Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje Grande e Terreiro do Santo.

feira porco2Este ano, a Feira surge com algumas novidades, como a “Tenda das mil Artes” o espaço dedicado às crianças e a homenagem ao Cante Alentejano, com o grupo “Quatro Cantos” de Beja. Cerca de uma centena de expositores vão voltar a dar vida à Feira destinada à valorização dos produtos locais, os enchidos, e a prestar homenagem aos homens e mulheres- porqueiros – que foram determinantes no desenvolvimento económico da freguesia. Aqui as vertentes gastronómicas e cultural são fatores determinantes para o sucesso da Feira, com as iguarias da região e as recriações históricas protagonizadas pelo Grupo Vivarte, este ano alusivas ao tema “Há Piratas na Serra” e “Acusações contra o Padre Zé pelo Desaparecimento da Imagem de santa Catarina e como tudo se resolveu a Contento de Todos”.

feira porco3A Feira do Porco e do Enchido e de Meruge é organizada pela Junta de Freguesia  e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio do município, ADI e outras entidades. Ontem, em dia de apresentação do certame, no cenário do forno comunitário, João Abreu, presidente da ADSCV disse tratar-se de uma “feira única” que acontece num “cenário único que empresta à feira uma autenticidade e particularidade diferenciadora”. “É também a única iniciativa que se realiza na Beira Serra com esta designação”, referiu.

Na organização da Feira do Porco e do Enchido também a ADI volta a ser parceira, considerando José Francisco Rolo estar diante de uma feira que é um exemplo do que é a “aposta no turismo de natureza, de experiências e de gastronomia”. Para o presidente da ADI a Feira do Porco é “uma marca” que a freguesia conquistou e que permite ao concelho atrair “muitos turistas”.

Às portas de mais uma edição, Graça Silva, vereadora do Município de Oliveira do Hospital está certa do sucesso da feira, que voltará a “atrair centenas de visitantes”. Agradada com o novo espaço pensado para as crianças, a responsável regista o envolvimento de todos os parceiros da Feira do Porco e do Enchido. Espera é que o tempo “esteja a favor” para “se poder fazer uma ótima feira”.

 

image_pdfimage_print
Previous Chuva coloca cinco distritos do país em alerta
Next Hora da Criança estreou hoje na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Última Hora

Senhor das Almas: “Stop Solidário” volta a apoiar peregrinos de Fátima

O grupo “Stop Solidário” cumpre, este ano, mais uma missão de apoiar os peregrinos que, por esta altura, rumam ao Santuário de Fátima. Os irmãos André e Carlos Silva e

Região

Câmara de Góis vai construir Parque Municipal

A Câmara de Góis vai avançar com a construção do Parque Municipal de Góis. A autarquia já assinou o Auto de Consignação com a empresa QT Civil – Engenharia e

Destaque

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Informação

Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

As temperaturas vão subir gradualmente a partir de quinta-feira em Portugal continental para valores até os 35 graus Celsius, próximos dos valores normais para esta época do ano, … …

Informação

ESTGOH aposta em novos cursos para atrair mais alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vive um momento de viragem no percurso de 15 anos de existência.

Última Hora

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Informação

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Nacional

Mais de 2.200 toneladas de alimentos doados aos Bancos Alimentares

Mais de 2.200 toneladas de alimentos foram doados aos Bancos Alimentares contra a Fome, na campanha que decorreu no fim de semana, anunciou hoje a instituição.

Informação

Ministro do Trabalho inaugura “Elo Comum” em Seia

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é esperado em Seia, no dia 26 de maio, pelas 16h45, para a inauguração do espaço “Elo Comum”.

Última Hora

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Nacional

Sampaense vence Eléctrico Ponte de Sôr por 91-78, após “grito do ipiranga” nos balneários ao intervalo.

O Sampaense defrontava em casa a equipa que já tinha vencido na primeira volta para o campeonato, procurando aqui a sua terceira vitória. Com os dois primeiros períodos muita maus,

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Região

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança aplicação de comunicação de ocorrências em espaço público

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disponibiliza, agora, de um novo canal de comunicação, inserido no seu site institucional, que visa estreitar a proximidade com os cidadãos, ao estimular

Última Hora

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Última Hora

Secção Regional da Ordem dos Médicos contra a contratação de médicos através de empresas

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) repudia a gestão de recursos humanos protagonizada pelo atual Ministério da Saúde e lamenta o aumento da despesa do Serviço

Informação

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Educação

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Região

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Desporto

CCPOH  quer aumentar participação de cicloturistas em convívio anual

É já no próximo domingo, dia 4 de setembro, que o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza o 29º convívio de cicloturismo.  Até ao momento,

Informação

Hóquei Patins: FCOH recebe CRC “Os Águias”

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe este fim-de-semana, em casa, o Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Região

Acidente com motociclo provoca um morto em Viseu

Um despiste de um motociclo, ocorrido na localidade de Travassos, em S. Pedro de France, Viseu, provocou a morte ao condutor, um homem de 57 anos. 

Região

Nogueirense empata, FCOH vence fora e Lagares mantém liderança. Sampaense cilindrado pelo FC Porto.

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense empatou em casa 1-1 frente à Académica SF, numa partida morna, com muitos toques no meio campo, pouca progressão e sem grande objectividade.

Informação

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre