Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região
16 Maio, 2019 1326 Views

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

image_pdfimage_print

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo promover “a cultura, a identidade e a tradição” da região.

Este ano, o festival conhecido por recriar tradições e prestar homenagem às gentes da terra, está mesmo de regresso às origens, uma vez que volta a ter palco no “coração da aldeia”, junto à Igreja Matriz de Travanca de Lagos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Cerveira, presidente da Liga de Travanca de Lagos, afirmou que “o ponto alto vai ser sempre o encontro e reencontro das pessoas”. “Acho que a melhor moeda de retorno para nós, jovens da Liga de Travanca de Lagos, é realmente as pessoas saírem à rua e participarem”, referiu.

Defendendo que se trata de um festival “não só da aldeia mas sim da região toda”, Tiago Cerveira considera que o “Origens” é um festival “sem idade”. “A arte não tem idade e não tem limites e é isso que o Origens tem revolucionado. Nós despertamos ali sentimentos. O Origens serve, sobretudo, para valorizar a cultura”, reforçou.

Acerca do facto de o festival voltar a realizar-se no espaço que foi palco da primeira edição, Tiago Cerveira referiu que agora, com a “distribuição do programa, faz mais sentido voltar ao coração da aldeia”. “É ali que estão as pedras mais antigas. O ambiente vai ser muito mais acolhedor e intimista”, disse, crente de que, desta forma, “as pessoas vão sentir-se em casa”.

 

Quanto ao programa desta 6ª edição, o presidente da Liga adiantou que seguiram “a linha de programação dos outros anos”, com atuações na sexta-feira e sábado à noite e no domingo à tarde.

Para a noite de sexta-feira está reservada uma atuação de Luís Peixoto, “um músico da praça nacional, que vem apresentar um trabalho a solo que mistura música eletrónica com instrumentos tradicionais”. No sábado, sobe ao palco um grupo do curso de Artes de Espetáculo e Interpretação da Eptoliva, com a peça “O Meu Caso”, de José Régio. Segue-se a atuação de Pilha Galinhas, “um grupo mais dedicado à música tradicional portuguesa”. Por fim, no domingo, estão programadas diversas atividades, nomeadamente “um passeio interpretativo da aldeia”.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»

Previous Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais
Next Rádio Boa Nova estreou "Espaço UCC Pinheiro dos Abraços"

Artigos Relacionados

Última Hora

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Cultura

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.

Informação

O tempo vai mudar. Prepare-se para chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente já a partir do final do dia de hoje,…

Destaque

Luís Lagos considera fundamental que “determinadas pessoas que ocupam o centro-direita se afastem de vez”

Luís Lagos foi um dos vencedores da noite eleitoral em Oliveira do Hospital, ao conseguir a sua reeleição e a eleição de um segundo deputado do CDS-PP, por via da

Informação

Incêndio em Oliveira do Hospital (Quintas de S. Pedro), está praticamente resolvido.

Foi graças à pronta intervenção dos bombeiros e de 3 meios aéreos (helicópteros), que o fogo que deflagrou junto às Quinta de S. Pedro em Oliveira do Hospital no início desta

Informação

Cláudio Garcia é o novo técnico do FCOH

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital anunciou o novo técnico da equipa. Cláudio Garcia foi o escolhido para comandar a equipa despromovida ao campeonato distrital.

Região

Incêndios de outubro: Mais de metade das causas foram intencionais ou negligentes

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente entregue ontem no parlamento, “em termos de grandes grupos de causas (…) 40% tiveram origem em reacendimentos, 40% em causas intencionais e 20%

Última Hora

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Informação

Futsal: AGU/GD Ulmeiro vence Taça de Honra AFC

A equipa da AGU/GD Ulmeiro, seniores masculinos, venceu a final da Taça de Honra Associação de Futebol (AF) de Coimbra,…

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH perde na última jornada mas garante manutenção

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, a última jornada do campeonato por 3-2 frente ao Clube Desportivo Cucujães.

Última Hora

Plano Municipal para a Igualdade cumprido com sucesso em Oliveira do Hospital

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se desenrolaram entre 18 e 24 de junho em Oliveira do Hospital, terminaram com uma mesa redonda…

Região

Município de Penacova e Câmara Municipal de Nova Friburgo (Brasil) estreitam relações

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), Alexandre Cruz, assinaram  uma Carta de Intenções que prevê