Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital
27 Abril, 2018 1093 Views

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Participam este ano a concurso a CARPE TUNA (Real Tuna Académica da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova); o CORAL QUECOFÓNICO DO CIFRÃO (Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra);  JÁ B’UBI & TOKUSKOPUS (Orquestra Académica da Universidade da Beira Interior da Covilhã) e  REAL FORTUNA ACADÉMICA DE COIMBRA.

No Festival vão estar oito prémios a concurso: cinco coletivos, “Melhor Tuna”, “Tuna Mais Tuna”, “Melhor Serenata”, “Melhor Instrumental” e “Melhor Passe Calles”, e três individuais: “Melhor Solista”, “Melhor Pandeireta” e “Melhor Porta-Estandarde”. Haverá ainda mais um prémio coletivo de participação facultativa, denominado “Catraia de São Paio Capital do Cobre e Latão”, a atribuir ao “Melhor Original”.

Extra-concurso, e como anfitriãs, sobem ainda a palco a Estunina e a Estotuna D’Espital, respetivamente, tunas feminina e masculina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

Mais cedo, a partir das 15h30 inicia-se o “Passe Calles” com paragem em oito pontos de restauração da cidade, onde as tunas a concurso serão avaliadas pela sua animação.

O Festival de Tunas, organizado pela União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, apresenta-se como um evento cultural e lúdico, que “mais uma vez pretende contribuir para a promoção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, enquanto instituição pública de ensino superior do concelho e desta região do interior do país”. A iniciativa visa também proporcionar “um maior envolvimento social da comunidade local com os seus estudantes”.

image_pdfimage_print
Previous Lotes de madeira ardida renderam 2,85 milhões em hasta pública
Next Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

Artigos Relacionados

Informação

MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) continua no terreno a ajudar as populações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017.

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração…

Região

Colisão provoca um morto e quatro feridos no IP3 em Penacova

Um acidente entre dois veículos ligeiros, seguido do despiste de um pesado e de um atropelamento no IP3, em Penacova, provocou, no final de tarde desta quarta-feira, um morto, segundo

Informação

CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, um documento que propõe a reformulação das ajudas públicas previstas…

Informação

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Última Hora

Associação da Serra da Estrela pede recuperação de áreas ardidas

A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela defendeu hoje a recuperação das áreas destruídas pelos incêndios naquela região…

Sociedade

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Desporto

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Informação

“Conversas com Barriguinhas” em Oliveira do Hospital

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 25 de fevereiro, entre as  14h00 e as 17h00, na Clínica Médica e Paramédica.

Última Hora

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Informação

Região: Militar ferido com gravidade após atropelamento

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi, ontem, atropelado com gravidade em Cunha Alta, no concelho de Mangualde (Viseu).

Última Hora

Tondela: Colisão na Estrada Nacional 2 fez um ferido grave

A colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 2 resultou, na tarde de sábado, em dois feridos, um grave e um ligeiro. O acidente aconteceu na zona da aldeia

Última Hora

Figueira da Foz: homem acusado de matar mulher detido preventivamente em hospital prisão

O homem acusado de matar a mulher a tiro, na última semana, em Quiaios, na Figueira da Foz, vai aguardar julgamento com a medida de coação mais gravosa num hospital

Informação

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Informação

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Informação

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Sociedade

Oliveira do Hospital conta com novo instrumento de apoio à população

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é o novo dispositivo de articulação entre várias entidades, que irá assegurar o atendimento e acompanhamento social…

Região

Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína

Um homem de 27 anos foi detido, esta terça-feira, na zona de Tavarede, na Figueira da Foz, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Região

Aveiro: Jovem de 23 anos morre após colisão contra árvore

Um jovem de 23 anos morreu na madrugada de hoje em Aveiro, na sequência do despiste de uma viatura ligeira.

Informação

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril

Foi durante a manhã que aconteceu a Sessão Solene das comemorações do 44º Aniversário do 25 de abril. Um dia para visitar ou revisitar muitas exposições e acompanhar as diversas

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Última Hora

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Região

Queda de neve obriga ao encerramento de estradas na Serra da Estrela

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, …