“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

“Fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”

“15 Memórias do Fogo”, uma websérie produzida e realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, chega ao fim depois de exibidos 15 episódios que retratam “histórias verdadeiras e reais” sobre a tragédia do grande incêndio de outubro.

Tiago Cerveira foi “desafiado” por Rodrigo Oliveira para iniciar este projeto, uma vez que “a imprensa esteve no local durante algum tempo, mas depois foi-se afastando”. “Nós percebemos que o assunto para ser discutido tinha que estar sempre na ordem do dia. Achámos que tínhamos que dar um contributo para esta causa. É um contributo nosso, enquanto cidadãos, para levar este tema mais longe possível, com histórias verdadeiras e reais desta tragédia”, revelou à Rádio Boa Nova.

Quanto ao elevado número de visualizações conseguidas por esta websérie, o realizador oliveirense refere que “teve impacto porque a área territorial dizimada pelo fogo foi enorme e são milhares e milhares de pessoas que têm ligação com este fogo”. “Nós fizemos as 15 Memórias do Fogo mas podíamos ter realizado as 15 mil Memórias do Fogo”, afirmou.

No conjunto dos episódios, o objetivo era “ouvir pessoas que representassem grupos, isto é, alguém que representasse empresários, associações, pastores, agricultores, entre outros”, tal como explica Tiago.

Passados nove meses do lançamento do primeiro episódio, o sentimento é de satisfação no que respeita ao impacto das histórias. “Estamos satisfeitos, porque a mensagem chegou longe e esse era o objetivo primário da realização. Não estamos é satisfeitos porque muitos problemas que foram levantados durante a série ainda continuam a persistir. Estamos a quase um ano do 15 de outubro e ainda há muito para fazer” disse.

À Rádio Boa Nova, Tiago referiu ainda que o sensacionalismo nunca fez parte do guião. “Podíamos entrevistar realmente pais que perderam filhos, filhos que perderam pais, mas optámos por não fazer isso. Quisemos bater com os problemas de frente mas terra a terra, cara a cara. O nosso guião era questionar «Como é que foi o seu 15 de outubro?» e, a partir daí, a conversa fluía”, explicou.

Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, ambos jovens profissionais na área da comunicação que presenciaram o grande incêndio, abraçaram o projeto “sem qualquer apoio monetário”. “Privámos da nossa vida familiar e profissional. É difícil, mas ao mesmo tempo, não há nada melhor que estarmos de consciência tranquila, porque fizemos alguma coisa para inverter isto que nos aconteceu”.

Com o projeto “15 Memórias do Fogo” bem conseguido, Tiago adiantou à Rádio Boa Nova que, “no imediato” vão “fazer uma versão para lançar nos festivais internacionais de cinema”. O objetivo é “continuar a meter este tema na agenda, seja em Portugal, seja no estrangeiro porque, afinal de contas, este foi o maior incêndio de 2017”.

“Em breve, no dia 15 de outubro, ou junto dessa data, vamos fazer a sessão de inauguração de um outro trabalho que ainda não posso revelar”, concluiu Tiago Cerveira.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital: 9 detidos, 35 identificados e 366 doses de droga apreendidas no Festival “Insomnia”
Next 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros inicia amanhã

Artigos Relacionados

Última Hora

Cadáver de homem inglês estava enterrado em quinta na Guarda

Um homem, de idade ainda desconhecida, de nacionalidade inglesa, foi esta quinta-feira à tarde encontrado na quinta de São Lourenço, no distrito da Guarda, noticia o Jornal de Notícias.

Destaque

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ser palco das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental

O Município de Oliveira do Hospital vai ser o palco das comemorações nacionais do “Dia Mundial da Saúde Mental”. O evento, organizado pela Administração Regional de Saúde do Centro,…

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 9 de junho, a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Última Hora

Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

O casal Jorge e Cidália Lopes Graça, gerentes da loja Intermarché de Oliveira do Hospital, desafiou o Município de Oliveira do Hospital a juntar à mesa um conjunto de pessoas

Região

Vereadores retiram competências a autarca de Nelas

Foram retiradas 20 das 47 competências atribuídas ao presidente da Câmara Municipal de Nelas. De acordo com o Jornal do Centro, Borges da Silva …

Informação

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Sociedade

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Informação

João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital

O vereador do PSD, no executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, é candidato à Comissão Política de Secção social-democrata oliveirense. João Brito entra na corrida à estrutura com

Região

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Informação

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Região

Proteção Civil apresenta Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em Foz de Arouce

A Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta amanhã, dia 12 de abril, em Pegada, Foz de Arouce, no concelho da Lousã, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais- DECIF

Informação

Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Um carro despistou-se, ao início desta tarde, no IC2 no sentido sul-norte antes da saída para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

Desporto

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Região

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Última Hora

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Região

Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

O Município de Seia acolhe, de 22 a 25 de agosto, a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), com 13 países representados.

Última Hora

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital com ação promocional no palácio do Gelo, em Viseu

Oliveira do Hospital realiza amanhã uma sessão de lançamento da Festa do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Última Hora

Mário Patrão sagrou-se vice-campeão nacional de TT

Mário Patrão, atual Campeão Nacional TT3, conquistou, no 25º Raid Paraíso TT de Góis, o segundo lugar da classificação absoluta, sagrando-se assim, vice-campeão nacional desta que foi a sétima e

Última Hora

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Última Hora

CDS-PP lamenta renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP lamentou hoje a renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Nacional

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).