Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

image_pdfimage_print

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Pese embora a tragédia que se abateu sobre o concelho, a Junta de Freguesia não hesita em avançar com a realização do certame  porque “é tempo de nos reerguermos”.

anibal correia“Temos que olhar o futuro com esperança”, assim entende o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, que de modo nenhum quer deixar cair a Feira que vai na 15ª edição e é já um certame enraizado, quer no concelho quer na região. Em Meruge a paisagem negra não permite tirar da memória o fatídico dia, mas ainda emocionado, Aníbal Correia nota que “já houve tempo de chorar”.

O incêndio também destruiu o material que assegurava a logística do certame, num prejuízo a rondar os 10 mil euros, e alguns dos expositores habituais não vão marcar presença por também terem sido afetados pelo fogo e ainda não terem tido tempo de se recompor. Ainda assim, o espírito é de dar continuidade ao certame. Algum do material necessário já foi adquirido pela Junta de Freguesia e o sentimento é de que a Feira tem pernas para andar.

Tal como há 15 anos, a Feira do Porco e do Enchido, que tem como palco a Lage Grande e o Terreiro do Santo, mantém o propósito de homenagear os negociantes de carne de porco e produtores do fumeiro regional, que “foram importantes para o desenvolvimento da economia” na freguesia. “Alguns já desapareceram”, lamenta Aníbal Correia, destacando a importância da empresa de inserção criada no seio da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, que tem contribuído para preservação dos saberes e sabores do fumeiro tradicional. O autarca destaca ainda o facto de na freguesua cerca de “meia dúzia de pessoas” continuarem a investir neste negócio e a “fazer desta a atividade principal”.feira porco2

A par da promoção dos produtos de fumeiro e outras iguarias da região, assim como o artesanato e a gastronomia beirã, a Feira do Porco tem em vista a “valorização da freguesia e do concelho”. Um desiderato que tem sido alcançado, ano após ano, com o certame a atrair milhares de visitantes do concelho e da região. Para isso, refere o autarca, tem contribuído o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

feira porco3O grupo Vivarte volta a animar o certame, desta vez com uma representação alusiva a “João Brandão”. Os “Bombos e Adufeiras do Paúl”, Covilhã, o “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho” os insuperáveis “FanfarraKaústica”, os “Nô Kausa”, o Grupo de Música Popular “Terra de Sabores” também têm presença garantida no certame.

Às portas da 15ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge, Aníbal Correia convida as gentes do concelho e da região a juntarem-se à iniciativa e a fazerem-se acompanhar de sementes necessárias à reflorestação da freguesia e do concelho.

Previous Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva
Next Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

Artigos Relacionados

Informação

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Desporto

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 15h44, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal

Última Hora

Autarcas não reelegíveis são menos despesistas

Os autarcas que não se podem recandidatar gastam menos dinheiro em ano de eleições. Um estudo da Universidade do Minho e editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos…

Região

Câmara de Tondela apoia reconstrução de habitações não permanentes

A Câmara de Tondela vai apoiar a reconstrução de habitações não permanentes que foram afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017, o que deverá ter um impacto de 1,5 a

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança programa “Escola + Saudável”

O Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar o programa “Escola + Saudável”, que visa a promoção da saúde e do bem estar nos alunos do pré-escolar e do

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne em sessão ordinária

Realiza-se hoje, com início às 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no São Nobre do Município.

Informação

Santa Maria da Feira: Fogo destrói armazém de cortiça

Um incêndio destruiu, esta manhã, um armazém de transformação de cortiça em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira.

Região

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…

Região

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Última Hora

Tábua inaugurou Posto de Carregamento de Veículos Elétricos

A Câmara Municipal inaugurou esta manhã o Posto de Carregamento de Veículos Elétricos, assinalando desta forma a comemoração do Dia Mundial da Energia, firmando a aposta deste executivo na promoção

Informação

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento