Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

… irão defender os seus projetos. A sessão terá lugar a partir das 21h00 na Casa da Cultura César Oliveira e é promovida no âmbito da 4.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com os seus municípios constituintes.

O concurso, que conta com o envolvimento do Município de Oliveira do Hospital, é dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.

No centro das atenções estarão 10 ideias de negócio finalistas – apuradas entre as 13 candidaturas apresentadas – que serão defendidas pelos seus respetivos promotores nesta sessão pública. O projeto vencedor ganhará um vale tecnológico no valor de 75 euros para os elementos da equipa vencedora do ensino secundário/profissional e irá, posteriormente, representar o município oliveirense na final intermunicipal da CIM Região de Coimbra que decorrerá no início de Abril em formato de Boot Camp.

Nesta final do concelho de Oliveira do Hospital que juntará alunos do AEOH e da EPTOLIVA para além da apresentação das ideias de negócio, o programa inclui a breve exposição do projeto da turma do 3.º ciclo que vai participar na iniciativa Expo Empresas e ainda alguns momentos musicais pela Associação de Estudantes do AEOH. De referir ainda que o júri será constituído por três elementos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da BLC3 e da Caixa de Crédito Agrícola.

No presente ano letivo, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” é dirigido aos alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, entre eles, Oliveira do Hospital.

Dinamizado, pela primeira vez, junto dos alunos do 1.º ciclo, o programa assenta na “Aventura do Gaspar” que é constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada por este personagem. No concelho encontram-se envolvidos 52 alunos de 3 turmas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital – duas do 4.º ano e uma do 3.º ano da EB da Cordinha e EB1 Oliveira do Hospital.

Relativamente ao 3.º ciclo está a ser implementada, pela primeira vez, a iniciativa “Expo Empresas” que desafia as turmas participantes a criar a sua própria empresa. Cada turma deverá organizar-se como uma “empresa”, tendo os alunos como respetivos empresários, e que deverá ter em conta as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada.

Com o objetivo de desenvolver soluções educativas e formar para o empreendedorismo, desenvolvendo uma cultura empreendedora, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” envolve, em toda a CIM RC, relativamente ao 3.º ciclo e secundário/profissional: 41 escolas, 130 professores, 145 turmas e 2253 alunos, e dinamizou também várias iniciativas de formação de professores embaixadores com várias iniciativas na área do empreendedorismo.

Previous Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima
Next Caule comemora Dia Mundial da Árvore

Artigos Relacionados

Última Hora

GNR felicita a Rádio Boa Nova no Dia Mundial da Rádio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) felicita a Rádio Boa Nova, hoje, no dia em que se assinada o Dia Mundial da Rádio.

Informação

Região: Um bombeiro ficou gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães

Um bombeiro de 33 anos ficou, hoje, gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Cultura

Penela, Góis e Tábua recebem o ‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’

‘O Teatro Mais Pequeno do Mundo’ é uma proposta do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ que tem como objetivo levar o teatro às pessoas de uma forma mais envolvente e

Informação

Presidente da Comissão Regional do Centro, Ana Abrunhosa, acusada de difamar antecessor

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o ex-marido serão julgados por difamação…

Informação

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …

Última Hora

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Destaque

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que

Sociedade

ADI entregou vales de compras e prémios do concurso de Montras de Natal em Oliveira do Hospital

Depois de terminada mais uma época natalícia, acompanhada pela campanha proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Última Hora

IAPMEI promove Dia do Atendimento Descentralizado em Oliveira do Hospital

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação realiza, no dia 8 de julho, pelas 14h15, no salão nobre da Câmara de Oliveira do Hospital , o Dia…

Sociedade

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Última Hora

PSD de Oliveira do Hospital retoma “Pontal” das Caldas para mostrar que partido “está vivo”

O PSD de oliveirense realiza no próximo domingo, dia 25 de setembro, o 20º Convívio. A iniciativa conhecida por “Pontal das Caldas” marca a “rentrée”…

Informação

EPTOLIVA promoveu debate “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital,