Exposição alerta para o problema do lixo marinho em Oliveira do Hospital
6 Maio, 2019 484 Views

Exposição alerta para o problema do lixo marinho em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Até 8 de maio, encontra-se a decorrer a exposição “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo”, que está instalada…

… no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A iniciativa é promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, no âmbito das atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul, e tem como público alvo os alunos do 2.º CEB.

Esta exposição pretende abordar a problemática do lixo marinho, em particular a acumulação de plástico, que tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos dias de hoje. Assim, o objetivo principal é sensibilizar os visitantes para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, como consequências dos comportamentos humanos, e ainda para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

Com um forte pendor informativo e interativo, a exposição engloba várias componentes que abordam a problemática do lixo marinho com particular incidência para a excessiva utilização do plástico que, atualmente, mais do que reciclar é urgente reduzir como tem vindo a ser alertado por várias organizações a nível mundial.

“Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo” proporciona uma viagem ao fundo do mar – que é reproduzido como um local já muito poluído e onde a vida marinha, forçosamente, coabita com vários tipos de lixo – e onde os visitantes começam por assistir a quatro breves filmes de sensibilização sobre a temática.

Numa segunda parte, frente a frente com vários painéis informativos, os alunos ficam a saber quais são os “Suspeitos do Costume”, os resíduos mais encontrados durante as operações de limpeza das praias portuguesas. Objetos tão diversos como os, mais comuns, cotonetes, palhinhas ou beatas a embalagens de comida processada, sacos, balões, entre tantos outros. Estes ‘suspeitos’ são acompanhados pelas suas ‘penas de prisão’ que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar, promovendo uma reflexão sobre a origem dos mesmos e o seu impacto na nossa vida.

Finalmente, num terceiro momento, divididos em duas equipas, os alunos participam num jogo interativo em que têm de cumprir uma lista de compras num expositor que retrata um supermercado. O objetivo é que optem por fazer compras de forma sustentável utilizando recursos alternativos ao plástico e escolham os alimentos com o menor número possível de embalagens de plástico.

A visita guiada – cuja inscrição deve ser efetuada junto da Biblioteca ([email protected]/ 238 692 376) – está a agradar aos visitantes que destacam seu caráter de alerta para a problemática. Vicente, Joana, Marta e José são unânimes em afirmar que aprenderam “a ter mais cuidado com o plástico que usamos e não o devemos deitar no mar”. “Aprendi que devemos reduzir, ou melhor, a não usar o plástico e vou dizer aos meus pais para utilizarem o mínimo possível”, garantiu o João.

O vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, que acompanhou uma das primeiras visitas sublinha “sensibilizar sim, formar consciências sim, mas acima de tudo temos que ser práticos: todos temos que reduzir o uso do plástico já, e todos temos de convencer os nossos familiares, amigos, vizinhos a reduzir, a mudar de hábitos – não se trata de uma moda, é escolher entre vivermos atolados em plástico ou em ambientes limpos; é escolhermos entre a vida ou a morte dos rios e oceanos; é escolhermos a vida e a saúde”.

Previous GNR intensifica fiscalização ao uso indevido no telemóvel durante a condução 
Next Rádio Boa Nova associa-se a grupo de rádios locais que boicotam ações de campanha eleitoral para as eleições europeias

Artigos Relacionados

Informação

Coimbra: Polícia recupera ouro e dinheiro furtados do interior de casas

No âmbito de um inquérito de investigação, relacionado com crimes de furto no interior de residências em Coimbra, praticados entre fevereiro e outubro de 2018, foram recuperados vários artigos que

Última Hora

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Sociedade

Natal resultou em mais de 150 mil Euros em compras no comércio local de Oliveira do Hospital

É positivo o balanço em torno de mais uma ação de incentivo às compras no comércio local de Oliveira do Hospital promovida pela ADI e o Município de Oliveira do

Informação

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Região

Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas molhado, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

Região

16 detenções, 644 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 13 a 19 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Destaque

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa

Informação

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” prevê resultado eleitoral e destaca necessidade de oposição

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Destaque

Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela

Paulo Rogério, proprietário da queijaria artesanal com o seu nome, foi fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro, …