Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital,  decorre este fim-de-semana, dias 28 e 29 de janeiro – em honra do padroeiro S. Sebastião –,  …

… a XIV Festa do Bodo, que terá como mote a Justiça Medieval em tempos de D. Afonso III.

Tal como vem sendo  habitual, o tradicional evento  aproveita toda a tradição e história associada ao Bodo, apresentando momentos da época medieval, que se tornaram marcos na vivência e costumes das nossas comunidades.

Assim, este ano, a Festa do Bodo pretende recriar a História de um povo por alturas do reinado de Afonso III, que além de grande organizador da administração pública, realizou inquirições em 1258, onde se denotam referências a Vila Pouca enquanto concelho com autonomia própria, juiz e encargos com a coroa referidos como “a colheita”. A Justiça Medieval é marco de relevo em Vila Pouca e irá apresentar o Bodo numa outra perspetiva.

Promovida pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, a edição deste ano   tem uma grande novidade, pois surge em Vila Pouca um Grupo de pessoas designado de “Chave do Tempo”, que pretende recriar épocas históricas e proporcionar experiências medievais. Trajes, textos e encenações no Bodo 2017 são essencialmente da autoria das gentes de Vila Pouca da Beira.

Nesse sentido e durante dois dias – sábado e domingo –  Vila Pouca Beira vai regressar ao período medieval, oferecendo aos visitantes deste evento a oportunidade de assistirem a aventuras e experiências memoráveis de tempos remotos.

A abertura da feira está marcada para sábado, dia 28, às 14h00, com os mercadores e artesãos a iniciarem as suas atividades, seguindo-se, meia hora depois o Cortejo Régio seguido da leitura da Carta de Feira.

Um dos pontos altos deste primeiro dia festivo acontece, por volta das 19h30, com o designado “Repasto dos Homens Bons e Gentis Damas com Cantares, Danças, Fogo e Folias”.

O certame, que atrai visitantes de toda a região para reviver tradições e usufruir de experiências  únicas, pode  ser visitado até às 21h00, encontrando-se no recinto da festa dezenas de expositores com mostras de artesanato, gastronomia e produtos endógenos e muitos “beberes e comeres nas tabernas e casas de pasto”

No domingo, a Festa do Bodo abre portas às 10h15, e da parte da tarde, às 14h00, terão lugar os “Festejos do Foral, Inauguração da Picota e Arremesso do Bodo”.

Como o evento é dedicado à justiça medieval, antes do encerramento da 14ª edição da Festa do Bodo, terá lugar o “Julgamento e execução em praça pública dos hereges, ladrões e alcoviteiras”.

O Presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, Licínio Neves, desafia toda a região a visitar este certame, que terá também uma forte componente de animação musical e cultural,  sublinhando que a a Festa do Bodo é um evento que divulga “tudo o que a nossa terra tem de melhor” e proporcionará certamente “grandes momentos de animação e convívio”.

image_pdfimage_print
Previous Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos
Next Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Artigos Relacionados

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Última Hora

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Região

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Última Hora

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926

Desporto

FCOH ganha frente ao Condeixa. Lagares e ADN acabam em empate.

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) trouxe, este domingo, para casa uma vitória por uma bola frente ao Condeixa Futebol Clube.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o que não acontece só em Portugal

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a atualidade em Espanha, em particular para o caso…

Informação

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Região

Município de Tábua assina contrato de execução de empreitada na União de Freguesias Pinheiro de Côja / Meda de Mouros

O Município de Tábua assinou hoje o contrato para a execução da empreitada de “Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de…

Educação

Eptoliva comemora 25 anos

O ensino profissional está de parabéns no concelho de Oliveira do Hospital e na região. A Eptoliva comemora hoje, dia 11 de novembro, 25 anos desde a sua fundação.

Educação

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

Região

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Região

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Última Hora

Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira

As sucessivas trocas de tiros que se registaram, desde esta madrugada, na sequência de um assalto em Aguiar da Beira, já feriram dois militares da GNR …

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana os destaques são: No Basquetebol a deslocação do Sampaense ao Eléctrico FC, procurando aqui trazer a sua primeira vitória na LPB. No futebol o

Sociedade

A Rádio Boa Nova foi “um sonho desejado que se transformou numa agradável realidade”

Na contagem decrescente para a comemoração do 31º aniversário da Rádio Boa Nova, que se assinala domingo, dia 19 de março, António Borges de Carvalho,…

Informação

Despiste na Nacional 17 deixa uma vítima encarcerada em Oliveira do Hospital

Uma vítima encarcerada, um homem de 73 anos, foi o resultado de um despiste ocorrido ao final da tarde desta quarta-feira na estrada Nacional 17, entre Vendas de Galizes e Venda

Região

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Desporto

FCOH começa o Distrital de Hora da AFC com uma goleada de 5-1

Depois da taça, a goleada repete-se, agora para o Distrital de Honra. Uma partida que se tornou fácil de mais para os homens da casa, marcando nos primeiros segundos de jogo,

Informação

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Sociedade

Temperaturas a rondar os 40 graus no domingo

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 08 a 10 graus Celsius,…

Informação

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Informação

Resultados desporto de fim-de-semana

Após mais uma jornada concluída, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua imparável ao ocupar o primeiro lugar no Campeonato da Divisão de Honra…

Educação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Informação

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…