Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia, que vai contar com a participação de 12 restaurantes do concelho, entre sexta-feira e domingo.

Com a colaboração dos estabelecimentos locais de restauração, a Câmara Municipal, presidida por Humberto Oliveira, vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia de Penacova, um dos concelhos do distrito de Coimbra banhados pelo rio Mondego.

O vereador João Azadinho, que detém os pelouros do Turismo, Cultura e Associativismo, disse ontem que se espera “um tempo agradável” nos próximos dias, o que poderá facilitar o afluxo de visitantes no fim de semana.

Durante o festival, os 12 restaurantes aderentes venderão cada lampreia confecionada a 55 euros, enquanto uma dose de arroz com pedaços e sangue do ciclóstomo custará 22 euros, adiantou.

Nos três dias do festival, de 23 a 25 de fevereiro, os apreciadores desta especialidade gastronómica das zonas ribeirinhas serão contemplados com um presente simbólico da autarquia, comemorativo da 20ª edição da iniciativa, mas também os trabalhadores dos restaurantes envergarão um avental único alusivo à efeméride.

No início da época da lampreia, em janeiro, cada lampreia chegou a ser comercializada localmente a 90 euros e depois a 75 euros, por exemplo, segundo João Azadinho. No entanto, durante o festival, os preços praticados resultam de um acordo entre os restaurantes.

Há um ano, o investigador Pedro Raposo Almeida, da Universidade de Évora, disse que o número de lampreias que subiram o rio Mondego através da escada de peixe de Coimbra, desde 2013, tem sido irregular.

O responsável pela monitorização da passagem de lampreias, que coordenou o projeto “Reabilitação dos habitats de peixes diádromos na bacia hidrográfica do Mondego”, apenas 30 a 40% das lampreias que ultrapassam a escada, na ponte-açude de Coimbra, são capturadas a montante para consumo.

com:lusa.pt

Previous Programa “Prós e Contras” da RTP 1 vai ser transmitido em direto do Município de Oliveira do Hospital
Next “Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)

Artigos Relacionados

Última Hora

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Última Hora

EPTOLIVA premiada no Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho

A EPTOLIVA recebeu a Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso “Ciência na Escola” 2015-2016, …

Informação

Pedrógão Grande: sobe para 16 o número de arguidos

A Procuradoria da Comarca de Leiria anunciou hoje que aumentou para 16 o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou no Trail Giro do Horizonte e no 42º Grande Prémio de Atletismo

No passado dia 25 de novembro realizou-se o Trail Giro do Horizonte em Mangualde, onde o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Miguel Bessa, que se classificou em

Última Hora

Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Um despiste provocou, ao início desta tarde, dois feridos, no sentido Oliveira do Hospital – Catraia de S. Paio, junto à conhecida zona da Lameira.

Última Hora

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Nacional

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Informação

Expoempresas, Artes e Ofícios foi um êxito em Condeixa-a-Nova

Mais de 550 alunos participaram, no sábado, na Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova, numa iniciativa da CIM Região de Coimbra, com o apoio

Informação

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Politica

Candidato da CDU ao Parlamento Europeu visita áreas afetadas pelos incêndios

O Deputado do Partido Comunista Português (PCP) e primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, João Ferreira, está hoje …

Região

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Nacional

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas