•  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

image_pdfimage_print

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que a Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado e o Município de Pampilhosa da Serra quiseram prestar.

Numa tarde, que reuniu amigos e familiares do conhecido professor Ramos Mendes, não faltaram palavras de apreço e gratidão para com este “ilustre sobral valadense”.

“A homenagem que hoje fazemos é merecida e de inteira justiça”, começou por dizer António Ramos, presidente da União Progressiva Sobral Valado, evidenciando a dedicação que o professor tinha ao “serviço da comunidade”. “Este memorial em sua homenagem tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que, em vida, foi uma personalidade distinta”, afirmou.

Na ocasião, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil que proporcionou o lançamento do livro “Contos e Poemas de Natal” do professor Ramos Mendes, relembrou os “elevados cargos” que o mesmo desempenhou devido à sua “elevada oratória e capacidade de comunicar”. “Para nós, o professor Ramos Mendes era um professor de elevado valor e fará sempre parte da nossa história”, disse.

Miguel Nuno Ramos, sobrinho e afilhado de Ramos Mendes, não ficou de fora da homenagem e dirigiu algumas palavras ao professor, com um texto intitulado “O Ser e o Ter”. “Ao longo dos seus quase 80 anos, foi um ser com quem nós gostávamos de estar e de privar., enquanto pessoa que nasceu para ser e não apenas para ter”, recordou.

“Hoje o sol brilha mais forte porque somos lembrados na nossa morte tanto quanto nos demos aos outros em vida e a prova está aqui”, começou por expressar Marta Mendes, filha do falecido professor. A destacar o seu papel no seio familiar, Marta Mendes referiu que o seu pai “soube sempre mostrar que a família é o maior porto seguro em todas e quaisquer adversidades”. “Obrigada marido, pai e avô por continuares a ser o nosso melhor amigo”, concluiu.

José Brito, presidente do Município de Pampilhosa da Serra, na sua intervenção fez questão de evidenciar que o professor Ramos Mendes “era de uma entrega total”. “Foi uma dádiva enorme”, disse, realçando o percurso que fez na política. “Fê-lo sempre em defesa do seu concelho. Agradeço-lhe muito por aquilo que ele fez enquanto presidente da Assembleia Municipal. Um homem de consensos, que interpretou, a cada momento, os interesses do concelho”, rematou.

Amigo de José Ramos Mendes, João Bilha prestou uma pequena homenagem com uma declamação. “Estamos todos nós num lugar nobre. Tão nobre como foi nobre o seu percurso. Não é só um poema mas é um hino de louvor e de gratidão ao que fizeste por todos nós”, declamou.

A placa de ferro com a figura do professor Ramos Mendes foi descerrada pelos netos Henrique e Duarte.

A homenagem contou com a participação da Filarmónica de Pampilhosa da Serra e com a Eucaristia na Igreja de Sobral Valado, celebrada pelo pároco Orlando Henriques.

Recorde-se que José Ramos Mendes foi também colaborador na Rádio Boa Nova.

Previous 10 detenções, 748 infrações e 89 acidentes na última semana no distrito de Coimbra
Next Quase 40 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Desporto

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)

Informação

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Região

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Natal e Ano Novo, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados

Região

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Sociedade

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Região

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Última Hora

Proteção Civil alerta para aumento do perigo de incêndio até final da semana

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou, ontem, para o “aumento do perigo de incêndio rural” até final da próxima semana, devido à continuação do tempo seco…

Informação

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Programas

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Informação

EPTOLIVA comemora 27º aniversário com cerimónia de entrega de prémios e diplomas

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemora, no próximo dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário. A Cerimónia de Comemoração do aniversário acontece a partir das 19h00, no Auditório