Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

image_pdfimage_print

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje Grande e Terreiro do Santo.

feira porco2Este ano, a Feira surge com algumas novidades, como a “Tenda das mil Artes” o espaço dedicado às crianças e a homenagem ao Cante Alentejano, com o grupo “Quatro Cantos” de Beja. Cerca de uma centena de expositores vão voltar a dar vida à Feira destinada à valorização dos produtos locais, os enchidos, e a prestar homenagem aos homens e mulheres- porqueiros – que foram determinantes no desenvolvimento económico da freguesia. Aqui as vertentes gastronómicas e cultural são fatores determinantes para o sucesso da Feira, com as iguarias da região e as recriações históricas protagonizadas pelo Grupo Vivarte, este ano alusivas ao tema “Há Piratas na Serra” e “Acusações contra o Padre Zé pelo Desaparecimento da Imagem de santa Catarina e como tudo se resolveu a Contento de Todos”.

feira porco3A Feira do Porco e do Enchido e de Meruge é organizada pela Junta de Freguesia  e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio do município, ADI e outras entidades. Ontem, em dia de apresentação do certame, no cenário do forno comunitário, João Abreu, presidente da ADSCV disse tratar-se de uma “feira única” que acontece num “cenário único que empresta à feira uma autenticidade e particularidade diferenciadora”. “É também a única iniciativa que se realiza na Beira Serra com esta designação”, referiu.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido também a ADI volta a ser parceira, considerando José Francisco Rolo estar diante de uma feira que é um exemplo do que é a “aposta no turismo de natureza, de experiências e de gastronomia”. Para o presidente da ADI a Feira do Porco é “uma marca” que a freguesia conquistou e que permite ao concelho atrair “muitos turistas”.

Às portas de mais uma edição, Graça Silva, vereadora do Município de Oliveira do Hospital está certa do sucesso da feira, que voltará a “atrair centenas de visitantes”. Agradada com o novo espaço pensado para as crianças, a responsável regista o envolvimento de todos os parceiros da Feira do Porco e do Enchido. Espera é que o tempo “esteja a favor” para “se poder fazer uma ótima feira”.

 

Previous Chuva coloca cinco distritos do país em alerta
Next Hora da Criança estreou hoje na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Última Hora

Região: Militar da GNR acusado de abusar sexualmente de mulher no posto

Um militar da GNR do posto de Celorico da Beira, na Guarda, foi acusado de abusar sexualmente de uma mulher no posto.

Informação

Autoridade Tributária apresentou programa e fez homenagens em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o local escolhido pela Autoridade Tributária para a apresentação do programa “Partilha do Conhecimento Intergeracional na AT”, que aconteceu ontem à tarde na Casa da Cultura

Destaque

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Última Hora

AD Nogueirense preparado para a nova época 2016/2017 e apresenta-se aos sócios esta terça feira 19h30

A.D.Nogueirense – Época 2016/2017   –   Plantel Sénior Treinador: Rui Vale Treinador Adj.: António Torres Treinador GR: Miguel Menezes Massagista: Paulo Rodrigues Guarda-Redes: – Pedro Rolo (Ex. Junior) – Zé Miguel (Renovação)

Desporto

ABC de Nelas sagra-se Campeão Distrital de Futsal de Infantis da AF de Viseu 2016/2017

A duas jornadas do final do campeonato, o ABC de Nelas sagrou-se Campeão Distrital de Juniores D/Infantis de Futsal da AF de Viseu, título que já não conquistava desde 2013/2014,

Informação

Treze detenções e 73 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 30 de maio a 5 de junho, a 13 detenções em flagrante delito. No mesmo período registou 73 acidentes.

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Última Hora

13 estrangeiros identificados em situação irregular na região Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter identificado 50 cidadãos de nacionalidade estrangeira na zona do Centro do país, 13 dos quais com situação documental irregular em

Informação

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Sociedade

Senhor das Almas: “Stop Solidário” volta a apoiar peregrinos de Fátima

O grupo “Stop Solidário” cumpre, este ano, mais uma missão de apoiar os peregrinos que, por esta altura, rumam ao Santuário de Fátima. Os irmãos André e Carlos Silva e

Desporto

Desporto: ADN desce de divisão. FCOH continua no campeonato nacional (notícia atualizada)

A 34ª e última jornada da Série C do Campeonato Nacional foi desfavorável  para a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) que, passado nove anos, desce de divisão para as distritais. Por