Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

image_pdfimage_print

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela associação…

… apresentaram o requerimento para indemnização. O prazo termina a 15 de fevereiro.

Três meses passados desde o grande incêndio de 15 de outubro, Luís Lagos verifica que “em relação a outubro houve muita falta de informação e de ajuda ao preenchimento de requerimentos”. Uma “lacuna” que, como refere o dirigente, foi sendo preenchida pela Provedoria da Justiça que “andou no terreno”, ao contrário do Estado que “não teve uma política de proximidade”. “A dada altura, as famílias não sabiam como funcionava o mecanismo extrajudicial”, referiu à Rádio Boa Nova, notando que também a  AVMISP teve um papel importante neste domínio. “Contactámos todos e procurámos ajudar todos”, assegura.

A AVMISP representa as famílias de 30 das 46 vítimas mortais de outubro. Mas, segundo Luís Lagos, das 30 apenas 15 apresentaram requerimentos para indemnização. Já sem conseguir que se cumpra a celeridade neste processo, tal com chegou a ser recomendado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu o pagamento imediato dos 70 mil Euros às famílias, Luís Lagos refere que o que se pretende é “equidade e justiça”. “Celeridade já não é possível, porque (o pagamento de indemnizações) deveria ter sido até ao Natal. Vamos aguardar”, referiu.

Previous Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado
Next “Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

Artigos Relacionados

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Programas

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Educação

Programa “Férias + Solidárias” envolveu mais de duzentos jovens

O programa “Férias + Solidárias” envolveu mais de duas centenas de jovens residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Região

Cerca de 150 operacionais combatem chamas em Pampilhosa da Serra

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), que deflagrou cerca das 12h00 estava a ser combatido por volta das 17h20 por 150 operacionais, apoiados por 39

Sociedade

Renovar o Cartão de Cidadão vai demorar apenas cinco minutos

Pessoas com 25 anos ou mais e que tenham já os seus dados no sistema informático dos serviços de identificação, vão passar a poder renovar o cartão de cidadão…

Destaque

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Desporto

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Informação

Incêndios: Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”

O presidente da estrutura de missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais considerou hoje que Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”,

Informação

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Última Hora

Mário Patrão campeão TT3 na Baja Portalegre 50

O piloto senense Mário Patrão sagrou-se Campeão Nacional da classe TT3 na mítica Baja Portalegre, a sexta e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.