Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

image_pdfimage_print

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi ontem comunicada aos funcionários, maioria mulheres, que hoje se concentraram à  porta da empresa Mendes & Morais.

Em declarações esta manhã à TVI, a operária Marta Silva disse que, em causa, está a falta de pagamento das encomendas por parte da empresa espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de moda, para quem a companhia de Nelas trabalhava em regime de exclusividade.

A funcionária contou ainda que a administração revelou que tinha pedido mais dinheiro à Inditex para conseguir acabar com as encomendas. Contudo, a resposta foi negativa. “Ficou na linha de produção uma média de 800 calças. Não há mais nada na fábrica”, adiantou.

Marta Silva revelou ainda que os papéis da insolvência serão assinados na próxima segunda-feira (dia 28) e que as trabalhadoras vão entrar em férias com esta situação.

A administradora da empresa de Nelas, Eugénia Morais, em declarações ao Jornal do Centro lamentou a situação e responsabilizou a Inditex. “Começaram as encomendas a cair, retiram-nos o trabalho e começaram-se a acumular as dívidas, como é lógico. Mas a minha preocupação foi sempre pagar o salário, tanto que não devia um cêntimo. Agora não tenho dinheiro, nem para o gás que é essencial para a fábrica trabalhar”, explicou.

Eugénia Morais garantiu ainda que falou com os sindicatos, tendo assegurado que as operárias estarão de férias enquanto resolver a situação e que os seus direitos ficam salvaguardados. “Estiveram todas de acordo. Hoje fazem esta palhaçada e não entendi o porquê. Já havia dificuldades para pagar em janeiro, daí eu parar agora para não ficar a dever nada”, disse.

Com: Jornal do Centro

Previous Faleceu o pai de Célia Lourenço, colaboradora da Rádio Boa Nova
Next Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

Artigos Relacionados

Nacional

Quase mil pessoas apanhadas a conduzir com álcool. 300 ficaram detidas

Mais de 300 pessoas foram detidas entre sexta-feira e as 8h00 desta quarta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue, no âmbito da Operação “Ano Novo”, segundo dados provisórios

Informação

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Informação

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Educação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Última Hora

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Região

ASAE apreende 200 queijos e 18 mil rótulos por usurpação da Denominação Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desencadeou uma investigação sobre usurpação de denominação de origem protegida em queijos

Região

Maratona da Europa e Rally de Portugal apresentados amanhã no stand Centro de Portugal na BTL

É já amanhã que começa mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá na FIL até ao próximo domingo. O stand Centro de Portugal, localizado

Educação

EPTOLIVA promoveu Semana de Leitura para a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou a Semana da Leitura, entre os dias 18 a 22 de março, levando a efeito diversas atividades,…

Informação

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Programas

Eptoradio acontece esta sexta-feira pelas 14h00

O projeto EPTORADIO, da escola profissional EPTOLIVA, emite hoje, pelas 14h00,  mais um programa na  Rádio Boa Nova.

Informação

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Destaque

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.