Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos.

Segundo o relatório provisório do ICNF de incêndios florestais, relativo ao período de 1 de janeiro e 15 de setembro, registaram-se um total de 13.346 ocorrências (2.827 incêndios florestais e 10.519 fogachos) que resultaram em 209.678 hectares de área florestal ardida.

“O ano de 2017 apresenta, até ao dia 15 de setembro, o quinto valor mais reduzido em número de ocorrências e o valor mais elevado de área ardida, desde 2007”, refere o mesmo documento, adiantando que se registaram este ano 1.058 reacendimentos, menos 19% do que a média anual do período 2007-2016.

Em relação ao mesmo período de 2016, este ano a área ardida aumentou cerca de 35% e as ocorrências de fogo subiram quase 21%.

O distrito com maior área ardida é Castelo Branco, com 38.093 hectares, cerca de 18% da área total ardida até à data em Portugal continental, seguido de Santarém, com 34.162 hectares, e de Coimbra, com 26.056 hectares.

Segundo o ICNF, o incêndio que provocou maior área ardida no distrito de Castelo Branco teve a origem na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, e consumiu 29.758 hectares de espaços florestais (78% do total ardido no distrito).

Já os distritos com maior número de ocorrências de fogo, até 15 de setembro, são o Porto (3.280), Braga (1.421) e Viseu (1.272), mas estas ocorrências foram “maioritariamente fogachos”, que não ultrapassam um hectare de área ardida.

Da análise do índice de severidade diário (DSR), acumulado desde 01 de janeiro, o INCF indica que 2017 é o segundo ano mais severo desde 2003, ultrapassado apenas por 2005.

“Face às condições meteorológicas adversas, favoráveis à propagação de incêndios florestais, a ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) decretou, até à data, 75 dias de alerta especial de nível amarelo ou superior do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), dos quais se destacam nove dias na primeira quinzena de setembro”, lê-se no relatório.

De acordo com os dados provisórios, o número de ocorrências registado mensalmente mostra que apenas os meses de janeiro, abril e junho de 2017 ficaram acima das respetivas médias mensais do decénio 2007-2016.

O mês de agosto lidera com a maior área ardida em Portugal continental (72.508 hectares) que representa cerca de 34,6% da área ardida total até à data, seguido de julho (60.734) e junho (52.070).

O INCF indica também que, até 15 de setembro, registaram-se 137 grandes incêndios (área total afetada igual ou superior a 100 hectares) que queimaram 187.060 hectares de espaços florestais, cerca de 89% do total da área ardida.

O relatório estima que arderam na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) 22.513 hectares de espaços florestais, destacando o Parque Natural do Douro Internacional, o Monumento Natural das Portas de Ródão e a paisagem protegida da Serra da Gardunha.

Os piores anos de sempre em área ardida registaram-se em 2003 (425.839 hectares) e 2005 (339.089).

 

image_pdfimage_print
Previous Viatura fica sem travões e atropela várias pessoas em funeral
Next Candidato da CDU diz que Oliveira do Hospital caminha para “uma ilha” e defende medidas nas áreas da saúde, acessibilidades, transportes e requalificação do património

Artigos Relacionados

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Última Hora

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

Região

Primeiro Ministro visita Góis no próximo dia 27 de maio

O Primeiro Ministro António Costa visita, no próximo sábado, dia 27 de maio, o vizinho município de Góis, adianta A Comarca de Arganil na sua edição online. De acordo com

Última Hora

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Cultura

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Sociedade

Sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Rádio Boa Nova

O habitual sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital realiza-se esta tarde, pelas 14h15, na Rádio Boa Nova.

Informação

Grupo de Apoio angariou 1852 Euros em sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Grupo de Apoio Comunitário de Oliveira do Hospital cumpriu mais um sorteio que resultou na angariação de 1852 Euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Região

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Destaque

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Última Hora

Jovem detido em estádio após deflagrar engenho pirotécnico proibido

Um jovem de 21 anos foi detido por ter deflagrado um engenho pirotécnico proibido no Estádio Universitário de Coimbra, anunciou hoje a PSP em comunicado.

Sociedade

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Sociedade

IAPMEI promove Dia do Atendimento Descentralizado em Oliveira do Hospital

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação realiza, no dia 8 de julho, pelas 14h15, no salão nobre da Câmara de Oliveira do Hospital , o Dia…

Última Hora

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Informação

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

A Câmara Municipal de Seia distinguiu, no âmbito das comemorações do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade que se celebraram no domingo passado, pessoas e instituições …

Informação

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Região

Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra

A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão, acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, conhece hoje, às 16h00, a sentença do Tribunal de Coimbra.

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Educação

ESTGOH colocou 49 alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 49 novos alunos, mais nove do que no ano passado. Contabilidade e Administração foi o

Região

Associação de vítimas em condições de recorrer ao Tribunal contra o Estado

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal está mandatada para avançar com uma ação coletiva contra o Estado se o Governo…

Cultura

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…

Sociedade

Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra.

Futebol Clube de  Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra. No sorteio realizado ontem na

Nacional

Incêndios: Termina hoje a Fase Delta

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina hoje, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos a partir de terça-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade.

Última Hora

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …