Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

image_pdfimage_print

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

… que apesar de já dispor da fibra ótica da Altice na sede de freguesia e localidades de Avelar e Gramaça, continua sem comunicações nas restantes anexas, como é o caso de Chão Sobral, Vale de Maceira, entre outras.

“É uma realidade, pese embora o esforço da Altice para reposição”, afirmou à Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, que disse ter “a promessa que será para breve”. “Mas ainda não está feito”, verifica Carlos Castanheira, notando que esta é “uma dificuldade para as pessoas” que são maioritariamente idosas e não estão familiarizadas com a utilização do telemóvel. “Eles (os técnicos) andam por aí, mas não nos é dado nota do que andam a fazer”, afirmou, esperando que a reposição total esteja para “breve”.

Carlos Castanheira recorda que a freguesia de Aldeia das Dez foi “extremamente afetada pelo incêndio”. “Está tudo queimado”, refere, verificando que o maior impacto foi ao nível da floresta e da paisagem. Na freguesia arderam quatro casas de primeira habitação e outras de segunda habitação, e registou-se um “ferido grave mas que já está bem”. Em Aldeia das Dez “a paisagem está terrível”, mas o autarca assegura: “eles queimaram-nos mas não nos mataram”. “Vamos recuperar o que for possível”, adiantou à Rádio Boa Nova, certo de que “o património paisagístico vai demorar muito tempo a recuperar”. Na freguesia, até agora, apenas uma casa foi recuperada por ação do seguro do proprietário. As restantes têm os “projetos em andamento” na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. “Doloroso” de ver é o cenário envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, nomeadamente o jardim botânico.

O momento é de reagir. No próximo dia 24 de março, a freguesia vai acolher a iniciativa de ciclismo “Clássica Aldeia dos Xisto” que deverá contar com a participação de 800 a 1000 pessoas e que envolve a plantação de 800 medronheiros e 400 carvalhos. “Ontem acabámos de replantar 41 castanheiros”, disse também o autarca que está apostado em “melhorar a paisagem da freguesia” .

A freguesia de Aldeia das Dez conta com uma população residente na ordem de meio milhar, sendo que mais de metade é idosa. “Os jovens são muito poucos”, refere Carlos Castanheira, que não esconde a sua preocupação com o despovoamento que, se se vier a agravar  não será devido ao incêndio, mas antes à “falta de condições de emprego”. “Porque as outras condições nós minimamente temos”, observou o autarca, referindo em particular os cuidados médicos que  ali são prestados por “uma excelente profissional”. “Tenho esperança que não haja desertificação”, referiu confiante.

 

Previous Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário com emissão especial de “porta aberta”
Next Proteção Civil alerta para fenómenos extremos de vento e cheias rápidas

Artigos Relacionados

Última Hora

Acidente no Poço do Gato provoca ferido em estado grave

Um acidente na Estrada Nacional 17, na conhecida zona do Poço do Gato provocou, ontem à noite, um ferido em estado grave.

Informação

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje…

Informação

Meruge promove 15º Torneio Nacional de Damas

O Salão de Festas da Associação dos Amigos de Meruge acolhe, amanhã, dia 14 de julho, a partir das 14h00, o 15º Torneio Nacional de Damas, aberto à participação individual

Sociedade

MEMÓRIAS:  Na véspera das comemorações do feriado Municipal, a Rádio Boa Nova faz a reposição das entrevistas destes dois homenageados, Carlos Martins e Dulce Pássaro e emitidas nas comemorações dos

Sociedade

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Última Hora

GNR deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu seis milhões de cigarros, informou hoje a GNR.

Informação

Grupos de defesa da Serra da Estrela apreensivos com prospeção de metais na área da “Boa Vista”

O Movimento de Cidadãos por Uma Estrela Viva, os Guardiões da Serra da Estrela, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e a Associação Geopark Estrela,…

Informação

Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil realiza no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.

Informação

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Região

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Informação

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Informação

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.