Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)
30 Maio, 2018 1373 Views

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

image_pdfimage_print

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

… da Federação de Folclore Português (FFP), em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. No domingo, dia 27 de maio, viu o seu mérito reconhecido.

A tarde de domingo ficou marcada pelo reconhecimento da FFP àqueles que tornaram possível a construção da sede social. Entre eles o oliveirense, Manuel Madeira Mendes, que integrou a comissão de obras que tornou possível o novo espaço e conferiu dignidade ao trabalho que vem sendo prestado pela Federação.

“Foi o reconhecimento ao trabalho que fiz pela Federação”, contou esta manhã na Rádio Boa Nova o dirigente que recebeu das mãos do presidente da FFP, Daniel Café, o  diploma de mérito cultural, a medalha  e o colar de mérito. Manuel Madeira Mendes recorda que “antes a Federação trabalhava em instalações precárias”. “Eu e quatro elementos fizemos com que se arranjasse a sede que conta agora com condições dignas”, referiu.

O envolvimento de Manuel Mendes neste processo decorre do gosto que tem pelo folclore português, e em particular pelo Rancho Folclórico de S. Paio de Gramaços, que conta com 42 anos  de atividade, e foi o primeiro do concelho a integrar a Federação. Na Rádio Boa Nova, o dirigente, que aos 81 anos é um dos elementos mais antigos do grupo,  diz ter gosto pelo que faz e orgulha-se de estar acompanhado por pessoas com quem se revê, jovens e menos jovens. “Temos uma equipa boa”, referiu aludindo ao conjunto de cerca de 40 elementos que constitui o Rancho de S. Paio de Gramaços.

Por agora, o rancho vive o período mais ativo do ano, com várias atuações marcadas. Ílhavo e Matosinhos foram os últimos locais por onde passaram e o grupo prepara-se para se deslocar a Monção, no dia 5 de agosto. De dois em dois anos, viaja até ao Algarve. Já foram aos Açores e esperam em breve ir à Madeira. Também já estiveram fora do país, nomeadamente em Espanha e Luxemburgo.

Por agora o grupo foca-se no Festival de Folclore da Beira Serra marcado para dia 14 de julho, que é um momento importante pata todo o grupo que ali dá provas da sua vitalidade. Para além do grupo organizador, o Festival vai contar com a participação de ranchos folclóricos de Ílhavo, Areosa (Porto), Monção e Santarém.

Previous 28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra
Next GNR deteve quatro pessoas por tráfico de droga

Artigos Relacionados

Região

Arganil proporcionou Semana da Juventude repleta de aventura e animação

A Câmara Municipal de Arganil celebrou o Dia Internacional da Juventude, assinalado no dia 12 de agosto, com um programa diversificado, repleto de aventura e diversão, que se estendeu por

Última Hora

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

Região

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Informação

Empresas: NOS chegou a Oliveira do Hospital “para ficar”

A operadora “NOS” conta, a partir de hoje, com uma loja na cidade de Oliveira do Hospital. O espaço foi inaugurado, esta tarde, pelos promotores Joel Pina e Nuno Amaral,

Nacional

Sete distritos sob aviso amarelo devido à trovoada e vento forte

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Informação

População de Avô sente-se “inferiorizada em relação a outras praias do concelho”

A interdição ao uso balnear da Praia Fluvial de Avô tem provocado um sentimento de “atraiçoamento” e “inferiorização” às gentes da freguesia.

Última Hora

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …

Última Hora

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Desporto

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

No sábado, dia 20 de maio, entre as 19h00 e as 20h00,  foi emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.