Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”
5 Agosto, 2019 1096 Views

Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”

image_pdfimage_print

No passado fim-de-semana, a Lourosa foi palco da 7ª edição da Feira Moçárabe que pretendeu recriar as vivências do passado, apostando na “diversidade cultural” e, este ano, com mais “requinte e cuidado na preparação”.

Para José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, a concretização deste certame “só é possível por duas ou três ordens de razão”, nomeadamente o Município de Oliveira do Hospital e um conjunto de voluntários”. “Sem eles nunca seria possível. Obrigada por partilharem connosco aquilo que é a nossa preocupação, a nossa jóia da coroa, que é este edifício maravilhoso”, referiu.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, evidenciou a importância da Igreja Moçárabe que, com 1107 anos de existência, “é uma lição para Portugal e para o mundo”, quando se assiste, nos dias de hoje, “ao choque de civilizações e a guerras completamente irracionais só porque as pessoas têm diferentes religiões ou diferentes crenças”.

“Este monumento nacional aqui em Lourosa é um monumento do país e é um símbolo em toda a Europa, disse José Francisco Rolo, reforçando que “é um símbolo de coabitação, de convívio de civilizações, de povos diferentes”.

Vereadora do pelouro da Cultura, Graça Silva defendeu que a Feira Moçárabe de Lourosa “é mais que uma festa da freguesia”. “É uma iniciativa única do país”, afirmou.

Previous Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio
Next 5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

87 acidentes e 575 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 12 a 18 de dezembro, 87 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra e 575 infrações.

Última Hora

Município de Seia disponibiliza 100.000€ para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo.

Informação

Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupada com  o tempo de espera para a realização de um exame de ressonância magnética no Centro Hospitalar…

Informação

Depressão Laura causou mais de 200 ocorrências

Quedas de árvores e de estruturas devido à intensidade do vento e inundações por dificuldades no escoamento são as principais ocorrências registadas no país. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Informação

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Última Hora

Seia: ASAE apreende mais de duas toneladas de Queijo Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da brigada especializada das indústrias da Unidade Regional do Centro, desencadeou uma ação inspetiva a uma queijaria, no concelho de Seia,…

Última Hora

GNR realiza operação ‘Censos Sénior 2019’

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante o mês de outubro, em todo o país, a operação ‘Censos Sénior 2019’ …

Última Hora

GNR detetou 1200 infrações na operação “Peão em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR),  no dia 13 de fevereiro, realizou uma operação de trânsito e segurança rodoviária, através da execução de ações de fiscalização e sensibilização,…

Informação

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana, há interrupção no Campeonato Nacional, uma vez que se realizam jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital

Destaque

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0

Informação

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido