucos minutos antes das 13 horas, quando a urna entrou nos claustros carregada a ombro por seis militares.

Coberto com a bandeira nacional e perante os mais de 500 convidados que permaneciam de pé, o caixão foi colocado no palco instalado no centro dos claustros.

Na hora da derradeira despedida, os filhos de Mário Soares prometeram ser “fiéis, respeitar e preservar o património” que o antigo presidente da República “deixou a todos os portugueses”.

“Um homem livre”, que “ajudou muito a abrir Portugal para um outro caminho” e que se afirmou como uma das maiores figuras de Portugal livre. E, com lágrimas contidas, João Soares afirmou: “Adeus, querido pai”.

A cerimónia, que arrancou com a interpretação do Hino Nacional pelo Coro e pela Orquestra do Teatro S. Carlos, ficou marcada pela voz do homem homenageado por todos, pelo político que ficará para sempre na história como o “pai da democracia”.  Depois de uma gravação com dois poemas declamados pela falecida Maria Barroso, o primeiro-ministro elogiou o homem que lutou sempre “em nome da vida e da liberdade”. “Acreditou sempre que Portugal era uma grande nação”, afirmou António Costa, a partir da Índia, onde se encontra numa visita de Estado.

Também o presidente da Assembleia da República falou no misto de “dor, admiração e gratidão” que sentia pela perda de um homem “que sempre se bateu por causas e políticas”, que “tinha uma sintonia impressionante com o povo português” e “um gosto contagiante pela vida e pelo país”.

O presidente da República encerrou os discursos da cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, onde se cruzam o “humanismo e a portugalidade” e onde cada pedra conta a História de Portugal. Para Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Soares foi “iluminado pela coragem e pela liberdade” e deixou os portugueses todos “mobilizados para que não mais Portugal seja o meu remorso de O’Neill ou o exílio de Sophia”. “Obrigada Mário Soares!”, concluiu o chefe de Estado, fechando-se a cerimónia como se começou, com o Hino Nacional.

O cortejo fúnebre do antigo chefe de Estado Mário Soares seguiu depois para a Assembleia da República, onde foi recebido com uma longa salva de palmas por parte de deputados, funcionários e cidadãos à passagem pelo parlamento e fundação com o seu nome.

O armão militar onde seguiu o caixão do estadista rumou depois à sede nacional dos socialistas e, depois, para o cemitério dos Prazeres, puxado por cavalos, parou breves segundos no patamar intermédio da escadaria monumental da Assembleia da República e, novamente, junto a um dois prédios ocupados pela Fundação Mário Soares, com dezenas de funcionários à varanda.

A última paragem antes da chegada ao cemitério foi o Largo do Rato. O cortejo fúnebre de Mário Soares chegou às 15:50 ao cemitério dos Prazeres, em Lisboa, tendo sido recebido por honras fúnebres pelos militares dos três ramos das Forças Armadas em parada, com centenas de cidadãos a aplaudir. Depois da chegada, ouviu-se a marcha fúnebre pela banda do Exército e a entrada da urna no cemitério dos Prazeres foi acompanhada por três salvas de tiros.

Antes da chegada do cortejo, ouviu-se o hino nacional.

Até ao jazigo de família onde Mário Soares ficou sepultado seguiram sempre os filhos, netos e familiares, que estiveram acompanhados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por vários membros do Governo e muitas caras do espetro político, com especial ênfase nos socialistas.

com:jn.pt

 

image_pdfimage_print
Previous Pepa é o novo treinador no Tondela
Next X Curso de Iniciação Teatral na Casa Municipal da Cultura

Artigos Relacionados

Última Hora

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Região

IP3 reabre ao trânsito após acidente mortal na zona de Tondela

O Itinerário Principal (IP) 3 reabriu ao trânsito cerca das 14h30 de hoje após ter estado cortado na zona de Tondela devido a um acidente, …

Informação

Hyundai testa carro de rali em Góis

De 15 a 17 de Março a Hyundai MotorSport  encontra-se a testar uma viatura de rali  em vários percursos do concelho de Góis. A equipa vai dividir-se entre os troços do

Informação

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Destaque

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O socialista foi único candidato à liderança da estrutura.

Última Hora

Projeto “Heróis da Fruta” quer chegar a todas as escolas do município

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é parceira da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, o maior programa gratuito de educação para a saúde

Última Hora

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Informação

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Informação

Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

O português Nélson Évora conquistou, ontem, a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Londres, repetindo o resultado de Pequim 2015, onde

Informação

Um militar da GNR morto a tiro e outro ferido. Suspeitos estão em fuga

Um militar da GNR foi hoje morto e outro ferido com gravidade em Aguiar da Beira, durante uma tentativa de assalto, disse à agência Lusa …

Informação

Detido autor do incêndio florestal da Guarda

Foi detido o autor do incêndio florestal do passado dia 6 deste mês, em Bogalhal/Valbom, no concelho de Pinhel.

Região

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Última Hora

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Região

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Última Hora

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Nacional

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Região

Secção Regional da Ordem dos Médicos lamenta falta de quórum na ARS Centro e fala de “irresponsabilidade”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) tenha estado sem quórum…

Informação

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Informação

FCOH, AD Lagares, Sampaense e FCOH Hóquei Patins somam vitórias. ADN derrotada.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) conquistou os três pontos frente ao Penelense, com golos de Fred e David Lopes. A partida da 12ª jornada, realizada ontem, permitiu

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do