Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é dinamizado pelas Bibliotecas Públicas Municipais.

Após cinco semanas intensas e repletas de atividades, cerca de uma centena de crianças rumaram à praia fluvial de Alvoco das Várzeas para um dia de muita diversão.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que neste dia estiveram presentes crianças dos diferentes grupos que ao longo das cinco semanas passaram pelas Férias Ativas, participando nas atividades que foram dinamizadas pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais e pelos vários gabinetes da autarquia, do Ambiente e Floresta, do Desporto, da Cultura, da Educação e da Arqueologia.

Mas a aventura começou na véspera, na noite de 30 de julho, com a iniciativa “Conhecer para proteger: uma aventura no Colcurinho”. Duas dezenas de crianças com idades entre os 12 e os 13 anos fizeram a subida e descida ao Monte do Colcurinho passando depois a noite no albergue em Vale de Maceira. Uma experiência única para este grupo.

Já no dia seguinte, estes e os restantes participantes nas Férias Ativas que se inscreveram na atividade final, rumaram à praia fluvial de Alvoco das Várzeas. A manhã foi preenchida com uma prova de orientação, ao estilo caça ao tesouro, pela aldeia, e após o almoço houve espaço para canções e alguns jogos antes do outro momento tão aguardado: os mergulhos nas águas límpidas do rio Alvôco.

De referir ainda que, uma vez que a iniciativa foi inserida nas atividades de educação ambiental, dinamizadas no âmbito da Bandeira Azul hasteada nesta praia fluvial, um dos pontos marcantes do dia foi o momento em que os participantes entoaram, em uníssono, o “Hino da Bandeira Azul: Entre o rio e o mar… há histórias para contar”, cuja letra é da autoria de crianças participantes nas Férias Ativas na Biblioteca de Lagares da Beira e música de David Oliveira.

Um dia em cheio que constituiu o final perfeito para a edição deste ano das Férias Ativas, com grande animação, constatada pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que realizou uma visita ao local interagindo com todos os participantes.

Desenvolvido durante cinco semanas, o programa ocupacional Férias Ativas 2018 mobilizou perto de duas centenas de crianças entre os 6 e os 13 anos, nos vários grupos inscritos na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira tendo ainda sido desenvolvidas atividades para as crianças a frequentar o ATL do Município de Oliveira do Hospital. O programa Férias Ativas visa estimular o contacto direto das crianças com a realidade em que se inserem, nomeadamente nas suas vertentes: ambiental, cultural, desportiva e social bem como incutir nas crianças os valores de entreajuda e disponibilidade com os outros. Dessa forma, foram promovidas diversas atividades em diferentes áreas como oficinas temáticas, iniciativas no âmbito do Ambiente e Floresta, do Desporto, do Património e da Arqueologia, entre outras, que ocuparam os participantes, em cada uma das semanas das Férias Ativas, de forma lúdica e pedagógica contribuindo para aumentar o seu conhecimento, socialização e interação, não descurando a promoção dos hábitos de leitura.

image_pdfimage_print
Previous FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional
Next Monchique: Meios aéreos regressaram hoje. EDP cortou eletricidade por segurança

Artigos Relacionados

Informação

Ana Abrunhosa partilhou “medalha de ouro” com equipa da CCDRC e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebeu, ontem, a medalha de Ouro do Município de Oliveira do Hospital.

Destaque

Despiste causou um ferido grave na Estrada da Beira

Um homem, com 36 anos, ficou gravemente ferido na sequência de despiste, seguido de capotamento, ocorrido ao início da tarde, na Estrada da Beira, no concelho de Tábua.

Desporto

Sampaense Basket perde em casa com o Galitos

No último jogo do ano, o Sampaense perde em casa com o Galitos do Barreiro por 77-77. Uma partida com muito equilíbrio nos três primeiros períodos, com a diferença maior, no

Região

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 71º aniversário e os 40 anos da fanfarra

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora no domingo, 4 de junho, o seu 71º aniversário, na presença do …

Informação

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Última Hora

IP Guarda e Câmara de Fornos de Algodres assinam protocolo em prol da qualidade da água

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à elaboração de um Plano Estratégico de

Última Hora

Rosa Reis Marques assume presidência da Administração Regional de Saúde do Centro

A administradora hospitalar Rosa Reis Marques foi nomeada presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) pelo ministro da Saúde, de acordo com o despacho publicado

Informação

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Gouveia

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram três homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 24 anos, por tráfico de estupefacientes, em Gouveia.

Informação

Linha da Beira Alta novamente interrompida por deslizamento de terras

A circulação na Linha da Beira Alta voltou a ser cortada às 08h00 de hoje devido a um novo deslizamento de terras junto ao túnel do Coval, Mortágua, Viseu, onde

Informação

ADIBER agradece entusiasmo na candidatura da Mesa da Beira Serra às “7 Maravilhas à Mesa”

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de Entidade Promotora da candidatura da Mesa da Beira Serra ao concurso 7 Maravilhas à Mesa, agradece a

Informação

Pescador desaparecido em Seia encontrado morto no rio Mondego

O corpo do homem de 64 anos que estava desaparecido desde segunda-feira no rio Mondego, em Seia, foi hoje encontrado pelas 11h00 junto do local onde estava a pescar.

Última Hora

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Informação

Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil iniciou os trabalhos de reabilitação e limpeza das linhas de água nas zonas do concelho afetadas pelo incêndio de outubro do ano passado,…

Desporto

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Região

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Informação

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Informação

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Última Hora

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Última Hora

Saúde Mental: Em Oliveira do Hospital são acompanhadas “cerca de 400 pessoas” após o grande incêndio

O auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital foi palco das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental que este ano se relaciona, inevitavelmente, com os incêndios de outubro

Nacional

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de