Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

image_pdfimage_print

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

… que apesar de já dispor da fibra ótica da Altice na sede de freguesia e localidades de Avelar e Gramaça, continua sem comunicações nas restantes anexas, como é o caso de Chão Sobral, Vale de Maceira, entre outras.

“É uma realidade, pese embora o esforço da Altice para reposição”, afirmou à Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, que disse ter “a promessa que será para breve”. “Mas ainda não está feito”, verifica Carlos Castanheira, notando que esta é “uma dificuldade para as pessoas” que são maioritariamente idosas e não estão familiarizadas com a utilização do telemóvel. “Eles (os técnicos) andam por aí, mas não nos é dado nota do que andam a fazer”, afirmou, esperando que a reposição total esteja para “breve”.

Carlos Castanheira recorda que a freguesia de Aldeia das Dez foi “extremamente afetada pelo incêndio”. “Está tudo queimado”, refere, verificando que o maior impacto foi ao nível da floresta e da paisagem. Na freguesia arderam quatro casas de primeira habitação e outras de segunda habitação, e registou-se um “ferido grave mas que já está bem”. Em Aldeia das Dez “a paisagem está terrível”, mas o autarca assegura: “eles queimaram-nos mas não nos mataram”. “Vamos recuperar o que for possível”, adiantou à Rádio Boa Nova, certo de que “o património paisagístico vai demorar muito tempo a recuperar”. Na freguesia, até agora, apenas uma casa foi recuperada por ação do seguro do proprietário. As restantes têm os “projetos em andamento” na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. “Doloroso” de ver é o cenário envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, nomeadamente o jardim botânico.

O momento é de reagir. No próximo dia 24 de março, a freguesia vai acolher a iniciativa de ciclismo “Clássica Aldeia dos Xisto” que deverá contar com a participação de 800 a 1000 pessoas e que envolve a plantação de 800 medronheiros e 400 carvalhos. “Ontem acabámos de replantar 41 castanheiros”, disse também o autarca que está apostado em “melhorar a paisagem da freguesia” .

A freguesia de Aldeia das Dez conta com uma população residente na ordem de meio milhar, sendo que mais de metade é idosa. “Os jovens são muito poucos”, refere Carlos Castanheira, que não esconde a sua preocupação com o despovoamento que, se se vier a agravar  não será devido ao incêndio, mas antes à “falta de condições de emprego”. “Porque as outras condições nós minimamente temos”, observou o autarca, referindo em particular os cuidados médicos que  ali são prestados por “uma excelente profissional”. “Tenho esperança que não haja desertificação”, referiu confiante.

 

Previous Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário com emissão especial de “porta aberta”
Next Proteção Civil alerta para fenómenos extremos de vento e cheias rápidas

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Destaque

7 Maravilhas à Mesa: ADIBER desafia região a votar na Mesa da Beira Serra – 760 10 70 24 (com vídeo)

A Mesa da Beira Serra é uma das pré-finalistas ao concurso das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. A ADIBER, promotora da candidatura, apela à mobilização de toda a região

Informação

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…

Destaque

Curto-circuito originou incêndio numa habitação na Sobreda e provocou três feridos

Um incêndio, originado por um curto-circuito num televisor no quarto de uma habitação, deixou três pessoas feridas, duas com gravidade. O incidente ocorreu no passado sábado, dia 23 de novembro,

Informação

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se

Região

Góis: Votação nas propostas finalistas do Orçamento Participaivo decorrem em setembro

A votação nas propostas finalistas do Orçamento Participativo de Góis, que já vai na segunda edição, decorrem durante o mês de setembro.

Educação

Politécnico de Coimbra apresenta ação de promoção de utilização de garrafas de vidro e consumo de água da rede

Amanhã, dia 30, pelas 14h00,  o Instituto Politécnico de Coimba vai apresentar a ação de promoção de utilização de garrafas de vidro. A iniciativa vai ter lugar no Hall do

Última Hora

Mercadinho de Natal “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Neste mês de dezembro, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” veste-se de Mercadinho de Natal, para

Informação

Prazos apresentados para conclusão do IP3 preocupam CIM Viseu Dão Lafões

Os municípios da região Viseu Dão Lafões manifestaram, ontem, preocupação com os prazos apresentados pelo Governo para a conclusão da requalificação do Itinerário Principal (IP3), que liga Coimbra a Viseu.

Última Hora

Mais de 10 mil doses de haxixe apreendidas em Viseu pela GNR

Seis homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 32 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana de Viseu nesta segunda-feira.