Festividades de Natal chegam a Seia

Festividades de Natal chegam a Seia

image_pdfimage_print

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da cidade…

…(de maior atividade económica), com o objetivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, as árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social e escolas do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e ‘graúdos’- com animação musical, mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal – enriquecem esta época festiva.

A praça do município oferece, de 7 a 22 de dezembro, oportunidades para adquirir prendas de Natal, no Mercadinho, a que se alia o entretenimento e o imaginário infantil no Reino do Pai Natal. Os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o programa de animação, de que constam oficinas de culinária, origami, ioga, apresentações e representações diversas, contos e músicas alusivas ao Natal, prometem cativar crianças e adultos e aquecer o espírito natalício.

A tenda que acolhe as festividades durante a semana funciona das 09h às 17h30, com atividades maioritariamente dinamizadas pela Ludoteca Municipal, e aos fins-de-semana das 14h às 20h.

O convite também é para reviver tradições natalícias. Assim, de 7 de dezembro a 31 de janeiro a Casa Municipal da Cultura e o Posto de Turismo têm em exposição “Os Presépios do Mundo”, coleção privada (de Miranda Garcia) doada à autarquia. A exposição apresenta presépios de artesões de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo e pretende demonstrar a diversidade de abordagens, de materiais utilizados e de proveniências.

No dia 14 de dezembro (às 17h), o programa conta com o concerto de Natal com as Classes de Conjunto de Coro e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Seia, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Nesta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

O concelho é rico em festividades. Se na sede do município o Pai Natal assume o papel central, a aldeia de Cabeça dá primazia às tradições do Natal na montanha. Assim, de 7 de dezembro a 1 de janeiro, as pitorescas ruas desta Aldeia de Montanha voltam a engalanar-se com uma decoração simples e ecológica. Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

Na reta final do ano, a vila de São Romão volta a celebrar a Passagem do Ano com atividades ao ar livre, festa promovida pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Já em 2020, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 11 de janeiro (às 21h30).

Previous Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios
Next Caldas da Rainha: GNR apreende artigos contrafeitos no valor de mais de 30 mil euros

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: MAAVIM continua a lutar pelos apoios prometidos

Após 10 meses dos grandes incêndios de 15 de outubro, o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM),…

Informação

Arganil promove “Noites de Verão” em agosto

A Câmara Municipal de Arganil aposta, uma vez mais, na promoção de programas culturais para dinamizar as “Noites de Verão”, …

Última Hora

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Informação

ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau após ter efetuado uma ação de fiscalização…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Informação

Penalva de Alva acolhe XV Encontro de Tunas

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo domingo, dia 18 de novembro, o XV Encontro de Tunas, a partir das 14h30.

Destaque

“Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia”, dia 4 de abril, às 18.30H, no auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital.

“Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia” é um debate aberto à comunidade e uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, vai realizar-se no dia 4 de abril, às 18.30H, no auditório do

Informação

Cinfães: Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

Última Hora

Piloto natural de Coimbra encontrado sem vida em Estugarda

Duarte Pato, de 38 anos, piloto da TAP e natural de Coimbra, faleceu, esta madrugada, na Alemanha.

Última Hora

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso laranja devido à queda de neve, encontrando-se o resto do país a amarelo devido ao vento forte, chuva

Região

Infraestruturas de Portugal vai melhorar EN 230

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai melhorar o pavimento da Estrada Nacional (EN) 230 no concelho de Oliveira do Hospital.