Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região
16 Maio, 2019 312 Views

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

image_pdfimage_print

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo promover “a cultura, a identidade e a tradição” da região.

Este ano, o festival conhecido por recriar tradições e prestar homenagem às gentes da terra, está mesmo de regresso às origens, uma vez que volta a ter palco no “coração da aldeia”, junto à Igreja Matriz de Travanca de Lagos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Cerveira, presidente da Liga de Travanca de Lagos, afirmou que “o ponto alto vai ser sempre o encontro e reencontro das pessoas”. “Acho que a melhor moeda de retorno para nós, jovens da Liga de Travanca de Lagos, é realmente as pessoas saírem à rua e participarem”, referiu.

Defendendo que se trata de um festival “não só da aldeia mas sim da região toda”, Tiago Cerveira considera que o “Origens” é um festival “sem idade”. “A arte não tem idade e não tem limites e é isso que o Origens tem revolucionado. Nós despertamos ali sentimentos. O Origens serve, sobretudo, para valorizar a cultura”, reforçou.

Acerca do facto de o festival voltar a realizar-se no espaço que foi palco da primeira edição, Tiago Cerveira referiu que agora, com a “distribuição do programa, faz mais sentido voltar ao coração da aldeia”. “É ali que estão as pedras mais antigas. O ambiente vai ser muito mais acolhedor e intimista”, disse, crente de que, desta forma, “as pessoas vão sentir-se em casa”.

 

Quanto ao programa desta 6ª edição, o presidente da Liga adiantou que seguiram “a linha de programação dos outros anos”, com atuações na sexta-feira e sábado à noite e no domingo à tarde.

Para a noite de sexta-feira está reservada uma atuação de Luís Peixoto, “um músico da praça nacional, que vem apresentar um trabalho a solo que mistura música eletrónica com instrumentos tradicionais”. No sábado, sobe ao palco um grupo do curso de Artes de Espetáculo e Interpretação da Eptoliva, com a peça “O Meu Caso”, de José Régio. Segue-se a atuação de Pilha Galinhas, “um grupo mais dedicado à música tradicional portuguesa”. Por fim, no domingo, estão programadas diversas atividades, nomeadamente “um passeio interpretativo da aldeia”.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»

Previous Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais
Next Rádio Boa Nova estreou "Espaço UCC Pinheiro dos Abraços"

Artigos Relacionados

Última Hora

Oliveira do Hospital acolheu XVI Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital recebeu, no passado sábado, o XVI Torneio Aberto de Ténis de Mesa  de Oliveira do Hospital.

Informação

Operação “Páscoa”: 4 908 infrações, 764 acidentes e 163 detenções até ao momento

A Operação” Páscoa 2019” da GNR arrancou na última quinta-feira e, até ontem à noite, registou um total de 764 acidentes que deram origem a 27 feridos em estado grave

Destaque

Principais provas do ciclismo nacional passam por Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta tem passagem assegurada pelo concelho de Oliveira do Hospital no dia 14 de agosto. Antes, no dia 29 de junho, …

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Região

IP5 cortado em Viseu desde as 8h00 devido a incêndio

O Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, está cortado desde as 08h00 de hoje, nos dois sentidos em Viseu, devido a um incêndio…

Última Hora

Ordem dos Médicos denuncia carência de equipamentos de radioterapia no Centro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou a falta de equipamentos de radioterapia e,…

Cultura

“VII Férias com Cultura” em Vila Franca da Beira, este domingo.

A União Desportiva e Tuna Vilafranquense em parceria com a União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e o apoio do Município de Oliveira do Hospital. Realizam

Região

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas

Última Hora

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Sociedade

Aqua Village Health Resort & SPA ganha Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo segundo ano consecutivo

O Aqua Village Health Resort & SPA, considerado o melhor resort de luxo para famílias da Europa, ganhou pelo segundo ano consecutivo o Prémio Cinco Estrelas Regiões (2019), na categoria

Região

Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que o país está a fazer um “esforço gigantesco” na prevenção e no combate aos incêndios florestais,… …a propósito

Sociedade

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…