Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho

Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho

De 13 a 22 de julho, o Festival das Artes celebra a sua 10.ª edição com um regresso às origens. A história mítica de Pedro e Inês serve de mote a uma edição especial dedicada…

… à qualidade artística existente em Portugal nas mais diversas áreas, da música à gastronomia, da dança às artes visuais.

Sob o signo dos “Amores e Desamores”, o festival volta a ter como palco principal o Anfiteatro Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas, mas espalha-se por toda a cidade, do Convento São Francisco ao rio Mondego, passando por locais como a Biblioteca da Universidade de Coimbra, o Edifício Chiado ou o Museu Machado de Castro.

A programação inclui vários concertos, entre os quais três orquestras nacionais que prometem encher as noites de música clássica, três exposições, um bailado, um programa educativo para os mais novos, um ciclo de gastronomia, uma conferência e uma especialíssima sessão de cinema.

O concerto de abertura “Amor Fatal” tem lugar no dia 13 de julho, no Convento São Francisco, onde o extraordinário violinista Yang Liu e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, apresentam a Abertura Fantasia Romeu e Julieta de Piotr Ilitch Tchaikovsky, uma das mais pungentes e célebres obras musicais escritas a partir do drama de Shakespeare, seguida do Concerto para violino nº1, em sol menor, Op. 26 de Max Bruch e da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky.

Os “Amores e Desamores” também merecem destaque na obra de Graça Morais, com a exposição “Os quadros também se enamoram” a ser inaugurada no dia seguinte, no Edifício Chiado, com curadoria de José Pedro Correia da Silva. O Ciclo do Cinema, por sua vez, estreia-se este ano no formato drive-in com a exibição do lendário filme “West Side Story” a 16 de julho, num serão que promete ser inesquecível.

No dia 21 de julho, o Anfiteatro Colina de Camões acolhe o bailado em I Ato, “Murmúrios de Pedro e Inês”, um espectáculo onde a dança usa os dois corpos como linguagem que materializa a lenda e a emoção, dirigido e interpretado por Solange Melo e Fernando Duarte, com coreografia de Fernando Duarte e música de Bernardo Sassetti e Fernando Lopes-Graça.

O concerto de encerramento do festival, no dia 22 de julho, une a jovem e talentosa pianista Inês Costa à Orquestra Metropolitana de Lisboa que é dirigida pelo maestro Pedro Amaral. “Amor e Saudade” volta, assim, a juntar os nomes simbólicos de Pedro e Inês com o Concerto para piano nº 21 em Dó Maior K. 467 de Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia nº 9 Op.95 em mi menor “Novo Mundo” de Antonín Dvořák.

image_pdfimage_print
Previous Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova
Next GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

Artigos Relacionados

Desporto

Município de Tábua promove Gala do Desporto

A Gala do Desporto do Município de Tábua, referente à época desportiva 2017/2018, realiza-se a 20 de janeiro de 2018, no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21h00.

Última Hora

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Região

Pedrogão: Fundo Revita apoia 363 agricultores afetados com 812 mil euros

O Conselho de Gestão do Fundo Revita decidiu atribuir subsídios a 363 produtores afetados pelo incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande,…

Última Hora

Rosa Reis Marques assume presidência da Administração Regional de Saúde do Centro

A administradora hospitalar Rosa Reis Marques foi nomeada presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) pelo ministro da Saúde, de acordo com o despacho publicado

Informação

Operação Baco: GNR registou 1 194 excessos de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 28 de maio, intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Informação

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

Última Hora

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Politica

Última Assembleia Municipal antes das Autárquicas 2017. Nuno Vilafanha deputado do PSD, assumiu o apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino que lidera o concelho há oito anos e é candidato a um terceiro mandato. A

Informação

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Informação

Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão

A confiança de responsáveis políticos e religiosos na força das populações e no futuro da região interior afetada pelo incêndio que eclodiu há um ano em Pedrógão Grande, marcou as

Última Hora

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Sociedade

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Informação

Deputada do PCP visita concelho de Oliveira do Hosital na sequência do trágico incêndio

Esta segunda-feira, 23 de Outubro, 2017, a partir das 14 horas, a Deputada do PCP , Ana Mesquita, estará em visita de trabalho ao concelho de Oliveiira do Hospital…

Informação

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Região

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Última Hora

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,

Nacional

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de atear fogo florestal em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem,…

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promoveu ação sobre vigilância e controlo de vespa Velutina

Com 80 inscritos e um programa que promoveu a interação entre formadores e participantes, a sessão de formação relativa ao “Plano de ação para a…

Região

PJ deteve homem suspeito de atear incêndio em Mangualde

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem de 41 anos, solteiro, copeiro, pela presumível prática …

Última Hora

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas vencem 3º Rali Poiares Caxamar

Jorge Carvalho e Marco Vilas Boas foram os grandes vencedores do Troféu Rally Regional Centro de 2018, inserido no 3º Rali de Poiares Caxamar.

Informação

Portugal entra em campo no Mundial frente à Espanha

Portugal e Espanha defrontam-se esta sexta-feira pelas 19 horas no primeiro jogo do Grupo B do Mundial da Rússia. O duelo ibérico marca  a estreia das duas seleções neste evento

Desporto

Hóquei Patins: FCOH recebe CRC “Os Águias”

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe este fim-de-semana, em casa, o Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.