Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô
24 Maio, 2017 1446 Views

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela para,…

… em poucos anos, a transformar na empresa gráfica com a maior rotativa de jornais do mundo.  A Gráfica Mirandela chegou a empregar mais de 500 colaboradores nos anos 80 e a imprimir semanalmente mais de 200 publicações, incluindo as maiores do pais, sendo pioneira no emprego das técnicas de offset, fotogravura e desenvolvimento digital.

Com um historial que recua a 1967, a gráfica começou por funcionar na Calçada do Ferragial, ao Cais do Sodré, e foi depois transferida para a Condessa do Rio na Calçada do Combro. A partir de 1987 em Alcântara, no espaço hoje designado por Lx Factory, depois em Loures, Santo Antão do Tojal, com novas e modernas instalações.

A Gráfica Mirandela desempenhou um papel fundamental para a democratização da sociedade portuguesa, no sentido que terá sido das suas oficinas que antes e depois do 25 de Abril saíram diversos jornais, livros e publicações escritos por personalidades de todos os quadrantes políticos, da esquerda à direita como nenhuma outra gráfica o fazia. Na Mirandela nasceram inúmeros jornais, livros e publicações de que se destacam o “Expresso”, “O Emigrante/Mundo Português”, “O Dia”, o “Jornal Novo”, o “Luta Popular”, entre muitos outros e foi responsável pela impressão diária, em simultâneo, de inúmeros jornais como o “24 horas”, o “Metro”, a “Bola”, o “Económico”, o “Público”, o “Semanário”, “O Independente”, o “Diabo”, o “Crime” e várias revistas de grande tiragem. Foi na Mirandela que o “ jornal i” começou a ser impresso, bem como as revistas da Deco, folhetos de todas as grandes superfícies e livros da editora Leya, entre outras grandes editoras.

Em janeiro de 1970, fundou com o Padre Vítor Melícias, o jornal ‘O Emigrante/Mundo Português’ sob o lema “Agir Servindo”, porque mais do que um jornal era um serviço prestado aos portugueses que saíam de Portugal para viver nas mais duras condições de vida e num abandono cultural e informativo quase absoluto.

O ‘Emigrante/Mundo Português’ ainda hoje é o semanário português de maior circulação no mundo.

O comendador Valentim Morais faleceu em Lisboa, a 20 de Maio de 2017 deixando 2 filhos, Carlos Morais (atual Administrador do Jornal que deu continuidade ao projecto desde 1980) e José Morais, seis netos e três bisnetos. O seu corpo esteve presente na Igreja de S João de Deus, em Lisboa. A missa de corpo presente realizou-se no dia 22 às 9.30h. O cortejo fúnebre seguiu às 11h00 para a terra que viu nascer Valentim Morais, a aldeia de Avô, em Oliveira do Hospital.

A missa do sétimo dia terá lugar sexta-feira, dia 26, às 20 h na mesma igreja de Lisboa. A missa será presidida pelo Padre Vítor Melícias,’ irmão’, companheiro e amigo do Comendador Valentim Morais há mais de 50 anos.

image_pdfimage_print
Previous Eptorádio resultou numa parceria de “sucesso” entre a Eptoliva e a Rádio Boa Nova
Next Sexta-feira há greve da função pública

Artigos Relacionados

Educação

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Região

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento

Última Hora

André Gaspar estreia-se ao volante em Vila Nova de Poiares

André Gaspar é o habitual navegador do piloto da ActionRacing, Vítor Matias no interior do BMW com as cores da ActionLive e vai passar para os comandos do BMW no

Sociedade

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Informação

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Última Hora

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Última Hora

Associação Al-deia promove caminhada em Aldeia das Dez

A Al-deia, Associação de Melhoramentos Aldeense, de Aldeia das Dez, promove no próximo dia 7 de Maio, a III Caminhada AMA, em que a concentração está agendada para as 07h45,

Região

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Informação

Governo procura “soluções legais” para habitações sem licença

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou que estão a ser procuradas “soluções legais, bem difíceis” para as pessoas afetadas pelos incêndios do ano passado, no Centro

Informação

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Última Hora

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Região

No próximo domingo há Mercado de Montanha em Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem uma edição especial neste mês de Dezembro.

Informação

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Região

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 21 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 16.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Informação

Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar,…

Última Hora

Homem apanhado com droga já era procurado por furto e dano

Um homem de 52 anos foi detido em flagrante delito quando transportava droga que tinha adquirido em Espanha. O Comando Territorial da GNR da Guarda, …

Sociedade

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.

Cultura

Banda vencedora do concurso “Soltem Talentos” inicia concertos

Stormbringer, a banda vencedora da edição deste ano do “Soltem Talentos”, irá realizar o seu primeiro concerto no próximo Sábado, dia 17, em Nelas.

Informação

Fogo em Manteigas mantém uma frente ativa

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.