Fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”

Fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) vai deixar de vender água em garrafas de plástico.

É já no início do segundo período letivo, dia 3 de janeiro, que as garrafas de água de plástico deixam de ser comercializadas nos bares das várias escolas que integram o Agrupamento.

Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, em declarações à Rádio Boa Nova, adiantou que a medida visa aplicar a resolução do Conselho de Ministros 141/2018, publicada no Diário da República em 26 de outubro, que “sugere que todas as escolas e Função Pública eliminem o plástico”. “Nesse sentido, vamos fazer com que a escola tenha uma prática de defesa do ambiente, de combater o uso excessivo do plástico para podermos, em conjunto, fazer algo para promover a qualidade de vida”, explicou o responsável.

Desta forma, o consumo da água será feito através de “utilização de copos ou garrafas reutilizáveis, trazidos de casa por cada um dos alunos, funcionários ou professores”. “Vamos vender água num jarro de vidro, de onde se podem encher os respetivos materiais reutilizáveis”.

“Nós temos essa consciência de podermos incutir, em toda a comunidade, essa grande necessidade e, através dos clubes eco-escolas que existem em todas as escolas do Agrupamento, promover outras medidas”, referiu Carlos Carvalheira.

À Rádio Boa Nova, o diretor afirmou que o objetivo é “fazer com que todos, especialmente os alunos, possam contribuir para uma atitude mais responsável e comprometida com o ambiente”.

“No AEOH o ambiente é tratado de forma diferente. Vamos todos dizer não ao plástico” é o lema da comunidade educativa que não só vai eliminar garrafas como também pratos, colheres, copos e outros utensílios de plástico.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas
Next João Ricardo Duarte é o novo presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Última Hora

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Região

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Última Hora

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca

Informação

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Politica

Deputados do PS apoiam conclusão do IC6

O deputado socialista Pedro Coimbra defendeu, ontem, a conclusão do IC6,  para servir Oliveira do Hospital e outros municípios vizinhos. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que em janeiro

Informação

FCOH organiza almoço de convívio para sócios, patrocinadores e parceiros do clube

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), como forma de agradecer todo o apoio prestado ao clube “neste momento de reestruturação e ressurgimento do clube”, está a

Informação

Percurso interpretativo de montanha assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de um passeio interpretativo de montanha. A iniciativa terá lugar amanhã, 27 de setembro,

Última Hora

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Informação

Mais de 80% de Portugal continental em seca severa em setembro

Mais de 80% de Portugal continental encontrava-se em setembro em seca severa, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que caracterizou aquele mês como

Informação

1º Rallye Castelo Porto de Mós realiza-se no próximo fim de semana

Troféu Rally Regional do Centro (TRRC) 2017 vai para a estrada este fim de semana com a realização do 1º Rallye Castelo Porto de Mós, numa organização conjunta do Penela

Região

Utentes e trabalhadoras livres de perigo após incêndio em lar

Todos os 14 idosos e duas trabalhadoras de um lar da Misericórdia de Arganil afetados por um incêndio na madrugada de hoje estão “livres de perigo”.

Região

Paróquia de Oliveira do Hospital recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

A paróquia de Oliveira do Hospital recusa o pagamento de serviços à GNR pela organização de procissões, não acatando o “entendimento diferente” desta instituição, disse hoje o padre António Loureiro.

Região

Liga Portuguesa Contra o Cancro suspende peditório em Oliveira do Hospital

O habitual peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com início a 1 de novembro, não se vai realizar no concelho de Oliveira do Hospital…

Região

Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do

Desporto

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Região

Santa Comba Dão garante cobertura de internet sem fios em todo o concelho

Santa Comba Dão já tem cobertura total de Internet sem fios em todo o concelho, dando assim um grande salto nas suas comunicações digitais. A notícia foi confirmada ao Jornal

Última Hora

Oliveira do Hospital está fora do mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de fogo

O Governo divulgou esta quinta-feira em Diário da República o mapa das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

Informação

Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”

O deputado do PSD, João Brito, opôs-se na última reunião da Assembleia Municipal ao executivo de José Carlos Alexandrino por continuar a “atribuir verbas para as festas” quando “as suas

Desporto

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)

Região

Parque do Mandanelho acolhe Encontro Cultural Distrital de Freguesias

A Delegação Distrital de Coimbra da ANAFRE vai realizar, no sábado, dia 12 de agosto, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, o I Encontro Cultural Distrital de Freguesias.

Destaque

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Informação

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Última Hora

GNR da Guarda vai distribuir vestuário e calçado a instituições

À semelhança de anos anteriores, o Comando Territorial da GNR da Guarda vai proceder à entrega de roupa e calçado por várias instituições do distrito.