• Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
  • Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
  • Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola
29 Junho, 2016 1848 Views

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

O anúncio foi feito, em reunião da Assembleia Municipal, pelo presidente da autarquia que deu conta das negociações feitas com o Ministério da Educação com vista à utilização das verbas inscritas no Pacto de Coesão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, de um milhão de Euros, e que tinham em vista trabalhos de recuperação na Escola Secundária de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino informou que a autarquia e o governo chegaram a acordo no sentido de que parte daquela verba seja canalizada para a substituição de placas de fibrocimento e realização de outras obras na Secundária de Oliveira do Hospital, passando a autarquia a ser a “dona” da obra no âmbito de um protocolo com o governo. “Desde que a tutela garanta 85 por cento da retirada do amianto, a Câmara Municipal antecipa as obras”, referiu o autarca, notando que este terá que ser um processo “rápido e célere” para não interferir com o início do novo ano letivo.

Responsável pela obra, a autarquia tem também a seu cargo a realização dos projetos necessários à mesma. “Se calhar não é um grande negócio para o concelho”, verificou José Carlos Alexandrino, para logo considerar que o município “não tem condições para deixar fugir um milhão de Euros, melhorando as condições dos alunos. “A Câmara tem que fazer este protocolo”, registou o autarca, que na mira tem uma intervenção maior naquele espaço escolar nomeadamente a criação de um campus que acolha o 1º CEB e Pré –Escolar.

José Carlos Alexandrino falava assim na reunião da Assembleia Municipal, onde uma equipa da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital se dirigiu para interpelar o presidente da Câmara sobre “avanços relevantes” que possam ter surgido. Na ocasião, Sebastião Barbosa registou o empenho  dos estudantes na luta da retirada do amianto da escola sede. “Foram vários meses de uma intensa luta”, frisou.

O anúncio do presidente da Câmara agradou a Associação de Estudantes que em comunicado dá conta do “sentimento de felicidade e de dever cumprido por saber que contribuiu para a uma escola com melhores condições para quem nela trabalha, alunos, pessoal docente e não docente”.

image_pdfimage_print
Previous PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos
Next Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

Artigos Relacionados

Sociedade

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Sociedade

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.

Destaque

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Última Hora

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Região

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Região

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Informação

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Informação

Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento

  A ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital que, em 2015,foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes confessou, esta manhã, a prática daquele crime.

Última Hora

Nilton na abertura das aulas do Politécnico de Coimbra

O Politécnico de Coimbra (IPC) marca o arranque do ano letivo 2017/2018, no próximo dia 3 de outubro, pelas 15h00, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia (Coimbra).

Última Hora

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Informação

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte

Última Hora

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Região

Paróquia de Oliveira do Hospital recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

A paróquia de Oliveira do Hospital recusa o pagamento de serviços à GNR pela organização de procissões, não acatando o “entendimento diferente” desta instituição, disse hoje o padre António Loureiro.

Desporto

Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica

O jogo dos quartos de final entre o Sampaense Basket e o SL Benfica assinala hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 19h00,o arranque da Taça Hugo dos Santos, …

Sociedade

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

Informação

PJ deteve homem suspeito de abusar de menina que estava à sua guarda

A Polícia Judiciária deteve ontem, no concelho da Meda, um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menor …

Região

Parque do Mandanelho acolhe Encontro Cultural Distrital de Freguesias

A Delegação Distrital de Coimbra da ANAFRE vai realizar, no sábado, dia 12 de agosto, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, o I Encontro Cultural Distrital de Freguesias.

Destaque

Crianças  são “mini repórteres” da Rádio Boa Nova

Neste Dia Mundial da Criança, a Rádio Boa Nova dá inicio ao projeto “Mini Repórteres” numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Informação

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Sociedade

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Região de Coimbra lança programa de 19 milhões para emprego e apoio a empresas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) no valor global de cerca de

Educação

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi