Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)
8 Julho, 2019 1515 Views

Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)

image_pdfimage_print

Ao início da tarde de hoje, cerca das 13h15, ocorreu um incêndio no anexo de uma habitação no Vale de Ferreiro, …

… às portas da cidade de Oliveira do Hospital, que teve origem nas brasas de uma fogueira usada para a preparação do almoço de um casal de idosos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, referiu que o casal realizou uma fogueira no “exterior” do anexo localizado na “parte de baixo “ da habitação, que serve de “arrumos de alfaias agrícolas e outros materiais”. “Tinha à volta palha e o proprietário não se apercebeu”, referiu o comandante, explicando que  “houve o desprendimento de uma das partículas incandescentes (brasa), que caiu na palha e provocou o incêndio, que  passou para o interior (do anexo). Na ocasião, o casal já se encontrava a almoçar no interior da casa.

De acordo com o comandante, “a rápida intervenção dos bombeiros fez com que o fogo ficasse confinado àquele espaço para que os prejuízos não fossem maiores”. O incêndio foi considerado extinto pouco depois das 13h30. O casal de idosos não sofreu ferimentos, mas ficou em “choque” com o sucedido.

Atendendo ao foco de incêndio hoje verificado, Emídio Camacho apela à população para que tenha cuidado, já que depois do grande incêndio (15 de outubro de 2017), “em toda a área de intervenção do concelho existe muito combustível fino”. “Através de incendiarismo ou descuido, os fogos tornam-se grandes em velocidade”, disse. Em declarações à Rádio Boa Nova, o comandante assegurou que “os bombeiros estão preparados para este tipo de incêndios”, mas avisou que o problema é o tempo que decorre até à chegada das equipas, porque “o fogo ganha grande velocidade”. “A situação é prevenir, não provocar incêndios, limpar à volta das habitações com máquinas não motorizadas, (utensílios de sapadores), para que não corram perigo as pessoas e os seus bens patrimoniais”.

Para a extinção do incêndio ocorrido hoje, ao início da tarde, a corporação oliveirense mobilizou 22 bombeiros, apoiados por seis viaturas.

Previous Rancho Folclórico Sampaense promove Festival de Folclore Beira Serra
Next Labirinto de Ideias foi um sucesso em Arganil

Artigos Relacionados

Informação

BLC3 promove “Open Day” dirigido à comunidade

A BLC3 arrancou, no passado dia 14 de novembro, com o primeiro dia da iniciativa “Open Day”, …

Informação

Hoje é o último dia para validar faturas do IRS

Termina hojer o prazo  para validar as faturas do IRS. E pode fazer diferença nas deduções a que o contribuinte tem direito.

Região

Seia monitoriza águas das praias fluviais em áreas ardidas

As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para

Última Hora

Confira os resultados desportivos

A Associação Desportiva Nogueirense perdeu, ontem, por 1-0 frente ao Alverca. Com esta derrota na 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, o Nogueirense ocupa o 8º lugar, com

Informação

Rui Campos Coelho: “O concelho, a freguesia e a região perdem um jovem com muito valor”

Rui Campos Coelho, presidente da União de freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, lamenta a morte de Rui Nunes Figueiredo, natural de Santo António do Alva,

Região

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro

O dispositivo de combate a incêndios vai ser prolongado até ao dia 15 de novembro, na sequência das previsões meteorológicas adversas e…

Última Hora

“É importante a discussão dos problemas do interior”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser hoje palco do programa “Prós e Contras” da RTP1.

Última Hora

Temperaturas sobem aos 34ºC. Há seis concelhos em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Aljezur, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, …

Última Hora

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Região

Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes

Os incêndios ocorridos em 2017, que assolaram vários concelhos do país, entre os quais o de Góis, destruíram não só área florestal, mas também destruíram ou danificaram habitações, tanto permanentes,