Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros

Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros

image_pdfimage_print

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, afirmou em Oliveira do Hospital que a dívida do Serviço Nacional de Saúde…

… às Associações Humanitárias de todo o país somava “mais de 35 milhões de Euros”.

O responsável que, já no ano passado, se tinha queixado de que a dívida do Estado às corporações do distrito era de 2,5 milhões de Euros, voltou este ano, por ocasião da comemoração do 97º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a denunciar a dívida do estado, que já é superior a 35 milhões junto das Associação Humanitárias de todo o país.

Fernando Carvalho afirmou que as Associações Humanitárias “não podem continuar a financiar o SNS (Serviço Nacional de Saúde) com atrasos superiores a 14 meses pelos serviços que lhes prestamos”.

“Em finais de fevereiro deviam às Associações Humanitárias de todo o país mais de 35 milhões de Euros, crescendo a dívida ao ritmo de quase um milhão por mês”, referiu o responsável, verificando que ao contrário “as associações pagam diariamente as responsabilidades a que estão obrigados”. Fernando Carvalho lembrou que “os bombeiros são responsáveis por 98% do transporte de doentes não urgentes, pelo socorro em acidentes e outras intervenções de pré hospitalar que representam 85 por cento dos serviços executados, a solicitação do INEM no âmbito do sistema integrado emergência médica”.

“Não podemos continuar a aceitar que a lei do financiamento dos corpos de bombeiros não respeite o cumprimento dos prazos de pagamento. Não podemos continuar à espera que o governo pague as despesas do DCIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais) quando bem entende”, avisou o responsável.

Pese embora a sua preocupação com a dívida do Estado, Fernando Carvalho deu conta da sua satisfação por participar na comemoração do 97º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e de “reconhecer o mérito aos homens e mulheres do passado e do presente que tornaram que este dia fosse possível”.

Previous Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por "palhaçada" que se tornou viral (com vídeo)
Next Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Operação de segurança em Fátima sem “ocorrências de relevo”

A operação de segurança em Fátima está a decorrer “dentro da normalidade” e sem registo, até ao momento, de “ocorrências de relevo”, de assaltos ou detenções, informou hoje o porta-voz

Última Hora

Férias de Natal na Ludoteca de Seia

À semelhança dos anos anteriores, a Ludoteca Municipal volta a promover, durante o período das férias letivas do Natal, atividades para os mais novos, alusivas a esta quadra natalícia.

Cultura

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Vídeos

Carlos Carvalheira e Artur Abreu foram convidados da manhã da Rádio Boa Nova (com vídeo)

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, e Artur Abreu, responsável pelo pré escolar e 1º CEB foram os convidados desta manhã na Rádio Boa

Informação

Bispo de Coimbra abençoa Capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, é esperado amanhã à tarde, pelas 15h00, em Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, para presidir à cerimónia…

Informação

PJ  deteve um homem suspeito dos crimes de pornografia de menores e  tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um programador informático, com 43 anos de idade, …

Desporto

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…

Sociedade

Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) comemorou, ontem, o seu 73º aniversário, que ficou marcado pela inauguração de uma nova viatura.

Região

Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia por razões de segurança

A Proteção Civil anunciou que os dois meios aéreos pesados de combate a incêndios florestais sediados em Seia vão ser hoje reposicionados em Castelo Branco por razões de segurança.

Última Hora

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.