Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

image_pdfimage_print

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”, na Catraia de S. Paio, Oliveira do Hospital, realiza-se hoje pelas 17h00.

Jorge Manuel Faria foi um importante impulsionador da empresa centenária de cariz familiar “Casa Luzarte – Carlos Carlos Faria da Cunha & Filhos, Lda”, que nos últimos anos tem apostado fortemente na produção de peças para o mercado exterior. Mais recentemente, a empresa ficou conhecida pela produção de uma cataplana gigante com 3,08m de diâmetro, 1,62m de altura e 550kg de peso, que se notabilizou num evento realizado em setembro em Albufeira.

Para além da vertente empresarial, Jorge Faria notabilizou-se também pela sua paixão pelas provas de perícia automóvel e pelos conhecidos “minis”.

Jorge Manuel Faria, há já alguns anos, tinha sofrido a amputação de uma perna devido a problemas vasculares, mas o empresário sempre mostrou força para continuar a sua atividade empresarial, revelando grande autonomia.

Segundo apurou a Rádio Boa Nova, o estado de saúde de Jorge Manuel Faria complicou-se no final do ano, tendo-lhe sido diagnosticado problema de foro oncológico, aguardando por intervenção cirúrgica.

O conhecido empresário acabou por não resistir à gravidade do seu estado de saúde, tendo falecido no domingo, dia 17 de fevereiro. O velório decorre na capela mortuária de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, e o funeral realiza-se hoje pelas 17h00.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, lamenta a perda do empresário, pessoa que “conhecia desde pequeno e que sempre estimou”. “Irá sempre ficar associado à Arte do Cobre e Latão no concelho de Oliveira do Hospital”, referiu o jovem autarca à Rádio Boa Nova, recordando o “espírito aberto” de Jorge Manuel Faria que “contribuiu para que a arte não se extinguisse na região, pela sua atitude proativa”. “Perdeu-se um grande homem e um grande empresário”, lamentou.

 

 

A Rádio Boa Nova, que na comemoração dos 30 anos distinguiu 30 nomes com micros produzidos em cobre pela Casa Luzarte (o micro original foi criado pelo seu pai, Mestre Carlos Faria da Cunha, há 30 anos), lamenta a perda do conhecido empresário e apresenta sentidos pêsames a toda a família enlutada.

 

 

 

 

Foto de topo: Pedro Henriques Silva

Previous Estado do tempo vai melhorar. Máximas podem chegar aos 20ºC no final da semana
Next “Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Destaque

Feira do Livro de Oliveira do Hospital é inaugurada domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove uma nova edição da Feira do Livro de 26 a 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10H e as

Região

Região: Detido por bater na mulher e tinha punhais, armas e pólvora em casa

Depois de dois dias de investigação, os militares da GNR executaram três buscas – uma domiciliária, uma num armazém agrícola e uma num carro – e detiveram um homem de

Última Hora

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Sociedade

O nosso MIMO deste Natal 2016

Rádio Boa Nova – Oliveira do Hospital **** O nosso MIMO de Natal… CHEGOU 😉 😉 🙂 Um agradecimento muito, mas mesmo, muito especial ao Zé Luís, Paulo Luís e

Informação

Sinistralidade: 20 detenções, 689 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Região

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Nacional

Secretário de Estado do Ambiente admite racionamento de água à noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população…

Destaque

Ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital vai ser julgada por peculato, burla qualificada e falsificação de documento

Uma funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital que, no ano passado, foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes,…

Última Hora

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Destaque

16 detenções e 74 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 19 a 25 de setembro, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta… 

Última Hora

Oliveira do Hospital quer enviar bens para povo de Moçambique

Em consequência da tragédia que assolou Moçambique na passada quinta-feira, o Município de Oliveira do Hospital quer “fazer chegar alguns bens” que foram doados à população oliveirense após o grande