Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia Serra, …

… na inauguração da exposição “Violências” chamando assim a atenção para o respeito mútuo que deve reger as relações entre pares.

A exposição fotográfica reúne trabalhos do Curso Profissional Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, abordando o tema de forma pedagógica e está patente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, até ao final do mês.

A exposição, resultante do trabalho em parceria da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, surge também inserida na iniciativa “Junho: Mês da Igualdade” em Oliveira do Hospital, dinamizado pela autarquia através da Equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável”.

De acordo com Graça Silva, vereadora da Cultura e Educação do Município oliveirense  “o desafio foi lançado à escola e aos alunos para abordar o tema, dentro da relação de proximidade que existe entre a Câmara Municipal e a escola, e esta é também uma forma de tornar público o que é o trabalho de uma escola e valorizá-lo”.

 

Também o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira sublinhou que “esta exposição merece a nossa atenção porque aborda um tema da atualidade ao qual a escola e a sociedade deve dar atenção e visibilidade”.

José Francisco Rolo, vice-presidente com o pelouro da Ação Social, destacou  o trabalho desenvolvido no concelho no âmbito da “Igualdade Local: Cidadania Responsável” desde o seu surgimento, em 2011, destacando a linha de apoio (238 605 360) e apoio de equipa técnica.

Esta exposição é uma iniciativa pedagógica” no alerta junto da sociedade civil para a violência no namoro ou na esfera doméstica, que se insere nas iniciativas que decorrerão até ao final de junho, e que têm o ponto alto na comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, 21 de junho.

 

image_pdfimage_print
Previous Seia: 22 propostas a votos na 3ª edição do Orçamento Participativo
Next McDonald's oferece 6200 árvores de fruto e 39 motocultivadores em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

EPTOLIVA novamente distinguida na 12ª Mostra Nacional de Ciência

Com o projeto “NATURALMENTE – Etnobotânica da Beira Serra e Empreendedorismo” na área científica de Bioeconomia, desenvolvido pelos alunos: Rute Pegado, Andreia Dias e…

Última Hora

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva

Educação

Adriana Calcanhotto irá dar aulas na Universidade de Coimbra

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto vai, durante o primeiro semestre do próximo ano, ser professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC).

Vídeos

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Informação

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Última Hora

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Destaque

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas

Região

ADIBER promove região em Coimbra

 A ADIBER, em parceria com o espaço Aromas da Sé, irá realizar a iniciativa “Beira Serra +IN City”, com o objectivo de divulgar a Região da Beira Serra na cidade

Região

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Destaque

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Informação

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Politica

Rui Rio encontrou “uma realidade pior do que estava à espera” em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio, disse que encontrou em Oliveira do Hospital “uma realidade pior do que estava à espera” no que toca à situação

Nacional

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Última Hora

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.

Região

Despiste de camião corta A25 em Celorico da Beira

Um camião despistou-se esta madrugada na A25, ficando tombado na via. O acidente aconteceu pela 6h30, junto ao nó de Celorico da Beira …

Educação

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Destaque

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Última Hora

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Última Hora

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Desporto

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Politica

Assembleia Municipal votou contra moção de censura apresentada por António Lopes

Foi unânime a votação dos deputados municipais, há instantes, no arranque da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, diante da moção de censura ao executivo de José

Informação

“A lida do Campo” é tema de Marcha dos Santos Populares em Loriga

O Centro de Assistência Paroquial de Loriga realiza no próximo fim de semana, 24 e 25 de junho, mais uma Marcha dos Santos Populares, este ano com o tema “A