Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

image_pdfimage_print

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

No dia em que é apresentado o Plano Inverno & Saúde, com dados sobre a vacinação e recomendações gerais para a época de gripe, a diretora geral da Saúde alerta para a estirpe da gripe, que pode ser mais perigosa em relação a outros anos.

Em declarações à TSF, Graça Freitas explica que “durante este inverno pode circular predominantemente um vírus chamado AH3 N2. E, habitualmente, este vírus dá mais casos de gripe e mais casos graves. É um vírus que sofre muitas mutações e, normalmente, quando circula temos épocas gripais mais difíceis”.

Desde o início da época de vacinação contra a gripe, a 1 de outubro, foram internados três doentes nos cuidados intensivos, mais dois do que no mesmo período do ano passado.

Os dados fazem parte do último boletim de vigilância epidemiológica, na semana de 13 a 19 de novembro, sendo que dois dos doentes foram internados em outubro e o terceiro já neste mês de novembro.

A diretora geral da Saúde revela que todos estes doentes faziam parte de grupos de risco. Daí, o apelo renovado à vacinação.

“Sendo a vacinação a primeira medida de prevenção contra a gripe, nós fazemos um apelo às pessoas, sobretudo dos grupos de risco (a partir dos 65 anos, com patologias crónicas, doenças respiratórias, doenças cardíacas, diabetes): devem vacinar-se”, apela.

Este ano, o SNS comprou um milhão e 400 mil vacinas contra a gripe, mais 200 mil do que no ano passado.

Os diabéticos e bombeiros passam também a estar incluídos nos grupos de risco que recebem a vacina.

Previous Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC
Next Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Artigos Relacionados

Politica

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Região

ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Numa sessão presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o Município de Góis distinguiu a ADIBER com a atribuição da Medalha de Mérito como reconhecimento do trabalho…

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Cultura

Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

“A Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar e que visa valorizar o espólio do Museu Municipal Dr.

Última Hora

ADI entregou vales de compras e prémios do concurso de Montras de Natal em Oliveira do Hospital

Depois de terminada mais uma época natalícia, acompanhada pela campanha proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Sociedade

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Sociedade

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Região

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Última Hora

Proteção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza de terrenos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta para que os cidadãos estejam atentos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé, fazem-se

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Região

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…