Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

image_pdfimage_print

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Pese embora a tragédia que se abateu sobre o concelho, a Junta de Freguesia não hesita em avançar com a realização do certame  porque “é tempo de nos reerguermos”.

anibal correia“Temos que olhar o futuro com esperança”, assim entende o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, que de modo nenhum quer deixar cair a Feira que vai na 15ª edição e é já um certame enraizado, quer no concelho quer na região. Em Meruge a paisagem negra não permite tirar da memória o fatídico dia, mas ainda emocionado, Aníbal Correia nota que “já houve tempo de chorar”.

O incêndio também destruiu o material que assegurava a logística do certame, num prejuízo a rondar os 10 mil euros, e alguns dos expositores habituais não vão marcar presença por também terem sido afetados pelo fogo e ainda não terem tido tempo de se recompor. Ainda assim, o espírito é de dar continuidade ao certame. Algum do material necessário já foi adquirido pela Junta de Freguesia e o sentimento é de que a Feira tem pernas para andar.

Tal como há 15 anos, a Feira do Porco e do Enchido, que tem como palco a Lage Grande e o Terreiro do Santo, mantém o propósito de homenagear os negociantes de carne de porco e produtores do fumeiro regional, que “foram importantes para o desenvolvimento da economia” na freguesia. “Alguns já desapareceram”, lamenta Aníbal Correia, destacando a importância da empresa de inserção criada no seio da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, que tem contribuído para preservação dos saberes e sabores do fumeiro tradicional. O autarca destaca ainda o facto de na freguesua cerca de “meia dúzia de pessoas” continuarem a investir neste negócio e a “fazer desta a atividade principal”.feira porco2

A par da promoção dos produtos de fumeiro e outras iguarias da região, assim como o artesanato e a gastronomia beirã, a Feira do Porco tem em vista a “valorização da freguesia e do concelho”. Um desiderato que tem sido alcançado, ano após ano, com o certame a atrair milhares de visitantes do concelho e da região. Para isso, refere o autarca, tem contribuído o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

feira porco3O grupo Vivarte volta a animar o certame, desta vez com uma representação alusiva a “João Brandão”. Os “Bombos e Adufeiras do Paúl”, Covilhã, o “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho” os insuperáveis “FanfarraKaústica”, os “Nô Kausa”, o Grupo de Música Popular “Terra de Sabores” também têm presença garantida no certame.

Às portas da 15ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge, Aníbal Correia convida as gentes do concelho e da região a juntarem-se à iniciativa e a fazerem-se acompanhar de sementes necessárias à reflorestação da freguesia e do concelho.

Previous Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva
Next Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

Artigos Relacionados

Última Hora

Piloto natural de Coimbra encontrado sem vida em Estugarda

Duarte Pato, de 38 anos, piloto da TAP e natural de Coimbra, faleceu, esta madrugada, na Alemanha.

Última Hora

Mais de 60 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos de nove distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Informação

Gouveia limpa nascente do rio Mondego e fontanários na Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou, ontem, que procedeu à limpeza dos fontanários e dos espaços de lazer que se encontram ao longo da Estrada Nacional (EN) 232, na Serra

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Região

Secretário de Estado da Proteção Civil visitou Parque de Máquinas da ADESA

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou, na passada sexta-feira, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais,…

Sociedade

Ângela Cunha é…Boa Nova!

Ângela Cunha, conhecida locutora e apresentadora, está de regresso às manhãs da Rádio na Boa Nova, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira.

Destaque

Furto na Lajeosa rendeu três mil euros em ouro e prata aos assaltantes

Uma habitação foi assaltada na tarde da passada sexta-feira, dia 30 de agosto, na localidade da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital. De acordo com a GNR foram furtados

Região

Tondela: Acidente de trabalho em pedreira faz um ferido grave

Um acidente de trabalho numa pedreira provocou, esta tarde, um ferido grave, em Tondela.

Última Hora

Conheça os jogos deste fim de semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta no domingo o Pampilhosense. A equipa de Lagares da Beira joga com o Febres e o Nogueirense com o Marítimo B.

Informação

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.