Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região
16 Maio, 2019 1033 Views

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

image_pdfimage_print

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo promover “a cultura, a identidade e a tradição” da região.

Este ano, o festival conhecido por recriar tradições e prestar homenagem às gentes da terra, está mesmo de regresso às origens, uma vez que volta a ter palco no “coração da aldeia”, junto à Igreja Matriz de Travanca de Lagos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Cerveira, presidente da Liga de Travanca de Lagos, afirmou que “o ponto alto vai ser sempre o encontro e reencontro das pessoas”. “Acho que a melhor moeda de retorno para nós, jovens da Liga de Travanca de Lagos, é realmente as pessoas saírem à rua e participarem”, referiu.

Defendendo que se trata de um festival “não só da aldeia mas sim da região toda”, Tiago Cerveira considera que o “Origens” é um festival “sem idade”. “A arte não tem idade e não tem limites e é isso que o Origens tem revolucionado. Nós despertamos ali sentimentos. O Origens serve, sobretudo, para valorizar a cultura”, reforçou.

Acerca do facto de o festival voltar a realizar-se no espaço que foi palco da primeira edição, Tiago Cerveira referiu que agora, com a “distribuição do programa, faz mais sentido voltar ao coração da aldeia”. “É ali que estão as pedras mais antigas. O ambiente vai ser muito mais acolhedor e intimista”, disse, crente de que, desta forma, “as pessoas vão sentir-se em casa”.

 

Quanto ao programa desta 6ª edição, o presidente da Liga adiantou que seguiram “a linha de programação dos outros anos”, com atuações na sexta-feira e sábado à noite e no domingo à tarde.

Para a noite de sexta-feira está reservada uma atuação de Luís Peixoto, “um músico da praça nacional, que vem apresentar um trabalho a solo que mistura música eletrónica com instrumentos tradicionais”. No sábado, sobe ao palco um grupo do curso de Artes de Espetáculo e Interpretação da Eptoliva, com a peça “O Meu Caso”, de José Régio. Segue-se a atuação de Pilha Galinhas, “um grupo mais dedicado à música tradicional portuguesa”. Por fim, no domingo, estão programadas diversas atividades, nomeadamente “um passeio interpretativo da aldeia”.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»

Previous Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais
Next Rádio Boa Nova estreou "Espaço UCC Pinheiro dos Abraços"

Artigos Relacionados

Nacional

Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

Lisboa vai acolher, em 2022, as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, aquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica. O anúncio, já esperado, foi recebido com “alegria”. Com

Informação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da toponímia do Vale Ferreiro

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Última Hora

Seia avança com Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia foram convidados pela Autarquia de Seia a participar no Orçamento Participativo Escolar, apoiando os processos e tomadas de decisão que

Sociedade

Secretário de Estado do Ambiente inaugura a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada amanhã, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque do Mandanelho, pelo presidente …

Sociedade

Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje

As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do

Informação

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Cultura

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Região

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Região

Há oito distritos sob aviso vermelho devido à depressão “Helena”

Vários distritos da costa ocidental de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima, o que levou já ao encerramento de oito

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,