Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

A Federação que representa o setor entregou 71 leitões e sacos de ração a criadores afetados pelo fogo e a outros que manifestaram vontade na criação dos animais para consumo doméstico.

josé inacio

José Inácio, de Pinheirinho, foi um dos criadores que levou para a sua propriedade afetada pelo fogo um leitão. No dia 15 de outubro viu morrer o porco que estava a criar e outros animais. Com 78 anos, o homem que toda a sua vida criou animais agradece tudo o que lhe têm feito. Emocionado diz ser hora de começar de novo porque a vida anterior ao incêndio “foi-se embora”.

 

A Ccarlos neto e luis tavaresarlos Alberto Neto, de S. Paio de Gramaços, o incêndio impediu-o de cumprir o que tinha planeado que era de fazer a matança da porca no sábado dos Santos. Para além da porca, o homem com 59 anos, viu morrer galinhas, patos, pombas e outros animais. Agora, agradece a ajuda da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores: “ Acho bem a ajuda. É bem vinda”.

Na Bobadela, Luís Filipe Tavares perdeu ovelhas, dois porcos, coelhos, patos, galinhas. “Foi tudo”, conta o homem que, aos 72 anos, entende a ajuda da Federação como “muito importante para todos nós”.

Oliveira do Hospital foi o concelho que hoje foi brindado com maior número de animais, num total de 71, por parte da Federação. A medida abrangeu o conjunto de concelhos afetados pelo fogo, com Vítor Menino, presidente da Federação a referir que o compromisso passa pela oferta de 500 leitões. Desta forma, o responsável espera “atenuar a dor e o flagelo” que atingiu as populações. “Que vocês sintam que a suinicultura quis estar convosco nesta hora”, desejou Vítor Menino que sabe da “tradição” que um porco tem no “mundo rural”. “Desejo que rapidamente recomponham as vossas vidas”, referiu.

couceiro

Pedro Couceiro, veterinário municipal de Oliveira do Hospital, agradeceu o gesto da Federação de Suinicultores, pela importância na minimização da dor daqueles que perderam os seus animais no fatídico incêndio.

 

image_pdfimage_print
Previous Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios
Next Homem internado com legionella nos Covões

Artigos Relacionados

Educação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Informação

Coimbra: Homem detido por furto

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Coimbra, no dia 8 de julho, deteve um homem de 39 anos por furto, naquele concelho.

Informação

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Informação

Acidente provoca corte de trânsito na A23 junto ao Fundão

A autoestrada A23 está cortada ao trânsito desde as 08h03 de hoje, devido ao despiste de um veículo pesado de transporte de viaturas.

Destaque

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Última Hora

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Última Hora

Proteção Civil alerta para queda de neve, vento e agitação marítima

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas 72 horas,…

Educação

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Última Hora

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Sociedade

CISE promove passeio Botânico e workshop de Macrofotografia em julho

Nos dias 9 e 10 de julho, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai promover, sob a orientação do formador Pedro Martins, um Workshop de Macrofotografia.

Região

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Informação

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Informação

Meios de combate a incêndios reforçados a partir de hoje

Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados a partir hoje, passando a estar no terreno 8.187 operacionais, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos, segundo a Diretiva

Última Hora

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Última Hora

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Informação

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

Última Hora

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Informação

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira- Grupo Musical” lançam novo CD

Depois da marca única deixada pelo CD “Terra Risonha e Bela”, que marcou a estreia em estúdio, “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical”,…

Informação

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Destaque

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Última Hora

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

Informação

Politécnico de Coimbra distinguido com prémio Empreendedorismo Delta

O projeto do Politécnico de Coimbra, Marias&me, foi distinguido com o Prémio Empreendedorismo Delta …

Educação

ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, …