Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Festa do Bodo com “Justiça Medieval por Terras de Vila Pouca”

Em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital,  decorre este fim-de-semana, dias 28 e 29 de janeiro – em honra do padroeiro S. Sebastião –,  …

… a XIV Festa do Bodo, que terá como mote a Justiça Medieval em tempos de D. Afonso III.

Tal como vem sendo  habitual, o tradicional evento  aproveita toda a tradição e história associada ao Bodo, apresentando momentos da época medieval, que se tornaram marcos na vivência e costumes das nossas comunidades.

Assim, este ano, a Festa do Bodo pretende recriar a História de um povo por alturas do reinado de Afonso III, que além de grande organizador da administração pública, realizou inquirições em 1258, onde se denotam referências a Vila Pouca enquanto concelho com autonomia própria, juiz e encargos com a coroa referidos como “a colheita”. A Justiça Medieval é marco de relevo em Vila Pouca e irá apresentar o Bodo numa outra perspetiva.

Promovida pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, a edição deste ano   tem uma grande novidade, pois surge em Vila Pouca um Grupo de pessoas designado de “Chave do Tempo”, que pretende recriar épocas históricas e proporcionar experiências medievais. Trajes, textos e encenações no Bodo 2017 são essencialmente da autoria das gentes de Vila Pouca da Beira.

Nesse sentido e durante dois dias – sábado e domingo –  Vila Pouca Beira vai regressar ao período medieval, oferecendo aos visitantes deste evento a oportunidade de assistirem a aventuras e experiências memoráveis de tempos remotos.

A abertura da feira está marcada para sábado, dia 28, às 14h00, com os mercadores e artesãos a iniciarem as suas atividades, seguindo-se, meia hora depois o Cortejo Régio seguido da leitura da Carta de Feira.

Um dos pontos altos deste primeiro dia festivo acontece, por volta das 19h30, com o designado “Repasto dos Homens Bons e Gentis Damas com Cantares, Danças, Fogo e Folias”.

O certame, que atrai visitantes de toda a região para reviver tradições e usufruir de experiências  únicas, pode  ser visitado até às 21h00, encontrando-se no recinto da festa dezenas de expositores com mostras de artesanato, gastronomia e produtos endógenos e muitos “beberes e comeres nas tabernas e casas de pasto”

No domingo, a Festa do Bodo abre portas às 10h15, e da parte da tarde, às 14h00, terão lugar os “Festejos do Foral, Inauguração da Picota e Arremesso do Bodo”.

Como o evento é dedicado à justiça medieval, antes do encerramento da 14ª edição da Festa do Bodo, terá lugar o “Julgamento e execução em praça pública dos hereges, ladrões e alcoviteiras”.

O Presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, Licínio Neves, desafia toda a região a visitar este certame, que terá também uma forte componente de animação musical e cultural,  sublinhando que a a Festa do Bodo é um evento que divulga “tudo o que a nossa terra tem de melhor” e proporcionará certamente “grandes momentos de animação e convívio”.

image_pdfimage_print
Previous Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos
Next Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Artigos Relacionados

Última Hora

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

Desporto

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Região

PJ deteve incendiário florestal no concelho de Santa Comba Dão

Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro e com a colaboração da GNR de Santa Comba Dão, procedeu à detenção de um homem de 51 anos, …

Última Hora

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Informação

Homem morreu em capotamento de trator em Vila Nova de Poiares

Um homem morreu ontem, em Vila Nova de Poiares, na sequência do capotamento do trator onde seguia.

Última Hora

Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte assinala Dia do Empregador

O Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte , em colaboração com o Município da Pampilhosa da Serra, vai dinamizar uma sessão no âmbito do dia do empregador, …

Última Hora

Feira do livro de Oliveira do Hospital decorre até 1 de junho

A 11.ª Feira do Livro abriu as portas no sábado à tarde no espaço multiusos de Oliveira do Hospital. O certame foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal,…

Última Hora

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Informação

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Região

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Nacional

Temperatura vai subir já amanhã

Nos próximos dias e já a partir de amanhã, sexta-feira, é esperada uma pequena subida de temperatura. Doze distritos vão estar sob “aviso amarelo”.

Última Hora

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Informação

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Última Hora

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Cultura

Banda vencedora do concurso “Soltem Talentos” inicia concertos

Stormbringer, a banda vencedora da edição deste ano do “Soltem Talentos”, irá realizar o seu primeiro concerto no próximo Sábado, dia 17, em Nelas.

Informação

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Destaque

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Última Hora

Mega Presépio dá vida ao Natal na localidade de Gramaços

Nesta quadra natalícia, as atenções voltam a centrar-se na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, onde pelo terceiro ano consecutivo está instalado um Mega Presépio.

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Informação

MEMÓRIAS:  Na véspera das comemorações do feriado Municipal, a Rádio Boa Nova faz a reposição das entrevistas destes dois homenageados, Carlos Martins e Dulce Pássaro e emitidas nas comemorações dos

Programas

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à “descoberta da EXPOH” (com áudio)

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Bruno Paulino venceu Concurso Regional de Ideias de Negócio com o projeto Quickly Heal

Quicly Heal, o produto idealizado por Bruno Paulino, aluno do pólo de Tábua da Eptoliva, orientado pela professora Honorata Pereira, …

Última Hora

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa