Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento do seu estado de saúde.

De acordo com o jornal “A Comarca de Arganil”, os restos mortais de António Lopes Machado vão estar a partir de amanhã à tarde na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. No sábado, pelas 09h00, seguirão para a Casa de Convívio de Couços, na freguesia de Pombeiro da Beira (Arganil). O funeral realiza-se pelas 15h00 para o cemitério de Casal do Frade.

António Lopes Machado era jornalista, mas também escritor com mais de uma dezena de livros publicados. Durante meio século foi redator em Lisboa do jornal A Comarca de Arganil sendo o seu diretor desde 2011. Foi também vice-diretor e editor da revista cultural Arganília, além de colaborar eventualmente em outros órgãos da imprensa. O Movimento Regionalista da Beira-Serra teve em Lopes Machado o seu principal divulgador através de constantes notícias, reportagens, entrevistas e crónicas sobre as atividades do Regionalismo, do qual foi também dirigente associativo. Viajou pelos cinco Continentes e reuniu nos seus livros boa parte dos seus textos jornalísticos que lhe deram um lugar de relevo na Imprensa Regional. Esteve várias vezes no Brasil e participou de numerosos encontros culturais do Centro de Estudos Fernando Pessoa de São Paulo. Entre os seus principais livros, assinalam-se os estudos Brás Garcia Mascarenhas (1956), A História do Petróleo (1960), Rotas do Universo (1981-2000), Pombeiro da Beira e sua Freguesia (2004), Casa da Comarca de Arganil (1929-2004), Primeiro Ano do Século XXI (2002), Crónicas Regionalistas (1994-2004) e, também em 2 volumes, Crónicas e Memórias (2008), as Ultimas Crónicas – Memórias Regionalistas (2012), e outros.

Previous Cerâmica Arganilense acolhe 11ª edição do Arganil Rock
Next Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

Artigos Relacionados

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

A faltarem quatro jornadas para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém a luta

Última Hora

Meruge recupera tradição da “Cégada do Entrudo”

Apostada na recuperação cultural das tradições lúdicas do Entrudo, vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC), …

Última Hora

Seia com minorações da taxa de IMI em 20 freguesias

A Câmara Municipal viu aprovada, na Assembleia Municipal do dia 23 de setembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2017,…

Desporto

CCPOH  quer aumentar participação de cicloturistas em convívio anual

É já no próximo domingo, dia 4 de setembro, que o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza o 29º convívio de cicloturismo.  Até ao momento,

Última Hora

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Última Hora

Coimbra: Polícia Judiciária deteve traficantes de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens, sem profissão, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Politica

Assembleia Municipal arranca com voto de pesar pelo falecimento de Alexandre de Brito Gouveia

Decorre desde cerca das 14h30 desta sexta feira a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. O arranque dos trabalhos ficou marcado …

Informação

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Região

População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital

Mais de uma centena de pessoas mobilizou-se, sexta feira à noite, numa vigília em defesa do hospital de Seia, que recentemente viu desativadas três camas de internamento …

Informação

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

Informação

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro, revelou em novembro a Ordem dos…

Sociedade

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …