“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

image_pdfimage_print

“15 Memórias do Fogo”, uma websérie produzida e realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, chega ao fim depois de exibidos 15 episódios que retratam “histórias verdadeiras e reais” sobre a tragédia do grande incêndio de outubro.

Tiago Cerveira foi “desafiado” por Rodrigo Oliveira para iniciar este projeto, uma vez que “a imprensa esteve no local durante algum tempo, mas depois foi-se afastando”. “Nós percebemos que o assunto para ser discutido tinha que estar sempre na ordem do dia. Achámos que tínhamos que dar um contributo para esta causa. É um contributo nosso, enquanto cidadãos, para levar este tema mais longe possível, com histórias verdadeiras e reais desta tragédia”, revelou à Rádio Boa Nova.

Quanto ao elevado número de visualizações conseguidas por esta websérie, o realizador oliveirense refere que “teve impacto porque a área territorial dizimada pelo fogo foi enorme e são milhares e milhares de pessoas que têm ligação com este fogo”. “Nós fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”, afirmou.

No conjunto dos episódios, o objetivo era “ouvir pessoas que representassem grupos, isto é, alguém que representasse empresários, associações, pastores, agricultores, entre outros”, tal como explica Tiago.

Passados nove meses do lançamento do primeiro episódio, o sentimento é de satisfação no que respeita ao impacto das histórias. “Estamos satisfeitos, porque a mensagem chegou longe e esse era o objetivo primário da realização. Não estamos é satisfeitos porque muitos problemas que foram levantados durante a série ainda continuam a persistir. Estamos a quase um ano do 15 de outubro e ainda há muito para fazer” disse.

À Rádio Boa Nova, Tiago referiu ainda que o sensacionalismo nunca fez parte do guião. “Podíamos entrevistar realmente pais que perderam filhos, filhos que perderam pais, mas optámos por não fazer isso. Quisemos bater com os problemas de frente mas terra a terra, cara a cara. O nosso guião era questionar «Como é que foi o seu 15 de outubro?» e, a partir daí, a conversa fluía”, explicou.

Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, ambos jovens profissionais na área da comunicação que presenciaram o grande incêndio, abraçaram o projeto “sem qualquer apoio monetário”. “Privámos da nossa vida familiar e profissional. É difícil, mas ao mesmo tempo, não há nada melhor que estarmos de consciência tranquila, porque fizemos alguma coisa para inverter isto que nos aconteceu”.

Com o projeto “15 Memórias do Fogo” bem conseguido, Tiago adiantou à Rádio Boa Nova que, “no imediato” vão “fazer uma versão para lançar nos festivais internacionais de cinema”. O objetivo é “continuar a meter este tema na agenda, seja em Portugal, seja no estrangeiro porque, afinal de contas, este foi o maior incêndio de 2017”.

“Em breve, no dia 15 de outubro, ou junto dessa data, vamos fazer a sessão de inauguração de um outro trabalho que ainda não posso revelar”, concluiu Tiago Cerveira.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Oliveira do Hospital: 9 detidos, 35 identificados e 366 doses de droga apreendidas no Festival “Insomnia”
Next 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros inicia amanhã

Artigos Relacionados

Informação

Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã

Um homem de 38 anos morreu na terça-feira à noite na sequência do despiste da motorizada que conduzia, em Gândaras, concelho da Lousã, distrito de Coimbra.

Informação

Sampaense ganha ao FC Porto com 4ª vitória consecutiva

O Sampaense Basket ganhou ao FC Porto por 72-66, ontem,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Região

Parque do Mandanelho acolhe Encontro Cultural Distrital de Freguesias

A Delegação Distrital de Coimbra da ANAFRE vai realizar, no sábado, dia 12 de agosto, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, o I Encontro Cultural Distrital de Freguesias.

Região

Homem baleado em Carregal do Sal está em estado grave

Dois indivíduos do sexo masculino desentenderam-se, esta tarde, em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal. Durante a troca de agressões um dos indivíduos foi baleado.

Informação

Laço azul e caminhada sensibilizam para a infância e o ambiente em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Perto de três centenas de crianças do pré escolar do concelho de Oliveira do Hospital participaram na formação do Laço Azul Humano, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção

Informação

Filarmónica de Coja realiza jantar solidário para repor instrumentos destruídos em explosão de Gondelim (com áudio)

A Associação Filarmónica Pátria Nova de Coja está a promover a realização de um jantar solidário, de angariação de fundos, destinado à aquisição dos instrumentos destruídos na explosão em…

Informação

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Informação

Aumento de nascimentos dá novo fôlego a creche de Travanca de Lagos

A freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital assistiu ao aumento do número de nascimentos. A comprová-lo está o número de crianças a frequentar a creche

Informação

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal A 1ª jornada joga-se amanhã e a equipa de Nogueira do Cravo vai até ao Águias de Moradal

Sociedade

Animação de Natal incentiva às compras em Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, lançou a campanha “Este Natal faça compras no

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “A oferta e a procura do interior precisam das pessoas”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje para a redução do desemprego nos municípios do Pinhal Interior Norte, tal como foi indicado pelo diretor