Frentes de Vila de Rei e de Mação “estão 90% dominadas”. Incêndio já provocou 20 feridos

Frentes de Vila de Rei e de Mação “estão 90% dominadas”. Incêndio já provocou 20 feridos

image_pdfimage_print

O incêndio que se mantém ativo em Vila de Rei e Mação está estabilizado. Não há, nesta altura, aldeias ou casas ameaçadas pelas chamas.

O incêndio de Vila de Rei e que se estendeu até Mação ainda lavra, mas as indicações da Proteção Civil são mais otimistas nesta altura. No briefing da manhã desta segunda-feira, Pedro Nunes, Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, começou por explicar que o teatro de operações foi reorganizado, tendo sido definidas duas frentes deste incêndio: uma correspondente ao território de Vila de Rei e outra ao de Mação.

“Durante o período noturno foi feito um esforço significativo e concertado dos operacionais. Foi usada uma componente muito grande de ataque indireto quer através do recurso a máquinas de rasto para a abertura de acessos e para conter as linhas de fogo, quer recorrendo ao fogo para deixar áreas fechadas e bem ancoradas, e diminuir o fenómeno de reacendimento”, frisou.

O responsável da Proteção Civil sublinhou ainda que neste momento não há aldeias ou casas ameaçadas pelo fogo. Algo que poderá mudar ao longo do dia, pois Pedro Nunes antecipa que o vento vá ter um comportamento “muito idêntico” ao do dia de ontem.

Durante o briefing, o INEM deu conta de 10 feridos e 21 pessoas que foram assistidas. Já o comandante Pedro Nunes esclareceu que “da parte da Segurança Social não há registo de pessoas desalojadas”.

O fogo de Vila de Rei está a ser combatido por 1 028 operacionais apoiados por 329 veículos e dois meios aéreos.

De recordar que o incêndio de Vila de Rei teve início na tarde deste sábado. No espaço de uma hora registaram-se cinco fogos. Dois foram extintos com maior facilidade, mas o de Vila de Rei e dois na Sertã revelaram-se mais difíceis de combater. Só na madrugada de domingo, a Proteção Civil deu como dominados os dois incêndios na Sertã, mantendo-se até esta altura contingentes em Rolã e Mosteiro de São Tiago para evitar reacendimentos.

O incêndio de Vila de Rei é o único dos cinco incêndios de maiores dimensões de sábado que ainda se mantém ativo. O fogo progrediu e chegou a ter uma extensão de 25 quilómetros, chegando ao concelho de Mação.

Este domingo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu sentir “estranheza” pela forma como cinco ignições ocorreram no espaço de uma hora em Castelo Branco. A Polícia Judiciária já esteve na Sertã a recolher elementos de natureza criminosa. Também foram encontrados vários artefactos explosivos em Vila de Rei.

O número de feridos causados pelos incêndios de Castelo Branco este fim-de-semana subiu para 20. O novo balanço foi revelado por Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, em declarações aos jornalistas a partir da sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Lisboa.

Dos 20 feridos, oito são bombeiros e 12 são civis. Apenas uma das vítimas se encontra em estado grave. Trata-se do civil que está internado na unidade de queimados do Hospital de São José, em Lisboa. Eduardo Cabrita referiu que o prognóstico desta vítima é reservado.

O ministro esclareceu ainda que a maioria dos feridos deve-se a inalações de fumos, entorses e a um acidente rodoviário.

Detido suspeito de atear incêndio em Castelo Branco

A Polícia Judiciária, em colaboração com a GNR, deteve um homem suspeito de atear um incêndio em Castelo Branco, o distrito que está a ser mais afetado por incêndios este fim-de-semana. Num comunicado enviado às redações, a PJ revela que o homem de 55 anos foi detido pela presumível prática de um crime de incêndio florestal na madrugada deste sábado.

“O suspeito, usando chama direta, colocou um foco de incêndio em zona florestal povoada com pinheiros e mato, dentro de uma vasta mancha florestal, que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos bombeiros de Castelo Branco”, pode ler-se no comunicado.

O homem vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para ficar a conhecer as medidas de coação que lhe serão aplicadas.

Previous IPMA prolonga até terça aviso amarelo por tempo quente em sete distritos
Next Viseu: Dominado incêndio em Penedono

Artigos Relacionados

Informação

Igreja Matriz de Oliveira do Hospital recebe concerto de música barroca

A igreja matriz de Oliveira do Hospital recebe no próximo domingo, dia 9 de abril, às 18h00, um concerto de música barroca, que terá a participação de executantes da Orquestra

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 10 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Última Hora

Penacova candidata cinco doces às 7 Maravilhas dos Doces de Portugal

Pastel de Lorvão, Nevada, Biscoitos de Cerveja Beira Alva e Flor de Sal, Tarte de Pão e Folar Doce são os candidatos de Penacova à eleição das 7 Maravilhas dos

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Última Hora

Renovar o Cartão de Cidadão vai demorar apenas cinco minutos

Pessoas com 25 anos ou mais e que tenham já os seus dados no sistema informático dos serviços de identificação, vão passar a poder renovar o cartão de cidadão…

Última Hora

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Sociedade

Governo apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Alvôco de Várzeas

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta 20 novas equipas de sapadores florestais, na quinta-feira, em Oliveira do Hospital, onde há 10 anos foi criada a primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF)

Última Hora

Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal

Hoje, dia 19 de setembro, tem início o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017 que se realizam no próximo dia 1 de outubro. A campanha termina

Última Hora

Incêndio consumiu armazém em Gouveia

Um incêndio deflagrou, ontem, num armazém na freguesia de São Pedro e São Julião, em Gouveia.

Sociedade

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

Informação

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com