Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

image_pdfimage_print

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela associação…

… apresentaram o requerimento para indemnização. O prazo termina a 15 de fevereiro.

Três meses passados desde o grande incêndio de 15 de outubro, Luís Lagos verifica que “em relação a outubro houve muita falta de informação e de ajuda ao preenchimento de requerimentos”. Uma “lacuna” que, como refere o dirigente, foi sendo preenchida pela Provedoria da Justiça que “andou no terreno”, ao contrário do Estado que “não teve uma política de proximidade”. “A dada altura, as famílias não sabiam como funcionava o mecanismo extrajudicial”, referiu à Rádio Boa Nova, notando que também a  AVMISP teve um papel importante neste domínio. “Contactámos todos e procurámos ajudar todos”, assegura.

A AVMISP representa as famílias de 30 das 46 vítimas mortais de outubro. Mas, segundo Luís Lagos, das 30 apenas 15 apresentaram requerimentos para indemnização. Já sem conseguir que se cumpra a celeridade neste processo, tal com chegou a ser recomendado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu o pagamento imediato dos 70 mil Euros às famílias, Luís Lagos refere que o que se pretende é “equidade e justiça”. “Celeridade já não é possível, porque (o pagamento de indemnizações) deveria ter sido até ao Natal. Vamos aguardar”, referiu.

Previous Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado
Next “Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

Artigos Relacionados

Informação

CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) está a implementar um pacote de programação designada “Cultura em rede das Beiras e Serra da Estrela” através de uma candidatura

Última Hora

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Informação

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Última Hora

FCOH: “Gostar do que Fazemos. Gostar dos Nossos.”

Sérgio Conceição terá vivido anteontem o dia mais fantástico da sua vida profissional, repleto de festa e emoções – foi Campeão Nacional pelo FC Porto.

Destaque

Rali de Portugal foi apresentado hoje em Coimbra

O Rali de Portugal está de regresso à zona Centro do país. Arganil, Góis e Lousã voltam a fazer parte do percurso que vai ter partida oficial de Coimbra, …

Informação

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Última Hora

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Informação

Rui Esteves será o novo comandante nacional operacional da Proteção Civil.

Rui Esteves, até aqui o responsável e líder da Proteção Civil distrital de Castelo Branco, vai agora substituir no cargo José Manuel Moura, que liderava a Proteção Civil já desde

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Região

Fim-de-semana da Páscoa atrai milhares de turistas ao Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal considera que este fim-de-semana de Páscoa vai ser “extremamente positivo para a atividade turística” na região centro do país.

Última Hora

25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de janeiro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes. Este é o resultado de um conjunto de

Informação

GNR intensifica fiscalização ao uso indevido no telemóvel durante a condução 

A partir de hoje e até ao dia 12 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, vai …