Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio

Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio

image_pdfimage_print

Seis pessoas foram ontem resgatadas na praia do Cabo Mondego, Figueira da Foz, por elementos do Corpo de Intervenção (CI) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP, enquanto os bombeiros combatiam um incêndio florestal a poucos metros.

A situação de emergência aconteceu às 18h10 quando seis pessoas, todas adultas, ficaram presas num areal entre rochas, sem poderem sair face à subida da maré, ao mesmo tempo que do outro lado da via de acesso à antiga fábrica do Cabo Mondego, bombeiros e outros operacionais combatiam um incêndio florestal na encosta sudoeste da serra da Boa Viagem.

Uma equipa de nove elementos do CI da UEP, destacada para o local para auxiliar as operações de segurança na avenida marginal, face à proximidade do incêndio, acabou por resgatar seis pessoas, incluindo uma mulher com mobilidade reduzida, retiradas da praia por uma encosta com cerca de 10 metros de altura com recurso a escadas dos bombeiros.

“Estávamos aqui a auxiliar o incêndio, foi-nos comunicado que estavam pessoas na praia e como a maré subiu não tinham acesso cá acima [à estrada]. Fomos pedir escadas aos bombeiros e tirámos as pessoas. Estavam seis, uma delas com escoriações [uma mulher, ferida ligeira do incidente]”, disse à Lusa no local Nuno Santorum, chefe da equipa do Corpo de Intervenção da PSP.

Já as chamas que deflagraram cerca das 17h25 numa zona florestal de mato e canaviais na mesma zona do Cabo Mondego, lavraram durante cerca de uma hora e foram combatidas por 28 operacionais e sete viaturas de quatro corporações de bombeiros, auxiliadas por um helicóptero.

O incêndio, cujo alerta foi dado para os bombeiros por outros dois elementos do CI da Unidade Especial de Polícia que, na altura, passavam no local numa viatura e assinalaram “muito fumo” na zona florestal, terá sido provocado por um dispositivo de lançamento de fogo-de-artifício, que estaria licenciado, instalado naquele mesmo terreno e relacionado com festividades populares que decorriam nas imediações.

Previous Quase 20 concelhos em risco máximo de incêndio
Next Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”

Artigos Relacionados

Cultura

Góis em festa com as Marchas Populares

A Câmara Municipal de Góis organiza, uma vez mais, as Marchas Populares que, no sábado, dia 16 de junho, prometem animar a vila.

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Destaque

Líder da Juventude Popular com ligações a Oliveira do Hospital distinguido pela FORBES

O Presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, foi considerado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais brilhantes,…

Última Hora

Câmara de Arganil mantém aposta na gratuitidade do transporte para os alunos do concelho

O Município de Arganil vai continuar a assegurar a gratuitidade dos transportes para os alunos do concelho até aos 18 anos, tal como previsto pelo relatório de atividades na área

Sociedade

“Há festa” alerta para requalificação da Zona Histórica num evento de “cariz único e especial”

A Zona Histórica de Oliveira do Hospital está de novo em festa. A partir de hoje e até domingo, 26 de junho, acontece ali mais uma edição do “Há Festa …”

Informação

CCPOH: Secção de Motores promove Passeio de Clássicos “Rota do Vinho do Dão – Mangualde”

A Secção de Motores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza no próximo domingo, 29 de setembro,

Educação

“Engenharia Informática” da ESTGOH entre os cursos com maior taxa de empregabilidade no país

A Direção Geral do Ensino Superior divulgou os dados relativos às taxas de empregabilidade dos cursos lecionados no país. Da lista faz parte o curso “Engenharia Informática” …

Informação

O tempo vai mudar. Prepare-se para chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente já a partir do final do dia de hoje,…

Última Hora

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Desporto

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Região

Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas

A GNR apreendeu 41 quilos de pescada branca e 114 quilos de amêijoa branca, esta terça e quarta-feira, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

Região

Jovem é suspeito de matar a tia com arma branca em Viseu

Uma mulher com 43 anos foi mortalmente esfaqueada, esta segunda-feira, no Bairro de Santo Estêvão, em Viseu. Segundo notícia avançada pelo Jornal de Notícias, o suspeito é o sobrinho de