Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)

Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)

image_pdfimage_print

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, conta com 42 anos de atividade e há 39 anos que promove o Festival de Folclore da Beira Serra.

Nos dias 12 e 13 de julho, o pavilhão Serafim Marques volta a ser palco do evento, que conta com quatro ranchos convidados.

O Grupo Folclórico de Centro de C. De Abitureiras (Ribatejo/Santarém), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Angeja (Beira Litoral/ Albergaria-a-Velha), Grupo Folclórico de Santa Eulália de Barrosa (Entre Douro e Minho/ Vizela) e Rancho Regional de Fânzeres (Douro Litoral/ Gondomar), são os grupos que no sábado , dia 13 de julho, se associam ao Rancho Folclórico Sampaense para a 39ª edição do Festival de Folclore da Beira Serra.


Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho de S. Paio de Gramaços, referiu, esta manhã, na Rádio Boa Nova que está tudo preparado para “recebermos muita gente da região”. Segundo o responsável, que dirige o Rancho nos últimos 40 anos, o Festival pretende “representar as várias regiões do país, com trajes e danças diferentes”. No caso do Rancho Folclórico Sampaense, Manuel Mendes, explicou que se trata de um “rancho da Beira Alta que representa danças, usos e costumes das suas terras”. “Procuramos representar dignamente a Beira Alta Serrana, que é a zona onde estamos inseridos. No rancho, cada traje tem a sua função: os mordomos, os romeiros, os trabalhadores, os canastreiros e cesteiros, noivos… Tudo isso são trajes que nós recolhemos e apresentamos”, explicou.

Com 42 anos de existência, o Rancho Folclórico Sampaense integra a Federação do Folclore Português (FFP). “Fomos os primeiros (do concelho) a entrar na FFP, o que é resultado de trabalho feito”, contou Manuel Mendes que é membro do Conselho Técnico da Beira Alta Serrana da FFP, a quem cabe “avaliar e ajudar” os ranchos da região para que cumpram com os requisitos. “Os grupos têm que ser por nós aconselhados para que sejam dignos representantes da sua região”, contou.

Com 82 anos, Manuel Mendes é o elemento que há mais anos integra (no ativo) o Rancho Folclórico Sampaense. Na Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o grupo conta com cerca de 40 elementos. “Temos tido bastante sorte com os elementos. Pessoas com educação, compreensão e ativos”, verificou, contando que os ensaios são semanais. “É uma horazinha que ajuda a viver as pessoas. Ficar em casa é bem pior. Assim faz-se convívio e dança-se. Faz melhor dançar do que caminhar”.

Às portas do 39º Festival de Folclore da Beira Serra que começa no dia 12, com os concertos didáticos “MúsicaLinc” e reserva para o dia 13, a partir das 21h30, a noite de Folclore, Manuel Mendes convida “toda a população em geral” a marcar presença. “Vão gostar e sair de lá maravilhados”, assegurou.

Previous ASAE instaurou 19 processos a operadores de “Fast Food”
Next Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, revela relatório da WWF

Artigos Relacionados

Desporto

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Região

Indemnizações às vítimas dos incêndios não vão ser pagas até ao Natal

As vítimas dos incêndios não vão receber as indemnizações a que têm direito até ao Natal. Segundo notícia avança pela Rádio Renascença, …

Região

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Última Hora

“Gala dos Pequenos Grandes Heróis” alerta para incidência de cancro na infância e idade jovem (com vídeo)

A equipa “Vida com Arte”, do Projeto “Dou Mais tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro promove , no dia 18 de junho,

Última Hora

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Última Hora

Turismo Centro de Portugal vence Prémio Reconhecimento nos Publituris Portugal Trade Awards

O Turismo Centro de Portugal recebeu o Prémio Reconhecimento dos Publituris Portugal Trade Awards 2018. A escolha foi revelada hoje, durante a gala dos prémios…

Informação

António Costa entregou novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais

O primeiro-ministro, António Costa, procedeu ontem à entrega de novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais, numa cerimónia realizada na Lousã.

Informação

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

Última Hora

“Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)

Prestes a fazer um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, Paula Lameiras, que ficou sem casa de habitação e a sua fonte de rendimento, a Queijaria Lameiras,

Sociedade

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Região

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Educação

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …