Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias
9 Agosto, 2018 1854 Views

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico de Seia, entre 15 e 19 de agosto.

O convite é para desfrutar da boa música portuguesa, com reconhecidos artistas nacionais a pisar o palco principal e os grupos locais a entusiasmar um “serão” de convívio, mas também para apreciar a gastronomia nas tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, e os vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social, abertos diariamente a partir das 18h00.

Em comunicado, a autarquia refere que a edição de 2018 terá como principal novidade o espaço de decoração “casa e jardim”, que será recriado nas Galerias da Casa Municipal da Cultura, protagonizado pelas empresas senenses: Agroestrela – comércio de plantas, DPN Móveis, Indecor, Utildecor, Maguir, Muito Menos e Porta Lápis – livraria e papelaria.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção. Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 09h00, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 17h30, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa musical das Festas do Concelho, momento agendado para as 19h30, a que se seguirá a performance do “Viv’arte Ensemble”, – sexteto de cordas, bateria, piano e voz, às 21h00. Uma hora e meia depois, os HMB sobem ao palco principal e, por volta da meia-noite, a animação continua ao som de Sara Santini, a Djane portuguesa mais internacional de sempre.

O segundo dia das Festas do Concelho (16 de agosto) reserva momentos musicais com o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior, às 18h30, e com o Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 19h30. Os espetáculos entram depois em cena, a partir das 21h00, com o concerto do artista local Tó-Zé Brito, e têm o seu momento alto, às 22h30, com a atuação de Rita Guerra, no palco principal. O DJ Overule encerra a noite.

A sexta-feira, dia 17, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça a iniciar às 18h30 as festividades. Mais tarde, pelas 21h00, o Grupo ‘Manu Jazz” sobe ao palco 2, mas o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h30, com a atuação dos ATOA.

O fim-de-semana inicia em grande, ao ritmo dos cinco grupos de bombos participantes no III Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. A animação, no sábado prossegue às 21h00 no palco secundário, com a apresentação do espetáculo “Os Traquinas”, protagonizado por Inês Garcia, Bruna Vilela, Guilherme e Matilde (ex. participantes no concurso de talentos Pequenos Gigantes). O grande momento da noite acontece às 22h30, com Cuca Roseta no palco principal. A noite prossegue ao som do Dj Peter Sky.

No último dia do certame, 19 de agosto, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h00, momentos musicais com o projeto “Freddy Strings and The GrooveFellas”, no palco 2, e o concerto de Diogo Piçarra no palco principal, às 22h00. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

image_pdfimage_print
Previous Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje
Next Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

Artigos Relacionados

Última Hora

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE)  reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda,…

Informação

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Última Hora

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Última Hora

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Sociedade

Alexandrino dá prioridade ao “Casa Digna” e defende que o Governo deveria responsabilizar-se pelas casas de 2ª habitação

“Casa Digna”, um projeto que aposta na “recuperação de casas de pessoas que vivem em condições de debilidade económica”, continua a ser motivo de orgulho para o executivo camarário.

Última Hora

Autarca de Pedrogão Grande garante que casas reconstruídas “são de primeira habitação”

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande disse, hoje, que todas as casas afetadas pelo incêndio de 2017 que foram reconstruídas com a ajuda dos portugueses eram de primeira habitação

Informação

Assunção Cristas desloca-se ao concelho em solidariedade com os oliveirenses

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital para “presenciar o que aconteceu ao concelho, …

Informação

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Última Hora

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Região

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Última Hora

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Sociedade

Luta contra o plástico marca Dia Mundial do Ambiente

O apelo para a mudança de comportamentos está hoje no centro das iniciativas de associações, empresas, autarquias e Governo, no Dia Mundial do Ambiente, …

Informação

Homem matou irmão a tiro em Coimbra

Um homem com cerca de 59 anos atingiu a tiro o irmão, de 49, que acabou por não resistir aos ferimentos. O crime ocorreu ontem, ao final da tarde, em

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Última Hora

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

Cultura

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Informação

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Informação

Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

As regiões do Norte e Sul encontravam-se no final de outubro em situação de seca fraca, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Politica

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas

Última Hora

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Politica

Rui Nuno Castro eleito líder do CDS-PP no distrito de Coimbra

Rui Nuno Castro foi eleito em lista única, no sábado, para a liderança distrital do CDS-PP, sucedendo a Luís Lagos, que há quatro meses se demitiu para assumir…

Região

Nelas: investimento de 5 milhões cria 21 postos de trabalho na produção para a indústria farmacêutica de cannabis

A Câmara Municipal de Nelas acaba de protocolar com a empresa “Endopure, Lda” a cedência de um lote de terreno de cinco mil metros quadrados na Zona Industrial de Nelas,…