Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)
8 Julho, 2019 2073 Views

Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)

image_pdfimage_print

Ao início da tarde de hoje, cerca das 13h15, ocorreu um incêndio no anexo de uma habitação no Vale de Ferreiro, …

… às portas da cidade de Oliveira do Hospital, que teve origem nas brasas de uma fogueira usada para a preparação do almoço de um casal de idosos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, referiu que o casal realizou uma fogueira no “exterior” do anexo localizado na “parte de baixo “ da habitação, que serve de “arrumos de alfaias agrícolas e outros materiais”. “Tinha à volta palha e o proprietário não se apercebeu”, referiu o comandante, explicando que  “houve o desprendimento de uma das partículas incandescentes (brasa), que caiu na palha e provocou o incêndio, que  passou para o interior (do anexo). Na ocasião, o casal já se encontrava a almoçar no interior da casa.

De acordo com o comandante, “a rápida intervenção dos bombeiros fez com que o fogo ficasse confinado àquele espaço para que os prejuízos não fossem maiores”. O incêndio foi considerado extinto pouco depois das 13h30. O casal de idosos não sofreu ferimentos, mas ficou em “choque” com o sucedido.

Atendendo ao foco de incêndio hoje verificado, Emídio Camacho apela à população para que tenha cuidado, já que depois do grande incêndio (15 de outubro de 2017), “em toda a área de intervenção do concelho existe muito combustível fino”. “Através de incendiarismo ou descuido, os fogos tornam-se grandes em velocidade”, disse. Em declarações à Rádio Boa Nova, o comandante assegurou que “os bombeiros estão preparados para este tipo de incêndios”, mas avisou que o problema é o tempo que decorre até à chegada das equipas, porque “o fogo ganha grande velocidade”. “A situação é prevenir, não provocar incêndios, limpar à volta das habitações com máquinas não motorizadas, (utensílios de sapadores), para que não corram perigo as pessoas e os seus bens patrimoniais”.

Para a extinção do incêndio ocorrido hoje, ao início da tarde, a corporação oliveirense mobilizou 22 bombeiros, apoiados por seis viaturas.

Previous Rancho Folclórico Sampaense promove Festival de Folclore Beira Serra
Next Labirinto de Ideias foi um sucesso em Arganil

Artigos Relacionados

Região

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Região

Rotary Clube de Oliveira do Hospital homenageia Luís Falcão de Brito

O Rotary Club de Oliveira do Hospital vai distinguir Luís Falcão de Brito, na Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 10 de fevereiro de 2018, pelas 19h30,…

Última Hora

Presidente da República entende que “região mostrou uma força de vontade enorme que ultrapassou as expectativas”

No dia em que se assinalam dois anos após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017 que devastou a região Centro,…

Informação

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Última Hora

EPTOLIVA galardoada com Bandeira Verde Eco-Escolas

Pelo terceiro ano consecutivo, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, foi galardoada com a “Bandeira Verde Eco-Escolas”,…

Região

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Informação

Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017

A Segurança Social anunciou, ontem, ter concedido um conjunto de apoios às populações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 que ascende a 152 mil euros destinados a 292 famílias.

Última Hora

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Informação

ASAE suspende 12 parques infantis

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, desde o início do ano, no âmbito das suas atribuições de fiscalização dos espaços de jogo e recreio,…

Região

Ordem dos Médicos denuncia carência de equipamentos de radioterapia no Centro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou a falta de equipamentos de radioterapia e,…