• Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
  • Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
  • Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
29 Junho, 2016 2118 Views

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

O anúncio foi feito, em reunião da Assembleia Municipal, pelo presidente da autarquia que deu conta das negociações feitas com o Ministério da Educação com vista à utilização das verbas inscritas no Pacto de Coesão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, de um milhão de Euros, e que tinham em vista trabalhos de recuperação na Escola Secundária de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino informou que a autarquia e o governo chegaram a acordo no sentido de que parte daquela verba seja canalizada para a substituição de placas de fibrocimento e realização de outras obras na Secundária de Oliveira do Hospital, passando a autarquia a ser a “dona” da obra no âmbito de um protocolo com o governo. “Desde que a tutela garanta 85 por cento da retirada do amianto, a Câmara Municipal antecipa as obras”, referiu o autarca, notando que este terá que ser um processo “rápido e célere” para não interferir com o início do novo ano letivo.

Responsável pela obra, a autarquia tem também a seu cargo a realização dos projetos necessários à mesma. “Se calhar não é um grande negócio para o concelho”, verificou José Carlos Alexandrino, para logo considerar que o município “não tem condições para deixar fugir um milhão de Euros, melhorando as condições dos alunos. “A Câmara tem que fazer este protocolo”, registou o autarca, que na mira tem uma intervenção maior naquele espaço escolar nomeadamente a criação de um campus que acolha o 1º CEB e Pré –Escolar.

José Carlos Alexandrino falava assim na reunião da Assembleia Municipal, onde uma equipa da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital se dirigiu para interpelar o presidente da Câmara sobre “avanços relevantes” que possam ter surgido. Na ocasião, Sebastião Barbosa registou o empenho  dos estudantes na luta da retirada do amianto da escola sede. “Foram vários meses de uma intensa luta”, frisou.

O anúncio do presidente da Câmara agradou a Associação de Estudantes que em comunicado dá conta do “sentimento de felicidade e de dever cumprido por saber que contribuiu para a uma escola com melhores condições para quem nela trabalha, alunos, pessoal docente e não docente”.

image_pdfimage_print
Previous PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos
Next Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

Artigos Relacionados

Informação

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Sociedade

Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira

A queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de

Informação

FCOH reage através de comunicado a “insinuações e alguma desinformação” após o ultimo jogo do Campeonato que ditou a descida do clube oliveirense.

O jogo da última jornada do Campeonato de Portugal Prio que se realizou no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital frente ao Pampilhosa, que terminou com o empate 1-1 e com

Região

PJ deteve suspeito de burla qualificada e falsificação de documentos na Covilhã

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos,…

Sociedade

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e

Última Hora

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Informação

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto

Região

Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo com múltiplas atividades

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que hoje, dia 27, se comemora.

Destaque

CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se ontem “muito preocupado pela perda brutal de explorações de muito pequena dimensão”…

Sociedade

CDOS de Coimbra faz balanço de ocorrências no distrito

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra revelou, há instantes, o quadro de ocorrências decorrentes das atuais condições meteorológicas adversas. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre

Informação

Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, é positivo o balanço em torno do setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital. Em 2016, o concelho assistiu …

Informação

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

Última Hora

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia presta homenagem aos bombeiros do concelho no próximo sábado, 19 de maio. O Dia do Municipal do Bombeiro, institucionalizado no ano passado, …

Informação

Presidente da Câmara Municipal partilha palavra de “esperança” em mensagem de Natal e Ano Novo

Na habitual mensagem de Natal e Ano Novo dirigida a todos os oliveirenses, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa, este ano, “uma palavra de esperança”…

Última Hora

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Informação

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Informação

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Destaque

“O que me levou a aceitar ser candidato foi ouvir dos meus filhos que querem sair daqui porque não vêem futuro em Oliveira do Hospital”

João Paulo Pombo Albuquerque falou à Rádio Boa Nova do que o motivou a aceitar o convite que lhe foi dirigido pela concelhia do PSD de Oliveira do Hospital para

Sociedade

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Última Hora

Portugueses têm ouvido mais rádio através da internet

A rádio tem passado por um processo de inovação e a presença na internet faz parte dessa aposta em muitos órgãos de comunicação portugueses.

Última Hora

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Sociedade

Luís Filipe Torgal lançou o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”

Luís Filipe Torgal lançou esta sexta feira na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital , o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”. As

Cultura

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Última Hora

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …