Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

… irão defender os seus projetos. A sessão terá lugar a partir das 21h00 na Casa da Cultura César Oliveira e é promovida no âmbito da 4.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com os seus municípios constituintes.

O concurso, que conta com o envolvimento do Município de Oliveira do Hospital, é dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.

No centro das atenções estarão 10 ideias de negócio finalistas – apuradas entre as 13 candidaturas apresentadas – que serão defendidas pelos seus respetivos promotores nesta sessão pública. O projeto vencedor ganhará um vale tecnológico no valor de 75 euros para os elementos da equipa vencedora do ensino secundário/profissional e irá, posteriormente, representar o município oliveirense na final intermunicipal da CIM Região de Coimbra que decorrerá no início de Abril em formato de Boot Camp.

Nesta final do concelho de Oliveira do Hospital que juntará alunos do AEOH e da EPTOLIVA para além da apresentação das ideias de negócio, o programa inclui a breve exposição do projeto da turma do 3.º ciclo que vai participar na iniciativa Expo Empresas e ainda alguns momentos musicais pela Associação de Estudantes do AEOH. De referir ainda que o júri será constituído por três elementos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da BLC3 e da Caixa de Crédito Agrícola.

No presente ano letivo, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” é dirigido aos alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, entre eles, Oliveira do Hospital.

Dinamizado, pela primeira vez, junto dos alunos do 1.º ciclo, o programa assenta na “Aventura do Gaspar” que é constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada por este personagem. No concelho encontram-se envolvidos 52 alunos de 3 turmas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital – duas do 4.º ano e uma do 3.º ano da EB da Cordinha e EB1 Oliveira do Hospital.

Relativamente ao 3.º ciclo está a ser implementada, pela primeira vez, a iniciativa “Expo Empresas” que desafia as turmas participantes a criar a sua própria empresa. Cada turma deverá organizar-se como uma “empresa”, tendo os alunos como respetivos empresários, e que deverá ter em conta as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada.

Com o objetivo de desenvolver soluções educativas e formar para o empreendedorismo, desenvolvendo uma cultura empreendedora, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” envolve, em toda a CIM RC, relativamente ao 3.º ciclo e secundário/profissional: 41 escolas, 130 professores, 145 turmas e 2253 alunos, e dinamizou também várias iniciativas de formação de professores embaixadores com várias iniciativas na área do empreendedorismo.

Previous Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima
Next Caule comemora Dia Mundial da Árvore

Artigos Relacionados

Informação

Cinco viaturas assaltadas enquanto decorria velório em Aldeia de Nogueira

Pelo menos quatro viaturas foram assaltadas, no início da tarde da passada sexta-feira, dia 20 de abril, na localidade de Aldeia de Nogueira, numa altura em que a população participava

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou projetos ao Orçamento Participativo Portugal 2018

Vários grupos de trabalho contribuíram, ontem, com ideias e propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018, no âmbito de um encontro promovido…

Informação

Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para importância da “prevenção”

Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a campanha “Eu Sou, Eu Vou”…

Região

Condenado a sete anos e oito meses de prisão por assaltos em Coimbra

Um homem de 26 anos acusado de assaltar 13 residências em Coimbra, entre outros crimes, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal local a sete anos e oito meses de prisão.

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Região

Nelas substitui coberturas de fibrocimento das escolas secundárias

O presidente da Câmara de Nelas assina amanhã, dia 9 de junho, com a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão,…

Sociedade

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Informação

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Última Hora

“Os Jogos Olímpicos são um futuro possível” para José Carlos Pinto (com vídeo)

Campeão de Portugal 2019 em Seniores- Atletismo 800 metros, em pista ar livre, o oliveirense José Carlos Pinto já pensa nos próximos desafios. Agora, os objetivos do atleta do Sport

Informação

PJ deteve suspeito de atear fogo em terreno privado que colocou em risco casas contíguas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve , ontem, o presumível autor de um crime de incêndio florestal, …

Região

Espetáculo de rua ‘InSomnio’ em Vila Nova de Poiares

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo multidisciplinar ‘InSomnio’, uma iniciativa do Teatro do Mar,…