Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

image_pdfimage_print

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”, na Catraia de S. Paio, Oliveira do Hospital, realiza-se hoje pelas 17h00.

Jorge Manuel Faria foi um importante impulsionador da empresa centenária de cariz familiar “Casa Luzarte – Carlos Carlos Faria da Cunha & Filhos, Lda”, que nos últimos anos tem apostado fortemente na produção de peças para o mercado exterior. Mais recentemente, a empresa ficou conhecida pela produção de uma cataplana gigante com 3,08m de diâmetro, 1,62m de altura e 550kg de peso, que se notabilizou num evento realizado em setembro em Albufeira.

Para além da vertente empresarial, Jorge Faria notabilizou-se também pela sua paixão pelas provas de perícia automóvel e pelos conhecidos “minis”.

Jorge Manuel Faria, há já alguns anos, tinha sofrido a amputação de uma perna devido a problemas vasculares, mas o empresário sempre mostrou força para continuar a sua atividade empresarial, revelando grande autonomia.

Segundo apurou a Rádio Boa Nova, o estado de saúde de Jorge Manuel Faria complicou-se no final do ano, tendo-lhe sido diagnosticado problema de foro oncológico, aguardando por intervenção cirúrgica.

O conhecido empresário acabou por não resistir à gravidade do seu estado de saúde, tendo falecido no domingo, dia 17 de fevereiro. O velório decorre na capela mortuária de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, e o funeral realiza-se hoje pelas 17h00.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, lamenta a perda do empresário, pessoa que “conhecia desde pequeno e que sempre estimou”. “Irá sempre ficar associado à Arte do Cobre e Latão no concelho de Oliveira do Hospital”, referiu o jovem autarca à Rádio Boa Nova, recordando o “espírito aberto” de Jorge Manuel Faria que “contribuiu para que a arte não se extinguisse na região, pela sua atitude proativa”. “Perdeu-se um grande homem e um grande empresário”, lamentou.

 

 

A Rádio Boa Nova, que na comemoração dos 30 anos distinguiu 30 nomes com micros produzidos em cobre pela Casa Luzarte (o micro original foi criado pelo seu pai, Mestre Carlos Faria da Cunha, há 30 anos), lamenta a perda do conhecido empresário e apresenta sentidos pêsames a toda a família enlutada.

 

 

 

 

Foto de topo: Pedro Henriques Silva

Previous Estado do tempo vai melhorar. Máximas podem chegar aos 20ºC no final da semana
Next “Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: Motociclista de 16 anos morre em despiste e colisão com camião

Um despiste de uma mota seguido de colisão com um camião provocou uma vítima mortal, esta quarta-feira à tarde, na localidade de Redonda, freguesia de Eiras, em Coimbra.

Desporto

Atletas de Seia com boa prestação na Maratona de Bilbao

No passado dia 22 de outubro, realizou-se a 8ª EDP Bilbao Night Marathon, na cidade de Bilbao em Espanha. A representar o Maratona Clube Vila Chã, o atleta Jacinto Correia

Politica

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Última Hora

Oliveira do Hospital vive mais uma Semana Académica

Está por aí mais uma Semana Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Hoje, às 00h00 acontece a “Serenata Monumental”. Até domingo, dia 22, …

Sociedade

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…

Informação

Arganil assinalou o arranque do ano letivo com iniciativa WELCOME!

Realizou-se no dia 3 de Setembro a atividade WELCOME!, como forma de assinalar o arranque do novo ano letivo 2019-2020, desenvolvida pelo Município de Arganil em parceria…

Informação

Sampaense Basket perde frente ao Illiabum (73-87) e continua sem vencer na LPB Placard.

Foi uma partida com uma entrada muito forte do Sampaense a mostrar que queria ganhar vantagem bem cedo para tomar conta do jogo. Não conseguiu, já que o Illiabum criou

Desporto

Góis Moto Clube abriu temporada TT

As classificativas desenhadas pelo Góis Moto Clube para o arranque da temporada 2019 do Nacional TT foram o cenário para a 26ª edição do Raide de Góis,…

Última Hora

Volta a Portugal: Marco Tizza vence isolado etapa Oliveira do Hospital – Guarda

O italiano Marco Tizza (Amore & Vita-Prodir) venceu hoje isolado a quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, na Guarda, …

Última Hora

Nelas acolheu “Concurso Municipal de Ideias de Negócio”

“Water4life” de Daniela Matias e João Moura, do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, foi a ideia vencedora do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorreu ontem, 9

Região

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às