Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias
9 Agosto, 2018 1905 Views

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico de Seia, entre 15 e 19 de agosto.

O convite é para desfrutar da boa música portuguesa, com reconhecidos artistas nacionais a pisar o palco principal e os grupos locais a entusiasmar um “serão” de convívio, mas também para apreciar a gastronomia nas tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, e os vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social, abertos diariamente a partir das 18h00.

Em comunicado, a autarquia refere que a edição de 2018 terá como principal novidade o espaço de decoração “casa e jardim”, que será recriado nas Galerias da Casa Municipal da Cultura, protagonizado pelas empresas senenses: Agroestrela – comércio de plantas, DPN Móveis, Indecor, Utildecor, Maguir, Muito Menos e Porta Lápis – livraria e papelaria.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção. Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 09h00, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 17h30, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa musical das Festas do Concelho, momento agendado para as 19h30, a que se seguirá a performance do “Viv’arte Ensemble”, – sexteto de cordas, bateria, piano e voz, às 21h00. Uma hora e meia depois, os HMB sobem ao palco principal e, por volta da meia-noite, a animação continua ao som de Sara Santini, a Djane portuguesa mais internacional de sempre.

O segundo dia das Festas do Concelho (16 de agosto) reserva momentos musicais com o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior, às 18h30, e com o Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 19h30. Os espetáculos entram depois em cena, a partir das 21h00, com o concerto do artista local Tó-Zé Brito, e têm o seu momento alto, às 22h30, com a atuação de Rita Guerra, no palco principal. O DJ Overule encerra a noite.

A sexta-feira, dia 17, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça a iniciar às 18h30 as festividades. Mais tarde, pelas 21h00, o Grupo ‘Manu Jazz” sobe ao palco 2, mas o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h30, com a atuação dos ATOA.

O fim-de-semana inicia em grande, ao ritmo dos cinco grupos de bombos participantes no III Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. A animação, no sábado prossegue às 21h00 no palco secundário, com a apresentação do espetáculo “Os Traquinas”, protagonizado por Inês Garcia, Bruna Vilela, Guilherme e Matilde (ex. participantes no concurso de talentos Pequenos Gigantes). O grande momento da noite acontece às 22h30, com Cuca Roseta no palco principal. A noite prossegue ao som do Dj Peter Sky.

No último dia do certame, 19 de agosto, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h00, momentos musicais com o projeto “Freddy Strings and The GrooveFellas”, no palco 2, e o concerto de Diogo Piçarra no palco principal, às 22h00. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Previous Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje
Next Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

Artigos Relacionados

Destaque

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Última Hora

Pedro Dias, suspeito de duplo homicídio, continua a monte

A GNR continua à procura de Pedro João Dias , de 44 anos, o homem suspeito de na madrugada da última terça-feira ter assassinado um militar da GNR e um

Última Hora

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.

Última Hora

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

Última Hora

Município de Seia promove festividades de Natal

Pai Natal, Oficina dos Duendes e Frozen dinamizam, este ano, o Mercado de Natal em Seia.

Sociedade

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Arganil garante estar a trabalhar para repor normalidade nas Praias Fluviais   

A Câmara Municipal de Arganil anunciou que está a desenvolver “todas as diligências e esforços necessários para garantir, dentro dos próximos dias, o normal funcionamento …

Última Hora

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Informação

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Região

Mais de dois mil operacionais combatem seis grandes fogos no Centro

Mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08h30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança, segundo

Informação

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…