Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

image_pdfimage_print

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vai proibir a utilização de plástico descartável nos seus equipamentos a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

A autarquia presidida por Manuel Fonseca (PS) refere, em comunicado, que a partir de janeiro o plástico de utilização única ou descartável vai ser proibido nas infraestruturas e nos eventos sob a sua responsabilidade.

A decisão surge no âmbito da campanha de sensibilização da autarquia de Fornos de Algodres intitulada “STOP ao Uso de Plástico. Seja consciente, pense no Ambiente”.

“Desta forma, o executivo camarário segue a resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2018, publicada em Diário da República n.º 207/2018, Série I de 26 de outubro de 2018”, é indicado.

Segundo a nota, além da total proibição de plástico descartável, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres “irá promover uma otimização de processos e privilegiar a proteção ambiental de uma forma mais sustentável, através da redução do consumo de papel e [de] consumíveis de impressão”.

“Assim, ficam proibidos a aquisição ou utilização, por exemplo, de copos de plástico descartáveis para consumo de café, de água ou de outras bebidas, bem como talheres e garrafas descartáveis, nas infraestruturas e eventos de responsabilidade do município”, é também referido.

A autarquia lembra que no âmbito da campanha “A Água Não Dura Sempre. POUPE-A”, também já foram disponibilizados dispensadores de água (pontos de enchimento) para todos os utilizadores terem possibilidade de encherem as suas garrafas reutilizáveis.

Com as medidas adotadas, o município de Fornos de Algodres sublinha que “segue localmente as políticas de âmbito nacional, contribuindo desta forma para uma transição da atual economia linear para uma economia circular”.

“Esta transição exige a promoção do uso eficiente de recursos, através de procedimentos e comportamentos assentes na desmaterialização, na reciclagem, na reutilização e na valorização de materiais, de forma a extrair o máximo de utilidade dos bens e equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida e contribuindo, assim, decisivamente, para uma eficaz redução na produção de resíduos”, justifica.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres assume que está a trabalhar diariamente “para alcançar as metas que Portugal se propôs para 2020”.

Fonte: Lusa

Previous Operação Natal Tranquilo: 15 mortos e mais de 200 detenções
Next Aveiro: Detidos por andarem à caça junto a instalações industriais

Artigos Relacionados

Nacional

GNR realiza operação “A violência não é uma opção”

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, vai realizar, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário,…

Sociedade

Recolha de bens “Pirâmide de Natal Solidário” acontece este fim-de-semana em Oliveira do Hospital

No próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de novembro, realiza-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Região

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Tolerância

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância, Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral …

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Destaque

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Desporto

AD Nogueirense preparado para a nova época 2016/2017 e apresenta-se aos sócios esta terça feira 19h30

A.D.Nogueirense – Época 2016/2017   –   Plantel Sénior Treinador: Rui Vale Treinador Adj.: António Torres Treinador GR: Miguel Menezes Massagista: Paulo Rodrigues Guarda-Redes: – Pedro Rolo (Ex. Junior) – Zé Miguel (Renovação)

Última Hora

Aveiro: Homem despista-se após sofrer ataque cardíaco e acaba por morrer

Um homem morreu, esta terça-feira, depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória enquanto conduzia em Mamodeiro, em Aveiro.

Última Hora

GNR deteve homem suspeito de cultivo de cannabis em Vila Nova de Poiares

Militares do Destacamento Territorial de Coimbra detiveram ontem em Vila Nova de Poiares, um homem com 40 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Sociedade

Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

A empresa Quinta de Jugais juntou-se à ARCIAL e vai contribuir para a reflorestação da área ardida do concelho do Oliveira do Hospital, através da campanha “Sementes Solidárias”,…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A