Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”, na Catraia de S. Paio, Oliveira do Hospital, realiza-se hoje pelas 17h00.

Jorge Manuel Faria foi um importante impulsionador da empresa centenária de cariz familiar “Casa Luzarte – Carlos Carlos Faria da Cunha & Filhos, Lda”, que nos últimos anos tem apostado fortemente na produção de peças para o mercado exterior. Mais recentemente, a empresa ficou conhecida pela produção de uma cataplana gigante com 3,08m de diâmetro, 1,62m de altura e 550kg de peso, que se notabilizou num evento realizado em setembro em Albufeira.

Para além da vertente empresarial, Jorge Faria notabilizou-se também pela sua paixão pelas provas de perícia automóvel e pelos conhecidos “minis”.

Jorge Manuel Faria, há já alguns anos, tinha sofrido a amputação de uma perna devido a problemas vasculares, mas o empresário sempre mostrou força para continuar a sua atividade empresarial, revelando grande autonomia.

Segundo apurou a Rádio Boa Nova, o estado de saúde de Jorge Manuel Faria complicou-se no final do ano, tendo-lhe sido diagnosticado problema de foro oncológico, aguardando por intervenção cirúrgica.

O conhecido empresário acabou por não resistir à gravidade do seu estado de saúde, tendo falecido no domingo, dia 17 de fevereiro. O velório decorre na capela mortuária de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, e o funeral realiza-se hoje pelas 17h00.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, lamenta a perda do empresário, pessoa que “conhecia desde pequeno e que sempre estimou”. “Irá sempre ficar associado à Arte do Cobre e Latão no concelho de Oliveira do Hospital”, referiu o jovem autarca à Rádio Boa Nova, recordando o “espírito aberto” de Jorge Manuel Faria que “contribuiu para que a arte não se extinguisse na região, pela sua atitude proativa”. “Perdeu-se um grande homem e um grande empresário”, lamentou.

 

 

A Rádio Boa Nova, que na comemoração dos 30 anos distinguiu 30 nomes com micros produzidos em cobre pela Casa Luzarte (o micro original foi criado pelo seu pai, Mestre Carlos Faria da Cunha, há 30 anos), lamenta a perda do conhecido empresário e apresenta sentidos pêsames a toda a família enlutada.

 

 

 

 

Foto de topo: Pedro Henriques Silva

Previous Estado do tempo vai melhorar. Máximas podem chegar aos 20ºC no final da semana
Next “Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Presidente da CCDR esteve em Arganil para fazer ponto de situação da reabilitação de habitações

Realizou-se na Câmara Municipal de Arganil, na passada quinta-feira, 26 de abril, uma reunião de trabalho no âmbito da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

Última Hora

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Destaque

FCOH vence o Febres por 2-1 em jogo do Distrital de Honra – 5ª jornada

Uma primeira parte totalmente de domínio da equipa oliveirense, que nunca mostrou, ou teve soluções para ultrapassar uma defesa do Febres muito disciplinada. FCOH pouco pressionaste e sem ter alguém

Sociedade

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Última Hora

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…

Região

Empresa investe 20 milhões para produzir canábis medicinal em Cantanhede

A empresa canadiana Tilray estima investir, até 2020, 20 milhões de euros em Portugal na produção de canábis medicinal com que abastecerá o mercado europeu,…

Destaque

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Informação

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Patrimó[email protected](e)”,…

Informação

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Última Hora

Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu

Um homem com cerca de 60 anos foi encontrado, ao final da manhã desta segunda-feira, a boiar no rio Pavia, em Viseu.

Última Hora

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.