Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

image_pdfimage_print

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento do seu estado de saúde.

De acordo com o jornal “A Comarca de Arganil”, os restos mortais de António Lopes Machado vão estar a partir de amanhã à tarde na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. No sábado, pelas 09h00, seguirão para a Casa de Convívio de Couços, na freguesia de Pombeiro da Beira (Arganil). O funeral realiza-se pelas 15h00 para o cemitério de Casal do Frade.

António Lopes Machado era jornalista, mas também escritor com mais de uma dezena de livros publicados. Durante meio século foi redator em Lisboa do jornal A Comarca de Arganil sendo o seu diretor desde 2011. Foi também vice-diretor e editor da revista cultural Arganília, além de colaborar eventualmente em outros órgãos da imprensa. O Movimento Regionalista da Beira-Serra teve em Lopes Machado o seu principal divulgador através de constantes notícias, reportagens, entrevistas e crónicas sobre as atividades do Regionalismo, do qual foi também dirigente associativo. Viajou pelos cinco Continentes e reuniu nos seus livros boa parte dos seus textos jornalísticos que lhe deram um lugar de relevo na Imprensa Regional. Esteve várias vezes no Brasil e participou de numerosos encontros culturais do Centro de Estudos Fernando Pessoa de São Paulo. Entre os seus principais livros, assinalam-se os estudos Brás Garcia Mascarenhas (1956), A História do Petróleo (1960), Rotas do Universo (1981-2000), Pombeiro da Beira e sua Freguesia (2004), Casa da Comarca de Arganil (1929-2004), Primeiro Ano do Século XXI (2002), Crónicas Regionalistas (1994-2004) e, também em 2 volumes, Crónicas e Memórias (2008), as Ultimas Crónicas – Memórias Regionalistas (2012), e outros.

Previous Cerâmica Arganilense acolhe 11ª edição do Arganil Rock
Next Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

Artigos Relacionados

Última Hora

Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes

O Município de Arganil inaugura no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Sociedade

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois

Última Hora

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Região

Viseu: ASAE apreende quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma ação de fiscalização através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela,…

Informação

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma

Última Hora

Comboio de mercadorias descarrilou na Linha do Norte

Um comboio de mercadorias que circulava na Linha do Norte descarrilou, ontem à tarde, em Souselas, arredores de Coimbra, mas não há registo de vítimas.

Última Hora

Incêndio urbano deixou cinco pessoas desalojadas em Coimbra

Um incêndio, que deflagrou ontem, numa habitação na cidade de Coimbra deixou hoje cinco pessoas desalojadas.

Última Hora

Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de junho e outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de maio.

Informação

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Sociedade

Conan Osiris não passou à final da Eurovisão

Portugal falhou, ontem à noite, o acesso à final do festival Eurovisão da Canção. Em Telavive, Israel, a música “Telemóveis”, de Conan Osiris, não ficou entre as 10 escolhidas…

Sociedade

BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

O Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, deslocou-se, no passado dia 8 de fevereiro, ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG),…

Informação

Oliveira do Hospital acolhe sessão da Portugal Inovação Social

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta feira, uma sessão de trabalho dinamizada no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do programa de financiamento Portugal 2020.