Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

No dia em que é apresentado o Plano Inverno & Saúde, com dados sobre a vacinação e recomendações gerais para a época de gripe, a diretora geral da Saúde alerta para a estirpe da gripe, que pode ser mais perigosa em relação a outros anos.

Em declarações à TSF, Graça Freitas explica que “durante este inverno pode circular predominantemente um vírus chamado AH3 N2. E, habitualmente, este vírus dá mais casos de gripe e mais casos graves. É um vírus que sofre muitas mutações e, normalmente, quando circula temos épocas gripais mais difíceis”.

Desde o início da época de vacinação contra a gripe, a 1 de outubro, foram internados três doentes nos cuidados intensivos, mais dois do que no mesmo período do ano passado.

Os dados fazem parte do último boletim de vigilância epidemiológica, na semana de 13 a 19 de novembro, sendo que dois dos doentes foram internados em outubro e o terceiro já neste mês de novembro.

A diretora geral da Saúde revela que todos estes doentes faziam parte de grupos de risco. Daí, o apelo renovado à vacinação.

“Sendo a vacinação a primeira medida de prevenção contra a gripe, nós fazemos um apelo às pessoas, sobretudo dos grupos de risco (a partir dos 65 anos, com patologias crónicas, doenças respiratórias, doenças cardíacas, diabetes): devem vacinar-se”, apela.

Este ano, o SNS comprou um milhão e 400 mil vacinas contra a gripe, mais 200 mil do que no ano passado.

Os diabéticos e bombeiros passam também a estar incluídos nos grupos de risco que recebem a vacina.

Previous Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC
Next Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Artigos Relacionados

Última Hora

Caminhada contra o cancro mobiliza 30 mil pessoas em 78 concelhos

Trinta mil pessoas são esperadas no domingo nas caminhadas ‘O que nos Liga’, que vão decorrer em 78 municípios abrangidos pelo núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o

Última Hora

Instituto Politécnico da Guarda acolhe Conferência de Comunicação e Relações Públicas

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe, nos dias 18 e 19 de dezembro, a I Conferência de Comunicação e Relações Públicas.

Informação

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Última Hora

FCOH continua líder ao vencer o Vigor. AD Lagares derrotada pelo Eirense e ADN empata com Anadia

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer 2-1 frente a Vigor Mocidade,..

Politica

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Informação

Guarda: Duas pessoas feridas em despiste de automóvel

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada deste domingo, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros na freguesia da Parada, concelho de Almeida, na Guarda.

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Última Hora

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Educação

ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprovou por unanimidade o relatório de Gestão e Contas, referente ao exercício de 2015. À semelhança dos últimos quatro anos, o resultado líquido apurado em

Sociedade

Procura Turística do Centro de Portugal cresce três vezes mais que a média nacional

O mês de julho voltou a ser “extremamente positivo” para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com os resultados preliminares, …

Informação

Município de Oliveira do Hospital investe na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai equipar as escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico e os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública municipal com novos

Região

PJ deteve suspeito de atear seis incêndios em Arrancada do Vouga, concelho de Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal.