Fim de semana com previsão de chuva e de neve

Fim de semana com previsão de chuva e de neve

image_pdfimage_print

Para hoje, sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, …

… tornando-se gradualmente muito nublado a partir do início da manhã de norte para sul.

Estão previstos períodos de chuva no litoral Norte a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, e sendo apenas a partir do final da tarde na região Sul.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, subindo para 1600 metros a partir da tarde. O vento, esse, soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste a partir do final da manhã, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, e tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste a partir do meio da tarde.

Os meteorologistas sublinham ainda a formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte e Centro, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, o distrito de Faro regista, esta sexta-feira, uma máxima de 17ºC e uma mínima de 8ºC, sendo a região mais quente do território continental. No lado oposto, Bragança regista as temperaturas mais baixas (mínima de -2ºC e máxima de 5ºC), segue-se Guarda (-1ºC e 5ºC), Viseu (0ºC e 8ºC), Vila Real (1ºC e 6ºC), Braga (1ºC e 9ºC), Castelo Branco (1ºC e 11ºC), Aveiro (2ºC e 11ºC), Leiria (2ºC e 13ºC), Viana do Castelo (3ºC e 10ºC), Porto (3ºC e 11ºC), Portalegre (3ºC e 10ºC) e Santarém (3ºC e 14ºC). Na capital, Lisboa é espera uma temperatura mínima de 6ºC e uma máxima de 14ºC. Para Setúbal, 4ºC e 15ºC e mais a sul, no Alentejo, os termómetros registam mínimas de 2ºC tanto em Évora como em Beja, distritos onde a máxima varia entre os 13ºC e os 14ºC.

No arquipélago da Madeira, o Funchal vai registar as sempre simpáticas temperaturas amenas, estando prevista uma máxima de 20ºC e uma mínima de 14ºC. No Porto Santo, o cenário é idêntico. Nos Açores, onde também está prevista chuva nas Flores e na Horta, as temperaturas máximas variam entre os 17ºC e os 19ºC e as mínimas entre os 13ºC e os 15ºC.

Para sábado, para o território continental, estão igualmente previstos períodos de chuva, por vezes persistente nas regiões Norte e Centro e queda de neve acima de 1600 metros.

O vento vai ser fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, no litoral a partir do meio da tarde. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h a partir da manhã.

Está prevista, para sábado, uma subida de temperatura, sendo acentuada da mínima, mas que voltará a descer, ligeiramente, no domingo, dia que será também marcado por períodos de chuva.

 

 

Previous Postais ilustrados estão em exposição no Museu Municipal Dr. Antº Simões Saraiva
Next Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”

Artigos Relacionados

Última Hora

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Informação

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Sociedade

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Informação

Marchas Populares animam Loriga

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 21 de junho.

Informação

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa

Informação

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Vítimas dos incêndios podem pedir indemnização sem ser à provedora de Justiça

As vítimas dos incêndios que não sejam consideradas feridos graves para efeitos de indemnização podem aceder à Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização, um mecanismo extrajudicial gratuito.

Última Hora

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício

Última Hora

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,