Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

image_pdfimage_print

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

… junto ao solo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“De acordo com a avaliação preliminar que foi possível efetuar com base em testemunhos e observação com radar, o fenómeno ocorrido é compatível com ‘downburst'”, referiu, em comunicado, o IPMA.

Segundo o IPMA, aquele fenómeno tem “origem em níveis relativamente acima da superfície, em que se observa a organização de correntes de ar descendentes, frequentemente intensificadas por processos de arrefecimento evaporativo, e que, ao alcançar a superfície, se propagam horizontalmente”.

“Estes escoamentos podem ser bastantes fortes, como no presente caso, afetando frequentemente áreas muito limitadas”, acrescenta.

O episódio de vento forte registado na segunda-feira na aldeia de São Paio, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, provocou danos em nove habitações, disse o presidente da autarquia.

O episódio ocorreu na segunda-feira pouco depois das 18h00, apenas numa zona da aldeia de São Paio, e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro, segundo a presidente da Junta de Freguesia.

Previous Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra
Next Adeptoliva aprovou orçamento e plano de anual de atividades

Artigos Relacionados

Última Hora

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Última Hora

Quase 100 militares no terreno devido à subida das temperaturas

Cerca de uma centena de militares reforçam a partir de hoje as ações de vigilância terrestre e o patrulhamento em Portugal continental,…

Região

Município de Arganil entregou chaves de 10 habitações reconstruídas após os incêndios 

Dez famílias do concelho de Arganil receberam, esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a chave das suas habitações, reconstruídas no âmbito do Programa de Apoio à Recuperação de Habitações Permanentes

Última Hora

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é

Politica

Assembleia Municipal reúne esta tarde em sessão ordinária

Realiza-se hoje, pelas 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no Salão Nobre do Município.

Informação

FCOH  inicia campeonato de Portugal com deslocação a Castelo Branco

Realizou-se, ontem, o sorteio do calendário de jogos da 1ª fase do Campeonato de Portugal 2019/2020. No primeiro jogo, … … agendado para 18 de agosto, o Futebol Clube de

Última Hora

Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim vão contar com Equipa de Intervenção Permanente

O Governo e Câmara Municipal de Nelas garantem que, a partir de 2019, cada um dos Corpos de Bombeiros de Nelas e de Canas de Senhorim vão contar com uma

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Informação

Coimbra: Colisão entre automóvel e motociclo provoca um morto

Uma colisão entre um veículo de passageiros e um motociclo, na rua de Aveiro, em Coimbra, provocou ontem um morto.

Última Hora

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Informação

Bibliotecas promovem oficina “Mini Árvores de Natal Criativas”

  As Bibliotecas Públicas Municipais vão dinamizar uma oficina subordinada ao tema “Mini Árvores de Natal Criativas”,…

Região

Colaboradores da autarquia de Seia dão vida a personagens do imaginário infantil

A primeira Semana da Criança e do Brincar de Seia, que se iniciou no dia 25 de maio, com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da