Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi ontem comunicada aos funcionários, maioria mulheres, que hoje se concentraram à  porta da empresa Mendes & Morais.

Em declarações esta manhã à TVI, a operária Marta Silva disse que, em causa, está a falta de pagamento das encomendas por parte da empresa espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de moda, para quem a companhia de Nelas trabalhava em regime de exclusividade.

A funcionária contou ainda que a administração revelou que tinha pedido mais dinheiro à Inditex para conseguir acabar com as encomendas. Contudo, a resposta foi negativa. “Ficou na linha de produção uma média de 800 calças. Não há mais nada na fábrica”, adiantou.

Marta Silva revelou ainda que os papéis da insolvência serão assinados na próxima segunda-feira (dia 28) e que as trabalhadoras vão entrar em férias com esta situação.

A administradora da empresa de Nelas, Eugénia Morais, em declarações ao Jornal do Centro lamentou a situação e responsabilizou a Inditex. “Começaram as encomendas a cair, retiram-nos o trabalho e começaram-se a acumular as dívidas, como é lógico. Mas a minha preocupação foi sempre pagar o salário, tanto que não devia um cêntimo. Agora não tenho dinheiro, nem para o gás que é essencial para a fábrica trabalhar”, explicou.

Eugénia Morais garantiu ainda que falou com os sindicatos, tendo assegurado que as operárias estarão de férias enquanto resolver a situação e que os seus direitos ficam salvaguardados. “Estiveram todas de acordo. Hoje fazem esta palhaçada e não entendi o porquê. Já havia dificuldades para pagar em janeiro, daí eu parar agora para não ficar a dever nada”, disse.

Com: Jornal do Centro

Previous Faleceu o pai de Célia Lourenço, colaboradora da Rádio Boa Nova
Next Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

Artigos Relacionados

Informação

Município de Penacova investiu 165 mil euros no apoio à natalidade

O município de Penacova atribuiu o título “Ser Penacova” a todas as crianças que atualmente estão abrangidas pelo Programa de Apoio à Natalidade…

Última Hora

Idosos de IPSS de Penacova participaram em “Matiné Dançante”

Na continuidade das atividades previstas na Rede Social para o ano de 2018, no passado dia 24 de maio, cerca de 150 idosos das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social

Destaque

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Informação

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Região

Viseu: GNR identificou dois suspeitos da prática de crime de fogo florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Moimenta da Beira, identificou dois homens, com 61 e 77 anos, por suspeita da prática de crime de

Informação

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Última Hora

Empresas: Pastelaria Zé Manel abriu hoje em Oliveira do Hospital

A Pastelaria Zé Manel, nome de referência na cidade de Seia, abriu hoje um novo espaço em Oliveira do Hospital. Aberta diariamente, entre as 08h e as 20h00,…

Última Hora

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Região

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Região

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Região

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.

Última Hora

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação