Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)
30 Maio, 2018 1522 Views

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

image_pdfimage_print

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

… da Federação de Folclore Português (FFP), em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. No domingo, dia 27 de maio, viu o seu mérito reconhecido.

A tarde de domingo ficou marcada pelo reconhecimento da FFP àqueles que tornaram possível a construção da sede social. Entre eles o oliveirense, Manuel Madeira Mendes, que integrou a comissão de obras que tornou possível o novo espaço e conferiu dignidade ao trabalho que vem sendo prestado pela Federação.

“Foi o reconhecimento ao trabalho que fiz pela Federação”, contou esta manhã na Rádio Boa Nova o dirigente que recebeu das mãos do presidente da FFP, Daniel Café, o  diploma de mérito cultural, a medalha  e o colar de mérito. Manuel Madeira Mendes recorda que “antes a Federação trabalhava em instalações precárias”. “Eu e quatro elementos fizemos com que se arranjasse a sede que conta agora com condições dignas”, referiu.

O envolvimento de Manuel Mendes neste processo decorre do gosto que tem pelo folclore português, e em particular pelo Rancho Folclórico de S. Paio de Gramaços, que conta com 42 anos  de atividade, e foi o primeiro do concelho a integrar a Federação. Na Rádio Boa Nova, o dirigente, que aos 81 anos é um dos elementos mais antigos do grupo,  diz ter gosto pelo que faz e orgulha-se de estar acompanhado por pessoas com quem se revê, jovens e menos jovens. “Temos uma equipa boa”, referiu aludindo ao conjunto de cerca de 40 elementos que constitui o Rancho de S. Paio de Gramaços.

Por agora, o rancho vive o período mais ativo do ano, com várias atuações marcadas. Ílhavo e Matosinhos foram os últimos locais por onde passaram e o grupo prepara-se para se deslocar a Monção, no dia 5 de agosto. De dois em dois anos, viaja até ao Algarve. Já foram aos Açores e esperam em breve ir à Madeira. Também já estiveram fora do país, nomeadamente em Espanha e Luxemburgo.

Por agora o grupo foca-se no Festival de Folclore da Beira Serra marcado para dia 14 de julho, que é um momento importante pata todo o grupo que ali dá provas da sua vitalidade. Para além do grupo organizador, o Festival vai contar com a participação de ranchos folclóricos de Ílhavo, Areosa (Porto), Monção e Santarém.

Previous 28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra
Next GNR deteve quatro pessoas por tráfico de droga

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Informação

AEOH distinguido com “Selo Escola Saudável”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) foi distinguido, no presente ano letivo, com a distinção “Selo Escola Saudável”, atribuída no âmbito do Programa de Apoio à Promoção

Última Hora

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Última Hora

Chuva coloca seis distritos sob aviso amarelo. É esperada trovoada e granizo

Seis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes e acompanhados de trovoada, …

Informação

Programa  mOHve-te Verão 2017 arranca no Dia da Criança

A quarta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca esta quinta-feira – Dia Mundial da Criança – no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Região

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Região

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Última Hora

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Informação

Mulher foi “violentamente agredida e ameaçada de morte”

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem de 29 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho de Montemor-o-Velho.

Sociedade

Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

As temperaturas vão subir gradualmente a partir de quinta-feira em Portugal continental para valores até os 35 graus Celsius, próximos dos valores normais para esta época do ano, … …

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 8.º aniversário

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala, no dia 10 de junho, o seu 8º aniversário. As comemorações têm início às 15h00…

Informação

Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Auditoria demolidora deteta graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande.