Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

image_pdfimage_print

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi ontem comunicada aos funcionários, maioria mulheres, que hoje se concentraram à  porta da empresa Mendes & Morais.

Em declarações esta manhã à TVI, a operária Marta Silva disse que, em causa, está a falta de pagamento das encomendas por parte da empresa espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de moda, para quem a companhia de Nelas trabalhava em regime de exclusividade.

A funcionária contou ainda que a administração revelou que tinha pedido mais dinheiro à Inditex para conseguir acabar com as encomendas. Contudo, a resposta foi negativa. “Ficou na linha de produção uma média de 800 calças. Não há mais nada na fábrica”, adiantou.

Marta Silva revelou ainda que os papéis da insolvência serão assinados na próxima segunda-feira (dia 28) e que as trabalhadoras vão entrar em férias com esta situação.

A administradora da empresa de Nelas, Eugénia Morais, em declarações ao Jornal do Centro lamentou a situação e responsabilizou a Inditex. “Começaram as encomendas a cair, retiram-nos o trabalho e começaram-se a acumular as dívidas, como é lógico. Mas a minha preocupação foi sempre pagar o salário, tanto que não devia um cêntimo. Agora não tenho dinheiro, nem para o gás que é essencial para a fábrica trabalhar”, explicou.

Eugénia Morais garantiu ainda que falou com os sindicatos, tendo assegurado que as operárias estarão de férias enquanto resolver a situação e que os seus direitos ficam salvaguardados. “Estiveram todas de acordo. Hoje fazem esta palhaçada e não entendi o porquê. Já havia dificuldades para pagar em janeiro, daí eu parar agora para não ficar a dever nada”, disse.

Com: Jornal do Centro

Previous Faleceu o pai de Célia Lourenço, colaboradora da Rádio Boa Nova
Next Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

Artigos Relacionados

Região

Região: PJ desmantelou unidade de produção artesanal de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, deteve um homem, desempregado, presumível autor da prática de um crime de tráfico de estupefacientes.

Educação

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Última Hora

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Última Hora

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje…

Sociedade

Assembleia Municipal de Nelas aprovou Orçamento por larga maioria

Na Assembleia Municipal de Nelas, realizada no dia 28 de dezembro, foi aprovado por maioria o orçamento municipal e as grandes opções do plano para o ano de 2017.

Última Hora

Morreu capelão do Santuário de Fátima quando se preparava celebrar missa da tarde

O capelão do Santuário de Fátima, padre Carlos Silva, de 59 anos, morreu na terça-feira à tarde quando se preparava para celebrar a missa das 16h30, revelou o Santuário de

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Nacional

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de

Informação

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Última Hora

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, da chegada da “Etapa Vida”, que teve partida na Sertã e percorreu o território afetado pelos incêndios do ano passado. Marcelo Rebelo de

Opinião

Vítor Neves dedica “Ca$h Resto Z€ro” ao Natal

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves,