Filarmónica de Arganil comemora 166 anos com um conjunto de iniciativas

Filarmónica de Arganil comemora 166 anos com um conjunto de iniciativas

image_pdfimage_print

No dia 9 de julho de 1853, por iniciativa do Padre Manuel da Costa Vasconcelos Delgado, era formada a primeira filarmónica em Arganil, cuja atividade perdura até aos dias de hoje.

166 anos depois, a Associação Filarmónica de Arganil (AFA) mantém a vitalidade e a dinâmica que marca a sua história e quer continuar a afirmar-se como uma Instituição cultural de referência do concelho de Arganil e de toda a Beira Serra.

Prosseguir com o trabalho desenvolvido, honrando o seu passado, ao mesmo tempo que incorpora inovação e criatividade na sua ação, é fundamental para reforçar a sua atratividade junto dos mais jovens e aumentar a qualidade artística com que se apresenta.

A aposta na Escola de Música, na qualificação dos seus executantes que frequentam o Conservatório de Música de Coimbra, o investimento na renovação de instrumental e a realização do I Estágio de Musica em Arganil são prioridades assumidas e concretizadas pela direção para alcançar a ambição de dotar a nossa Filarmónica das condições exigidas para continuar a honrar o legado da sua história.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a direção refere que para este processo de afirmação, é essencial valorizar a importância associada à disponibilidade e ao empenho que os jovens executantes colocam na sua ação, à competência, experiência e proximidade do Maestro Pedro Carvalho que introduziu maior motivação nos Executantes, e à dedicação demonstrada pelo conjunto de diretores e Amigos da AFA, cujo exemplo de voluntariado é de evidenciar.

Com o objetivo de celebrar a sua prestigiada história e em simultâneo incentivar a construção de futuro grandioso, a AFA irá realizar um conjunto de atividades em Arganil, no próximo dia 20 de julho (sábado), com o seguinte Programa:

11h00– Animação da vila com os AFADixie;

16h00 – Saudação da AFA a Arganil, com Arruada na Av. José Augusto de Carvalho e Praça Simões Dias;

18h00 – Missa em sufrágio de Executantes, Dirigentes e Associados já falecidos, na Igreja Matriz de Arganil;

21h30 – Concerto com a participação da Academia Artística do Município de Tábua e da Associação Filarmónica de Arganil, a realizar no Paço Grande (junto à Casa das Coletividades);

23h30 – Bolo de Aniversário para todos os presentes;

A Direção da AFA tem a honra de convidar todos os Arganilenses e Amigos a participar ativamente nesta Iniciativa, sendo que a sua presença será demonstrativa do carinho que nutrem por esta secular Instituição e motivadora para a concretização dos novos e estimulantes desafios que se colocarão no futuro.

Previous Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones
Next Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

Região: ASAE apreende meia tonelada de leitão abatido clandestinamente

A ASAE apreendeu cerca de meia tonelada de carne de leitão, durante o último período festivo e deteve três pessoas em flagrante delito.

Informação

Casal ficou ferido em despiste no IC6

Um automóvel despistou-se ontem, cerca das 17h30, no IC6, ao quilómetro 14, na zona de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil.

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de atear fogo florestal em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem,…

Última Hora

 Roubo por explosão em máquinas multibanco em Condeixa e na Mealhada

Duas máquinas multibanco foram assaltadas por explosão na madrugada de hoje, em Condeixa-a-Nova (Coimbra) e na Mealhada, num espaço de uma hora, disse à Lusa fonte da GNR.

Informação

João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece João Batista, investigador na área da prototipagem e construção de equipamentos mecânicos.

Última Hora

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

Destaque

Sinistralidade: 16 detenções, 672 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 18 a 24 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Educação

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Informação

Alva Valley Hotel vai ser inaugurado quarta feira

O Alva Valley Hotel, nova unidade hoteleira no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser inaugurado na próxima quarta feira, dia 16, pela secretária de Estado do turismo, Ana Mendes