Fim de semana com previsão de chuva e de neve

Fim de semana com previsão de chuva e de neve

Para hoje, sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, …

… tornando-se gradualmente muito nublado a partir do início da manhã de norte para sul.

Estão previstos períodos de chuva no litoral Norte a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, e sendo apenas a partir do final da tarde na região Sul.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, subindo para 1600 metros a partir da tarde. O vento, esse, soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste a partir do final da manhã, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, e tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste a partir do meio da tarde.

Os meteorologistas sublinham ainda a formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte e Centro, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, o distrito de Faro regista, esta sexta-feira, uma máxima de 17ºC e uma mínima de 8ºC, sendo a região mais quente do território continental. No lado oposto, Bragança regista as temperaturas mais baixas (mínima de -2ºC e máxima de 5ºC), segue-se Guarda (-1ºC e 5ºC), Viseu (0ºC e 8ºC), Vila Real (1ºC e 6ºC), Braga (1ºC e 9ºC), Castelo Branco (1ºC e 11ºC), Aveiro (2ºC e 11ºC), Leiria (2ºC e 13ºC), Viana do Castelo (3ºC e 10ºC), Porto (3ºC e 11ºC), Portalegre (3ºC e 10ºC) e Santarém (3ºC e 14ºC). Na capital, Lisboa é espera uma temperatura mínima de 6ºC e uma máxima de 14ºC. Para Setúbal, 4ºC e 15ºC e mais a sul, no Alentejo, os termómetros registam mínimas de 2ºC tanto em Évora como em Beja, distritos onde a máxima varia entre os 13ºC e os 14ºC.

No arquipélago da Madeira, o Funchal vai registar as sempre simpáticas temperaturas amenas, estando prevista uma máxima de 20ºC e uma mínima de 14ºC. No Porto Santo, o cenário é idêntico. Nos Açores, onde também está prevista chuva nas Flores e na Horta, as temperaturas máximas variam entre os 17ºC e os 19ºC e as mínimas entre os 13ºC e os 15ºC.

Para sábado, para o território continental, estão igualmente previstos períodos de chuva, por vezes persistente nas regiões Norte e Centro e queda de neve acima de 1600 metros.

O vento vai ser fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, no litoral a partir do meio da tarde. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h a partir da manhã.

Está prevista, para sábado, uma subida de temperatura, sendo acentuada da mínima, mas que voltará a descer, ligeiramente, no domingo, dia que será também marcado por períodos de chuva.

 

 

Previous Postais ilustrados estão em exposição no Museu Municipal Dr. Antº Simões Saraiva
Next Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”

Artigos Relacionados

Última Hora

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Informação

Agentes de viagens espanhóis e portugueses reuniram-se no Centro de Portugal

Representantes de agências de viagens espanholas e portuguesas passaram três dias no Centro de Portugal, na 2.ª Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens.

Região

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Última Hora

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Nacional

Operação “Pesados de mercadorias”: GNR fiscalizou 2 830 condutores e elaborou 1 933 autos

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 19 e 23 de novembro, executou várias operações de fiscalização de veículos pesados de mercadorias, nas vias mais críticas e de maior volume

Sociedade

MEMÓRIAS:  Na véspera das comemorações do feriado Municipal, a Rádio Boa Nova faz a reposição das entrevistas destes dois homenageados, Carlos Martins e Dulce Pássaro e emitidas nas comemorações dos

Última Hora

Despiste de camião corta A25 em Celorico da Beira

Um camião despistou-se esta madrugada na A25, ficando tombado na via. O acidente aconteceu pela 6h30, junto ao nó de Celorico da Beira …

Região

Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda

O Tribunal da Guarda começa, esta manhã, a julgar pelos crimes de peculato e de falsidade informática a antiga presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS)

Informação

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.

Última Hora

ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.536 garrafas de vinho espumante falsificado, em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo o valor total da apreensão ultrapassado os cinco

Última Hora

11 detenções, 846 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de fevereiro a 5 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Cultura

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia.