Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda
2 Maio, 2018 595 Views

Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda

image_pdfimage_print

O Tribunal da Guarda começa, esta manhã, a julgar pelos crimes de peculato e de falsidade informática a antiga presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) daquela cidade, Ana Manso.

Ana Manso, que também já foi deputada do PSD, está acusada, em conjunto com o seu antigo secretário pessoal, dos crimes de peculato e de falsidade informática, por, após ter sido exonerada do cargo de presidente da ULS, ter continuado a receber ajudas de custo.

Segundo a acusação, entre 30 de novembro de 2012 e 30 de dezembro de 2013, a arguida recebeu despesas de representação no valor de 1.131,89 euros mensais, e não no montante de 583,80 euros, “como lhe era devido, dadas as funções assumidas a partir de 22 de novembro de 2012, como Administradora Hospitalar de 1.ª Classe”.

Naquele período, Ana Manso “auferiu indevidamente a quantia global de 6.577,08 euros a título de despesas de representação, sem dar disso conhecimento ao Serviço de Recursos Humanos e ao Serviço de Vencimentos da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E., fazendo seu aquele montante”, é referido.

O Conselho de Administração que se seguiu a Ana Manso, liderado por Vasco Lino, também vai ser julgado pelo crime de abuso de poder, por autorizar a reposição, pela arguida, dos valores indevidamente processados e inviabilizado a instauração de processo disciplinar aos dois arguidos.

Em 2015, Ana Manso foi absolvida, pelo mesmo tribunal, da prática de um crime de abuso de poder, por ter votado a transferência do marido, Francisco Manso, de Castelo Branco para a Guarda, e, logo depois, ter promovido a sua nomeação para auditor interno da ULS/Guarda a que presidia em 2012, sem referir o parentesco.

Ana Manso desempenhou as funções de presidente da ULS da Guarda entre dezembro de 2011 e novembro de 2012, e atualmente é administradora hospitalar na mesma instituição.

Previous Relatório sobre incêndio de Pedrogrão indica que houve documentos apagados ou destruídos
Next Ancose entrega primeiras borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

Artigos Relacionados

Região

Fogo na Covilhã que obrigou a retirar jovens de acampamento foi dominado ontem

O incêndio que deflagrou ontem à tarde no concelho da Covilhã, e que obrigou a retirar cerca de 60 jovens de um acampamento, …

Região

Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Um ano depois dos grandes fogos de outubro, o Presidente da República previu que Portugal tudo fará para vencer as forças da natureza, para que nem seja concebível a história

Sociedade

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Última Hora

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Desporto

CCPOH realiza 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital vai levar a efeito, no próximo dia 6 de agosto, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira

Educação

Alunos do AEOH chegam à final do concurso “Eco-Ementas”

Na passada sexta-feira, dia 29 de março, três equipas de Eco-Cozinheiros do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) deslocaram-se…

Informação

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Última Hora

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Politica

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital: Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 19 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Sociedade

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …