Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

A exposição ficará patente, até 28 de fevereiro na Casa da Cultura César Oliveira.

A artista refere que “todo o trabalho artístico e plástico foi orientado para o tema, associado às ideias de espaço – local – e tempo – passado e presente -, desenvolvido num ciclo anual” e com a exposição “Sem Margem”, Ana Afonso convida o visitante para “que nela se movimente, comigo… para que a possa imaginar e dela fazer parte, completando-a, e tal como eu a percorra, viajando.”

“Parte dos trabalhos resultam da combinação de uma prática mais plástica, associada a sentimentos indizíveis, com o cuidado de um espaço contínuo, para além das circunstâncias internas, onde se ganhe perspetiva”, pode ler-se na apresentação desta exposição.

É a linguagem plástica denominada, pela autora, como simbologia ambiental que predomina nos seus trabalhos e é através desta que expressa partes do seu imaginário. As obras que expôs, sempre em contexto reservado, em espaços privados, individual ou coletivamente, são marcadas pelos movimentos Impressionista e Expressionista, em que a autora sempre afirmou a espátula como artefacto primordial.

As raízes angolanas de Ana Afonso, onde nasceu em 1957, a par da influência da pintura que sempre viu pelas mãos da mãe, trazem-na, a cada obra, a uma expressão de Espaços, Momentos e Abstrações que ultrapassam o Tempo e o Espaço, real ou imaginário em que se inspira para a produção artística. A formação de Ana Afonso na área das Ciências Sociais e Humanas prende-a a sentimentos terrenos que a todos nos são próximos.

image_pdfimage_print
Previous Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica
Next Basquetebol – Taça Hugo dos Santos 2017. Benfica e Galitos do Barreiro, jogam meias finais.

Artigos Relacionados

Politica

PSD quer arrendamento “low cost” para jovens em Oliveira do Hospital

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, defendeu a criação de um programa de arrendamento “low cost”…

Última Hora

Ambiente e acessibilidades marcam arranque da EXPOH

Já está inaugurada a EXPOH 2016. O arranque da Feira Regional de Oliveira do Hospital ficou marcado pelos avanços do município na área do ambiente e …

Região

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Sociedade

Apresentador Fernando Mendes volta a apadrinhar Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

O conhecido apresentador de televisão, Fernando Mendes, volta a “dar a cara” pela Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 11 e

Região

Borgstena expande unidade localizada em Nelas

A unidade sueca Borgstena Textile Portugal, localizada em Nelas vai expandir a sua área de produção. A empresa adquiriu 35 mil metros quadrados de terrenos à Câmara Municipal.

Informação

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Informação

Apoios aos rendimentos e limpeza da floresta em destaque em colóquio promovido pela Cooperativa da Beira Central

Os apoios aos rendimentos na agricultura estiveram hoje em debate no Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, no âmbito de um colóquio promovido…

Informação

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Última Hora

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Região

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Governo procura “soluções legais” para habitações sem licença

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou que estão a ser procuradas “soluções legais, bem difíceis” para as pessoas afetadas pelos incêndios do ano passado, no Centro

Informação

Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

No âmbito das missões atribuídas ao Exército, o apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações constitui um importante vetor no quadro das designadas missões de interesse público.

Região

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…

Destaque

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Sociedade

GNR deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu seis milhões de cigarros, informou hoje a GNR.

Desporto

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Última Hora

Ténis de Mesa: CCPOH com derrota frente à AC Mocidade de Coimbra

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), a competir no Campeonato Distrital de Equipas Seniores da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, perdeu, na passada

Informação

Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Um despiste, seguido de capotamento da viatura, deixou ontem ferida a condutora do veículo, com 58 anos, que seguia na estrada do Moinho do Buraco, no concelho de Oliveira do

Informação

Proteção Civil alerta para chuva localmente intensa com possibilidade de inundações

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil  alerta para a previsão de precipitação localmente intensa,…

Região

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Sociedade

José Carlos Alexandrino revelou expectativas na EXPOH em entrevista Rádio Boa Nova/ Folha do Centro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino antecipou esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, …

Informação

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Sociedade

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Informação

GNR de Leiria deteve homem por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve  ontem, em flagrante delito um homem de 49 anos, por tráfico de estupefacientes.