Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”
10 Maio, 2018 1041 Views

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

… às 15h00, e estará patente ao público até ao dia 10 de Junho, podendo ser visitada de segunda-feira a domingo. 

Os “Livros Miniatura” são tão antigos como a própria História da Escrita, e surgem com fins bastante nobres e práticos. Facilmente transportáveis (dentro da algibeira ou, por exemplo, pendurados no cinto), estes pequenos volumes acompanhavam os seus donos aonde quer que fossem.

Esta mostra de “Livros Miniatura” inclui vitrines portáteis com diversos volumes representativos da história destes curiosos objetos: livros pedagógicos utilizados por professores e alunos no início de 1800; Bibliotecas miniatura de histórias infantis, ou edições ilustradas de contos morais, livros de artista, dicionários que viajaram pelo mundo inteiro, edições religiosas do século XVI e XVII, livros sobre História e Propaganda Política, ou curiosas coleções económicas que tornaram a leitura acessível a muitas gerações de leitores, e que tanto contribuíram para a criação de hábitos de leitura.

Ao promover esta exposição o Município de Oliveira do Hospital pretende oferecer a todos quantos a visitarem uma experiência rara e repleta de curiosidades que agradarão a um público de vários setores etários.

Previous Misericórdia de Galizes promove “Jornadas do Conhecimento” por ocasião dos 350 anos
Next Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Telefonema de Marcelo a Cristina Ferreira não é nada do outro mundo”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas pessoas, em particular no “exagero” em torno do telefonema…

Última Hora

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

Última Hora

País: Banco Alimentar recolheu 1.921 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais…

Informação

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Última Hora

Neve coloca cinco distritos sob Aviso Amarelo

Cinco distritos do continente estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Última Hora

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Informação

Mulher ferida com gravidade em atropelamento em Coimbra

Uma mulher ficou ontem gravemente ferida após ter sido atropelada em Coimbra. O acidente ocorreu ao final do dia, na Avenida da Cidade Aeminium, junto à Estação Coimbra -A.

Informação

Município de Penacova mantém apoios aos alunos que frequentam o 1º CEB

Os alunos que frequentam, na área geográfica do concelho de Penacova, o 1º ciclo do ensino básico, vão manter, no ano letivo de 2018-2019, os apoios atribuídos pelo Município de

Região

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Última Hora

Sol dá lugar à chuva neste fim de semana

A chuva regressa hoje a Portugal continental e deverá permanecer pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima…

Região

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Sociedade

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado