ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia
18 Julho, 2018 2379 Views

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…

… Sistemas e Tecnologias da Informação, e 192 vagas. Carlos Veiga, presidente da ESTGOH admitiu à Rádio Boa Nova que a escola está a passar por “um muito bom momento”.

A nova licenciatura junta-se aos cursos já existentes na ESTGOH: Administração e Marketing ; Contabilidade e Administração; Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território;Gestão de Bioindústrias; Gestão; Engenharia e Segurança do Trabalho e Engenharia Informática.

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em declarações à Rádio Nova, adiantou que o novo curso vem suprir uma lacuna existente na escola ao nível de informática, em especial no que respeita a sistemas produtivos e sistemas de gestão. “Tínhamos o departamento de informática só com uma licenciatura em engenharia informática e abrimos uma licenciatura mais virada para a programação e sistemas de gestão de informação”, afirmou.


Para o responsável, a abertura da nova licenciatura representa um “ganho enorme” para escola que parte para o concurso de acesso ao ensino superior com um total de 192 vagas a concurso, mais 60 do que no ano passado. Carlos Veiga destaca, em particular, as 30 novas vagas associadas à nova licenciatura e o aumento de 14 vagas em Gestão e 15 na licenciatura de Administração e Marketing.

Com mais uma licenciatura e mais vagas decorrente do despacho governamental que incentiva o estudo no interior do país, o presidente da ESTGOH entende que este “é um muito bom momento da escola” e que é o “culminar de um trabalho que envolve toda a equipa da escola” com novos desafios para o próximo ano. Para o responsável este deve ser também “um bom momento para a cidade”. Carlos Veiga considera que o caminho a seguir será o “da aproximação com as empresas” tendo em vista “projetos integrados” que permitam pôr os alunos a resolver problemas, o que faz com que, no fim, fiquem mais aptos para trabalhar e se fixem na região.


Numa altura em que a ESTGOH aposta na “consolidação da oferta formativa”, Carlos Veiga entende que a escola deve desenvolver o seu trabalho na resolução dos problemas do interior e zonas de montanha. “Creio que estamos a dar passos muito consistentes naquilo que a região, a cidade e o país esperam de nós”, afirmou.

Previous Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil
Next Estudante natural de Santa Comba Dão morto à facada no Porto

Artigos Relacionados

Última Hora

Resultados do desporto de fim-de-semana

Nos resultados de fim-de-semana, o destaque vai para o FCOH que segue em frente na Taça AFC, depois de eliminar no prolongamento o Condeixa por 3-2.

Última Hora

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Última Hora

Seia: Feira do Queijo Serra da Estrela com inscrições abertas

A Câmara Municipal de Seia realiza, na altura do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo. A 42ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de

Última Hora

Fim-de-semana da Páscoa atrai milhares de turistas ao Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal considera que este fim-de-semana de Páscoa vai ser “extremamente positivo para a atividade turística” na região centro do país.

Sociedade

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Cultura

13º Encontro de Tunas em Arganil

A Praça Simões Dias, em Arganil, vai ser palco do 13º Encontro de Tunas que vai ter lugar dia 4 de junho, pelas 21h30.

Informação

Dispositivo de Combate a Incêndios reforçado com 45 meios aéreos a partir de hoje

A partir desta sexta-feira, dia 15 de junho, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2018 conta com mais 9 meios aéreos, oito no Continente e um na

Informação

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Informação

Candidatura do Geopark Estrela entregue na UNESCO

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, entregou hoje a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação,…

Informação

Seia: Cancelada construção da barragem de Girabolhos

O Governo decidiu cancelar a construção da barragem de Girabolhos no concelho de Seia e do Alvito e suspender por três anos a barragem do Fridão e manter a construção

Nacional

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse