FAAD: Herdade quer assegurar “urgências condignas” à população de Oliveira do Hospital
20 Junho, 2018 2521 Views

FAAD: Herdade quer assegurar “urgências condignas” à população de Oliveira do Hospital

Álvaro Herdade foi ontem reconduzido na presidência do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD). No terceiro mandato, o conhecido clínico redobra…

… as atenções na área da saúde, em especial, no serviço de urgências que pretende assegurar 24 horas, com o objetivo de garantir “assistência condigna” aos oliveirenses.

Álvaro Herdade continua a ser “pessoa de confiança” para o executivo liderado por José Carlos Alexandrino (PS) que pela terceira vez nomeou o conhecido médico para comandar a FAAD com intervenção na área da infância, terceira idade e saúde. Rogério Prazeres (secretário) acompanha Álvaro Herdade, que também conta com Cristina Serra e Pedro Rúben como vogais.

Numa altura em que a FAAD conta com um apoio à infância “concretizado” e um apoio à terceira idade que “pode ser melhorado”, Álvaro Herdade elege a área da saúde como aquela que “importa resolver”. O clínico lembra que o concelho passou, com o incêndio de outubro, o período mais crítico dos últimos anos e que foi importante a resposta “adequada” dada pela FAAD naquela noite de 15 de outubro. De lá para cá, Herdade esclarece que no dia 1 de novembro o hospital assumiu as “urgências” entre as 20h00 e as 08h, aos fins de semana e feriados porque “fomos obrigados”. “Estava em causa a assistência às populações”, clarifica o clínico, assegurando que para a FAAD seria “mais fácil” estar quieta. “Nenhum hospital deseja ter um serviço de urgência, porque nunca sabemos aquilo que nos entra pela porta a dentro”.

Se no início, “a solução foi encontrada numa semana”, Álvaro Herdade assegura que agora o hospital “tem médicos capazes para assegurar a urgência 24 horas”. “Precisamos que nos deixem trabalhar e nos deixem prestar assistência às populações  que seja condigna”, afirma o responsável pelo CA da FAAD, considerando que a atual situação de encaminhamento de doentes para “Seia, Guarda, Arganil e depois para Oliveira do Hospital” é “brincar com a vida das pessoas e o dinheiro dos nossos impostos”.

A tomar posse para o terceiro mandato, Herdade alerta para o facto de a solução encontrada para fazer face ao encerramento do SAP se revelar “deficitária” para a FAAD que “está a perder dinheiro com as urgências”. Espera, por isso, pela celebração de “contrato plurianual com o Ministério da Educação”, e apela ao presidente do Município para que se empenhe junto do governo. “Vivemos em cima do joelho. Queremos arrumar a casa e ter condições condignas para os nossos trabalhadores”, disse o responsável, informando que desde o dia 1 de novembro a FAAD não faturou nenhum serviço de urgência prestado.

No percurso de oito anos ao comando da FAAD, Álvaro Herdade enaltece a dedicação dos colaboradores e parceiros do Conselho de Administração. Quanto ao futuro, destaca o projeto de melhoria do hospital, da qual faz parte o serviço de urgências, num investimento de “cinco a seis milhões”, mas que só será lançado se houver certeza de que deixarão trabalhar o hospital “condignamente”. “Lançámos também um novo projeto de saúde mental em Oliveira do Hospital”, acrescentou.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município, reiterou a confiança em Herdade e na equipa que o acompanha, para logo se focar no serviço de urgência na FAAD. “Oliveira do Hospital ficava abandonada se não fosse a FAAD”, afirmou o autarca que rejeita ter sido o responsável pelo fecho do SAP. “Eu nunca concordei”, asseverou, achando Alexandrino que a solução encontrada com a FAAD “foi boa” e que “hoje há melhor resposta das 20h às 08h do que havia”.

No imediato, o autarca defende que o concelho tenha urgência no período em falta, das 08h00 às 20h00, porque Oliveira do Hospital “não é um concelho qualquer”. Exige por isso um entendimento com Ministério da Saúde, para que “se pague” o serviço que é prestado pela FAAD. “Quando se fala tanto do interior, desafio o Ministério da Saúde para que Oliveira do hospital tenha as mesmas condições de outras regiões”, afirmou.

José Carlos Alexandrino destacou a importância que a FAAD tem no concelho e a boa parceria com o projeto da Unidade Móvel de Saúde. Em particular, destacou o “papel importantíssimo que a FAAD teve na noite dos incêndios”. “Se calhar em vez de 13 mortos teríamos a lamentar mais mortos”, observou.

Quanto ao futuro da conhecida instituição, o autarca oliveirense defendeu o acesso aos apoios comunitários para a execução do projeto de melhoria da área hospitalar e instalação das urgências. Aludiu ainda aos estatutos da FAAD para sugerir uma alteração, no sentido de que os elementos do Conselho de Administração possam ser remunerados pelo contributo que dão à instituição, à semelhança com que acontece com outras fundações no país.

image_pdfimage_print
Previous Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína
Next Francisco Prior Claro vai ser ordenado sacerdote

Artigos Relacionados

Cultura

“O Sol bailou ao meio dia?!” Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

“O Sol bailou ao meio dia?!”  Fátima, Fé e História… 100 anos depois Moderação: Vítor Neves Intervenientes: Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e Luís Filipe Torgal.   Ficam aqui

Informação

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Última Hora

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Informação

Consumos de álcool, tabaco e droga aumentaram nos últimos cinco anos

Os consumos de álcool e tabaco e de substâncias psicoativas ilícitas, principalmente ‘cannabis’, aumentaram nos últimos cinco anos em Portugal, …

Sociedade

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Nacional

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Destaque

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Última Hora

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela foram hoje de manhã encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Região

Município de Tábua recebe Festival AR

O Município de Tábua, em conjunto com os municípios de Coimbra, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Soure, juntou-se ao Teatrão para levar…

Informação

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Desporto

III Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 coloca mais de 150 participantes em competição

A 3ª edição do Torneio Inter-Freguesias  de Futebol 7 arranca esta quarta-feira, dia 14 de junho, às 20h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no estádio municipal de Oliveira do

Informação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Informação

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Informação

Fim-de-semana da Páscoa atrai milhares de turistas ao Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal considera que este fim-de-semana de Páscoa vai ser “extremamente positivo para a atividade turística” na região centro do país.

Última Hora

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Sociedade

Presidente da República em almoço solidário em Oliveira do Hospital.

O Presidente da República está de visita a Oliveira do Hospital. Para além da passagem pela Festa do Queijo Serra da Estrela, a presença obrigatória no almoço solidário que decorre

Última Hora

Verão começa hoje com sol e muito calor

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos

Informação

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Informação

“Benjamim Tenis Tour” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, dia 25 de junho, irá decorrer nos courts de ténis Municipais de Oliveira do Hospital, mais uma edição do Torneio de Ténis Sub 10 Benjamim Ténis Tour.

Informação

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No

Informação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da

Sociedade

Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos.